logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Ator: tudo sobre a profissão

Aquele que interpreta um personagem. Mercado de trabalho é bastante competitivo na área; salários variam muito conforme cidade de atuação e visibilidade do profissional
ator

Sobre a profissão

Um ator é o profissional que interpreta e representa uma ação dramática, com o objetivo de transmitir ao público um conjunto de ideias, ações e emoções. O ator utiliza recursos vocais, corporais e emocionais em sua atuação, muitas vezes, por meio de improvisações individuais ou coletivas, ou então previamente criados por um autor e ensaiados anteriormente. Além disso, o ator pode manipular bonecos ou interpretar a imagem ou a voz de outro ator. 

O dia a dia de um ator é preenchido por uma série de gravações e apresentações. Isso tudo só acontece por causa de uma preparação prévia, que ocorre com o estudo de suas falas e a compreensão dos personagens representados. Atualmente, o mercado de trabalho é bem competitivo e apresenta salários que variam de acordo com a cidade de atuação e a visibilidade do profissional. Um ponto importante para o desenvolvimento de uma boa carreira artística é o networking, que acaba sendo bastante necessário nessa área.

Um ator pode atuar interpretando papéis no teatro, cinema, telenovelas, radionovelas, séries de TV e em outras formas de entretenimento. Além disso, pode trabalhar em propagandas e peças publicitárias. Um ator pode interpretar os mais diferentes papéis em todos os gêneros teatrais, como Tragédia, Drama, Comédia, Musical, Dança

Além da interpretação, o ator pode dirigir e supervisionar uma peça, cuidar do roteiro e da produção artística, desenvolver críticas de artes, redigir peças, fazer dublagens e produzir e administrar uma apresentação. 

Por que ser um Ator?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Ator

    Como se tornar um Ator?

    Para ser um ator, não são exigidos pré-requisitos como diploma em curso superior. Contudo, concluir um curso ou treinamento específico ajuda o profissional a aprender e compreender técnicas de atuação essenciais para sua performance como ator. O profissional que deseja se destacar no mercado e adquirir conhecimentos técnicos e teóricos pode ingressar no curso superior de Artes Cênicas. Os graduados em Artes Cênicas podem seguir carreira de ator, diretor, cenógrafo ou crítico.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Artes Cênicas, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.