Informações

Ator

O ator utiliza recursos vocais, corporais e emocionais para transmitir um conjunto de ideias, ações e emoções ao público

O que faz um ator

Um ator é o profissional que interpreta e representa uma ação dramática, com o objetivo de transmitir ao público um conjunto de ideias, ações e emoções. O ator utiliza recursos vocais, corporais e emocionais em sua atuação, muitas vezes, por meio de improvisações individuais ou coletivas, ou então previamente criados por um autor e ensaiados anteriormente. Além disso, o ator pode manipular bonecos ou interpretar a imagem ou a voz de outro ator. 

Como se tornar um ator

Para ser um ator, não são exigidos pré-requisitos como diploma em curso superior. Contudo, concluir um curso ou treinamento específico ajuda o profissional a aprender e compreender técnicas de atuação essenciais para sua performance como ator. O profissional que deseja se destacar no mercado e adquirir conhecimentos técnicos e teóricos pode ingressar no curso superior de Artes Cênicas. Os graduados em Artes Cênicas podem seguir carreira de ator, diretor, cenógrafo ou crítico.

Áreas de atuação

Um ator pode atuar interpretando papéis no teatro, cinema, telenovelas, radionovelas, séries de TV e em outras formas de entretenimento. Além disso, pode trabalhar em propagandas e peças publicitárias. Um ator pode interpretar os mais diferentes papéis em todos os gêneros teatrais, como Tragédia, Drama, Comédia, Musical, Dança. 

Além da interpretação, o ator pode dirigir e supervisionar uma peça, cuidar do roteiro e da produção artística, desenvolver críticas de artes, redigir peças, fazer dublagens e produzir e administrar uma apresentação.