logo

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque seu curso

    Compare preços e escolha o curso que cabe no seu bolso


  2. Garanta sua bolsa

    Um super desconto que vale até o final do seu curso


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade


Designer: tudo sobre a profissão

Estética e funcionalidade guiam o trabalho de um designer

Mercado tem mostrado grande quantidade de vagas na área de Design de Produto com a chegada da era digital

designer

Sobre a profissão

O designer é o profissional responsável pela concepção de um produto. Ele compreende os conceitos artísticos e funcionais, projeta e idealiza um objeto utilitário com fins definidos.

É também o profissional que monta e ilustra peças de comunicação visual vistas em propagandas, comunicados, material interno e externo, fachadas, adesivagem e outros tipos de expressões visuais.

A criação de logotipos, marcas, embalagens, fontes para a escrita, animações (desenhos animados, por exemplo), revistas em quadrinhos, infográficos para jornais e revistas também são algumas possibilidades de atuação do designer.

Seu cotidiano normalmente envolve equipes multiprofissionais. Dependendo de sua área, o designer poderá trabalhar com jornalistas, engenheiros, editores, programadores, publicitários, profissionais de Marketing e Administração, entre outros.

O designer cria projetos gráficos, trabalha com comunicação visual e produz peças dos mais diversos tipos. Ele pode atuar na área gráfica (com a criação de logotipos e layouts de publicações, como jornais e revistas), na digital (com o desenvolvimento de sites, jogos, aplicativos e interfaces para smartphones e tablets) e no desenho industrial (no desenho de produtos como eletrodomésticos, roupas, móveis e equipamentos).

A área de atuação de um designer é muito ampla, por isso é importante se aprofundar e conhecer bastante o setor em que mais se deseja trabalhar.

Um designer pode trabalhar em uma agência de publicidade, em uma fábrica (de joias, carros, cadeiras, móveis, roupas, eletrodomésticos, games, embalagens), como artista, em animações e com web design.

A área do design também conta com muitos freelancers, profissionais que fazem trabalhos esporádicos e sob demanda específica para empresas diferentes, sem ter um vínculo empregatício.

Por que ser um Designer?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Designer

    Como se tornar um Designer?

    A profissão de designer ainda não é completamente regulamentada por lei, portanto não necessita de um curso superior específico para atuação. No mercado de trabalho, há profissionais de diferentes cursos de graduação na função de designer.

    Isso não quer dizer que o diploma não é valorizado. Os cursos de Design permitem uma aprendizagem ampla e aproximam os estudantes das oportunidades de trabalho, com a realização de estágios e outros projetos de integração com a sociedade.

    Os interessados na profissão devem observar as grades curriculares das faculdades e escolher a que mais se encaixa com os objetivos profissionais que desejam. Os cursos de bacharelado, geralmente, apresentam uma duração média de quatro anos, e os cursos tecnológicos têm pelo menos dois anos de duração.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.