O profissional da área de design de produtos está habilitado para projetar ou aprimorar projetos e suas funcionalidades.
Os seus conhecimentos podem abranger, por exemplo, a criação de embalagens, peças, móveis e prestação de serviços para indústrias ou comércios. Assim sendo, a atuação do designer de produtos está ligada aos projetos e o desenvolvimento de bens de consumo.
O designer possui ciência ao provimento de soluções e possibilidades sobre processo produtivo de objetos. Além disso, o profissional deve estar atento à praticidade, aplicabilidade, estética e ergonomia do objeto produzido durante o desempenho de suas funções.
O designer de produtos possui habilitação para conduzir a criação e aperfeiçoamento de produtos para setores como indústria e comércio. Além do projeto e das possibilidades inventivas, o profissional pode atuar no aperfeiçoamento de projetos que já estão em vigência. O designer de produtos pode trabalhar de forma independente e, portanto, prestar serviços para clientes ou empresas.
De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um designer de produtos é de R$ 4.185,00 por mês no Brasil. Além disso, o portal afirma que o salário médio nacional de um coordenador de design de produtos é de R$ 8.102,00 por mês no Brasil.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Conforme mencionado e, por estar ligado aos projetos de bens de consumo, o campo de atuação do designer de produtos é amplo. Indústrias, comércio e prestação de serviços são possibilidades para a área de atuação deste profissional. Além disso, o campo educacional do design de produtos apresenta possibilidades de atuação com atribuição de aulas e no campo da pesquisa de produtos ou materiais.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Você pode dar o seu primeiro passo em cursos superiores de design e, posteriormente, trilhar sua caminhada educacional em uma especialização na área de design de produtos. Além disso, há possibilidade de inserção primária em cursos específicos de design de produtos. As duas opções estão no Quero Bolsa, que disponibiliza bolsas de estudo de graduação e pós-graduação para o curso de design de produtos.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.