logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Designer de Games: tudo sobre a profissão

Responsável pela concepção, estruturação e coordenação de jogos eletrônicos.


Frequentemente ligado ao entretenimento, o Design de Games é uma área profissional em ascensão no país.

designer de games

Sobre a profissão

O Designer de Games está habilitado para criar, projetar e realizar a execução de jogos eletrônicos para diversos aparelhos, como smartphones, tablets ou computadores. O profissional é responsável pela composição do jogo, portanto, o Designer de Games abrange os desafios da pré-produção, a programação do projeto, a criação do roteiro e dos personagens, além dos testes de execução do jogo. Vale destacar que a área de Design de Games está bastante ligada ao ramo do entretenimento. Por outro lado, a atuação do Designer de Games pode ser importante para empresas de outros seguimentos que trabalham com conteúdo audiovisual ou necessitem de novos softwares.

Primeiramente, o profissional da área de Design de Games precisa compreender o público-alvo e as tendências do mercado que ele está inserido. Dentro do processo de produção, o Designer de Games tomará decisões com o objetivo de tornar o seu produto atraente e operante. O profissional poderá manusear a mecânica de jogo, a parte artística - o ambiente do projeto - e a redação. Além de jogos para console, um cenário em evidência é a produção de conteúdos e aplicativos para aparelhos eletrônicos.


De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio de um Designer de Games é de R$ 4.936,00.

O Designer de Games pode atuar em estúdios de games, empresas de tecnologia ou trabalhando de forma independente. Entretanto, vale destacar que o profissional pode conduzir a produção de jogos, aplicativos ou simuladores e, ciente dessas possibilidades, sua atuação pode adentrar outros setores. Por exemplo, a criação de projetos para o setor educacional e da saúde, visando a capacitação ou aprendizado dos usuários. Por fim, há possibilidade de atuação em empresas de publicidade, audiovisual, desenvolvimento de softwares e de sites para a internet. 


Com a existência de cursos de tecnologia e bacharelados, ser professor de Design de Games (ou Jogos Digitais) também se torna uma possibilidade profissional. A propósito, você sabe quais são as diferenças entre os cursos de Design de Games e Jogos Digitais? O Quero Bolsa tem as respostas neste link aqui.

Por que ser um Designer de Games?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Designer de Games

    Como se tornar um Designer de Games?

    Para se tornar um Designer de Games, você pode fazer um curso de Bacharelado, curso superior em tecnologia, especialização ou fazer um curso técnico na área. No Quero Bolsa, você encontra bolsas para Design de Games e para Jogos Digitais.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.