UI designer: tudo sobre a profissão

Responsável pela criação e desenvolvimento da interface do usuário (UI).

O profissional está habilitado para realizar melhorias na interface de plataformas visando a melhor utilização de um produto ou serviço pelo usuário.

ui designer

Sobre a profissão

UI designer, ou designer de interface do usuário, promove a criação e o desenvolvimento da interface explorada pelo usuário em um produto ou serviço. O profissional trabalha muito próximo (em alguns casos, concomitantemente) ao UX design (designer de experiência). Afinal, as duas áreas de atuação desempenham funções de detecção e compreensão da atividade do usuário. Tanto a necessidade da utilização e experiência de quem usa, cenário referente ao UX designer, ou de alterações e melhorias para fluidez do uso da interface, que diz respeito ao UI designer.

A atuação do UI designer adentra a criação de layouts e o cenário de interação do usuário em determinada plataforma. O profissional atuará com soluções que tenham como consequência o impacto na funcionalidade, estética e a usabilidade do produto ou serviço. Além do design, o designer de interface do usuário pode ter um conhecimento abrangente em outras áreas, por exemplo, tecnologia e comunicação.


Visando a eficiência, o UI designer pretende conectar a interface do dispositivo ao usuário. Desta forma, o profissional com noção de outras áreas temáticas pode atrelar novas possibilidades ao produto do usuário. Consequentemente, o designer pode proporcionar respostas positivas e diferenciadas na mencionada conexão entre a plataforma e o adepto ao produto/serviço. 


De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um UI Designer é de R$ 4.359,00 por mês no Brasil.

O UI designer pode atuar em empresas que trabalham ou necessitam de interfaces físicas ou digitais. Ou seja, a área de atuação do profissional pode abranger as próprias empresas no ramo do design ou a prestação de serviços para demais indústrias e outros setores comerciais. Com a vasta presença das empresas no mundo digital, o UI designer pode desempenhar funções para bancos, multinacionais, startups e outros tipos de empresas com vivência tecnológica. Outra opção de prestação de serviços é a consultoria para as empresas que administram interface ou aplicativos de interligação com o usuário.

Por que ser um UI designer?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    UI designer

    Como se tornar um UI designer?

    O Quero Bolsa disponibiliza ofertas para bolsas de estudo em UI Design e UX Design. Caso você queira uma área de estudo mais abrangente, Web Design ou Design Digital também são opções de bolsas de estudo no site do Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.