Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


UX designer: tudo sobre a profissão

Aquele que se dedica a otimizar a experiência de clientes. Esse profissional é essencial para garantir a satisfação dos clientes de serviços e produtos
ux designer

Sobre a profissão

O UX Design é derivado da frase inglesa “User Experience Design”, cujo significado é traduzido no português como “Design da Experiência do Usuário”. O UX Designer é o profissional que atua com o propósito de atrelar os conhecimentos da área do Design e buscar melhorias para a experiência do usuário. 


Este profissional deverá compreender o mercado e a empresa que está inserido. Esta compreensão será vital para ele observar possibilidades de melhorias e otimizações em plataformas digitais e para o relacionamento cliente-empresa como um todo.


Por falar em plataformas digitais, as melhorias do UX Designer podem abranger situações de navegação do usuário dentro de um site, minimizando o número de cliques que ele precisa realizar para concluir uma ação. Outro exemplo passível ao UX designer é trabalhar (e otimizar) o atendimento do cliente por algum tipo de central de ajuda da empresa.


O UX Designer deverá estar atento para critérios de funcionamento, como a Usabilidade, Arquitetura e Design da Informação e Gestão de Conteúdo. O profissional poderá colocar em prática o seu conhecimento de áreas específicas de Design e solucionar problemas e dores de determinado usuário. 


Por exemplo, utilizar os conceitos de Design de interação, Design da Informação e Design Ambiental nas demandas de aprimoramento da experiência do cliente.Possivelmente, o estudante de UX Designer terá acesso aos seguintes conteúdos durante a sua formação acadêmica.


  • Avaliação de Experiência e Usabilidade, 
  • Gamificação
  • Análise de Dados, 
  • Inteligência Estratégica
  • Métodos Ágeis de Projetos 
  • Arquitetura da Informação


Gostou? Confira as opções de bolsas de estudo para UX Design e Design de Produtos Digitais na Quero Bolsa.

O que é UX Design?

UX Design, ou Design de Experiência do Usuário, é o estudo que se concentra na criação de produtos e serviços centrados no usuário, com o objetivo de proporcionar uma experiência positiva e significativa durante a interação do cliente com um produto, sistema ou serviço digital.


Existem diversos exemplos de aplicações práticas do UX Design em diferentes áreas. Dentre elas, é possível destacar:


  • Aplicativos móveis
  • Websites
  • E-commerce
  • Sistemas de software
  • Serviços de streaming


Nas possibilidades mencionadas, o UX Design examina as expectativas dos usuários, por meio de pesquisas, testes e análises de dados. Com base nessas informações, os designers de UX trabalham na criação de soluções que otimizem a experiência do usuário, tornando-a mais intuitiva, eficiente e satisfatória.


Por meio da análise de dados, os profissionais contemplam uma persona UX, uma representação fictícia de um usuário típico, baseada em pesquisas reais sobre o público-alvo de um produto ou serviço.

Quais são as diferenças entre o UI Designer e o UX Designer?

O designer de UI e o designer de UX são dois profissionais que contribuem para o desenvolvimento de projetos de design digital. Ainda assim, ambos desempenham papéis distintos no processo de criação de produtos e serviços digitais.


O designer de UI concentra-se na aparência visual da interface do usuário. Ele é responsável por criar elementos gráficos, como ícones, botões, layouts e tipografia, que tornam a interface esteticamente agradável e atraente. Seu principal objetivo é garantir que a interface seja coerente, fácil de usar e reflita a identidade visual da marca ou do produto.


Por outro lado, o designer de UX se concentra na experiência do usuário como um todo. Ele se preocupa em entender as necessidades, desejos e comportamentos dos usuários e em projetar uma experiência que atenda a essas expectativas.

O UX Designer atua com a jornada do usuário e visualiza os pontos de contato entre plataforma e público. O profissional deverá cuidar dos itens que perpassam a experiência do cliente e são passíveis de atingir as percepções, emoções e comportamentos das pessoas que usufruem de determinado produto ou serviço.

O profissional terá conhecimento de temas, como:

Design Thinking: O design thinking é uma metodologia que envolve o processo de criação dos designers e pode ser útil para produtos, serviços, processos de implementação de tecnologia e outros cenários. Baseado nos fatores da empatia, colaboração e experimentação, o design thinking pode ser implementado em empresas de diversos segmentos para resolver problemas. 

Design de interfaces: Para objetos físicos ou digitais, a proposta do Design de Interfaces é atuar nas etapas de planejamento, desenvolvimento e aplicação de uma solução com o objetivo de facilitar a experiência do usuário e estimular sua interação. O profissional otimiza a interação do usuário com o produto, através de conhecimentos técnicos e de estética: usabilidade, tanto para itens físicos quanto digitais, é um dos itens observados neste cenário. 


Gamificação: A proposta da Gamificação é utilizar componentes/conceitos presentes em jogos para motivar ações e comportamentos, promover a aprendizagem e apresentar uma experiência diferenciada ao usuário. A pessoa poderá desfrutar de ações de aquisição de recursos dentro da jornada do cliente, ter respostas (feedbacks) e conquistar recompensas para criar continuar com o processo de fidelização da pessoa com o produto/serviço. 

O UX Design terá uma rotina de pesquisas para a elaboração das suas ações, poderá ter o processo analítico de dados como parte do cotidiano profissional e realizar entrevistas/contatos com pessoas que usufruem do seu produto/serviço para mapear a jornada do cliente e/ou a proposta de valor do produto. 


Além disso, as ideias e as possibilidades de alteração e melhoria podem/devem ser compartilhadas para outros times dentro de uma empresa. O UX Designer poderá trabalhar em conjunto com outros times, Marketing, Vendas e Produto, por exemplo, para notificar alterações, saber o impacto das melhorias de outros times e buscar alinhamentos para explorar pontos de melhorias em outros departamentos da empresa. 

O profissional em UX Designer pode trabalhar com conjunto com UI Designer ou nas duas funções e, portanto, tendo conhecimento de diversas ações e possibilidades referentes a experiência do usuário para um determinado produto. Confira abaixo mais informações sobre o profissional e a relação com UI Designer.

Veja também: As avaliações dos cursos de Design no Guia da Faculdade - Quero Educação. O Guia da Faculdade é uma avaliação realizada anualmente dos cursos superiores de graduação. Veja quantos cursos receberam a avaliação máxima (5 estrelas), as opções por modalidade e tipo de instituição de ensino (pública ou privada). 

O que é o UI Designer? 

User Interface, também chamada de UI, possui significado sobre o que é utilizado para que alguém interaja com um produto. O profissional (UI Designer) constrói interfaces para produtos como computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos e o designer deve propor interfaces de fácil compreensão, atrativas e que respondam às necessidades do usuário dentro da necessidade que deve ser cumprida. 

O profissional de UX Designer e de UI Designer atua em concomitância para beneficiar e otimizar a jornada do cliente. De um lado está o UI Designer, que busca interfaces acessíveis e elementos de interação do público. Por outro lado, o UX acompanha toda a jornada do usuário e como ele usufrui de todo o produto. 

Vale destacar que UI e UX são complementares e podem atuar em parceria dentro das análises e estudos de experiência do usuário. 

Áreas de atuação do UX Designer

UX Researcher: Profissional responsável por identificar os comportamentos dos usuários, extrair o maior número de informações para, consequentemente, proporcionar experiências mais assertivas durante a jornada do usuário. O UX Researcher realiza o mapeamento/planejamento para obter um número maior de pessoas utilizando o produto deste profissional. 

UX Developer: Profissional com atuação na otimização das interfaces de sites e páginas para melhor experiência do cliente. O UX Developer trabalhará para deixar as páginas mais atraentes e intuitivas para a navegação dos usuários. Este profissional poderá atrelar seus conhecimentos de Design com os mecanismos de linguagem de programação e, assim, obter as melhorias necessárias para a experiência do usuário. 

UX Writer: responsável por garantir a comunicação da marca, discorrendo sobre o que o produto quer fornecer de benefícios e diferenciais ao cliente e como o cliente poderá usufruir com isso. O UX Writer propõe uma escrita persuasiva, rica em detalhes e pontos de destaque do produto/serviço. O UX Writer tem atuação próxima com redação publicitária e induz o usuário a tomar determinada ação em sua interface.

O UX designer atua, geralmente, em equipes de produto, tecnologia e inovação. Este profissional poderá atuar em empresas do mercado financeiro, empresas de tecnologia da informação, empresas do setor educacional e startups. Confira outras opções de empresas que também contam com o serviço de UX Designer:


  • Empresas de setor hoteleiro e de hospedagens,
  • Redes sociais e plataformas de interação
  • Plataformas digitais de compra e venda
  • Aplicativos de transporte de passageiros


É muito comum atrelarmos o UX às plataformas e interfaces para a usabilidade do cliente, assim como em situações de aparelhos eletrônicos como smartphones, tablets e computadores. Mas a atuação do UX poderá ser mais abrangente e envolver outros cenários de produtos e serviços. 


Afinal, as decisões das empresas estão cada vez mais colocando o protagonismo do usuário nas decisões de design e usabilidade das plataformas. Inclusive, o conceito de Design Centrado no Usuário (UCD) está intimamente ligado ao cenário. 


E o porquê de criar experiências que sejam mais eficientes e proporcionem satisfação ao cliente/usuário? Consequentemente, o tempo de permanência dentro da jornada e os feedbacks positivos sobre usabilidade são possíveis retornos para as ações do profissional. Além disso, se pensarmos em outras ações empresariais, a avaliação positiva da experiência poderá acarretar na fidelidade do usuário ou em futuras vendas ou conversão dos produtos da empresa.


Veja também: Os Modelos de Currículos gratuitos da Quero Bolsa. Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você! Confira aqui na QB!

Quanto ganha o UX designer?

De acordo com os dados da plataforma Glassdoor, o salário do UX designer é de, em média, R$ 5.350,00. Os valores variam de acordo com o setor e as atividades do profissional.

Por que ser um UX designer?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um UX designer?

    Não é necessário a formação em um curso superior específico para atuar como UX Designer. Por outro lado, os profissionais com graduação e pós-graduação nas áreas de Design e Tecnologia podem ser considerados diferenciados aos olhos do mercado de trabalho. 


    É comum que a pessoa interessada nesta área busque cursos de Design, Design Gráfico, Tecnologia da Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas para buscar conhecimento ou especializar-se em áreas correlatas ao UX Design


    A pós-graduação em UX Design apresenta os conhecimentos e habilidades necessárias para projetar experiências de usuário excepcionais. Os estudantes aprendem técnicas de pesquisa, prototipagem, testes e análise de dados para criar soluções centradas no usuário. Além disso, exploram conceitos de design visual, interação e acessibilidade. 


    Além disso, é comum que o/a estudante que esteja interessado na área busque cursos livres para obter o conhecimento de forma mais dinâmica, realizar vários cursos como forma de maior compreensão e busque a admissão no mercado de trabalho após o ensino profissionalizante ou livre.


    É recomendado que o profissional também tenha algumas habilidades, que não estão relacionadas ao cenário acadêmico, mas que podem figurar no cotidiano da profissão. O UX Designer deve 


    • Raciocínio analítico (para levantamento de dados)
    • Ser comunicativo (apresentações de relatórios e métricas)
    • Ter conhecimento em outras áreas de atuação (linguagem de programação e redação publicitária, por exemplo)
    • Saber outro idioma (possibilitar trabalhos com pessoas de fora do exterior)


    Se você ficou com alguma dúvida sobre a profissão de UX Designer ou o curso de UX Design, faça seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento e você pode tirar suas dúvidas ou ajudar outros integrantes da comunidade.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.