Sobre o curso de Sistemas de Informação
Sistemas de Informação é a ciência que estuda como coletar, armazenar, processar, analisar e distribuir informações por meio de tecnologias, incluindo hardware, software e rede. Desse modo, as organizações adquirem maior eficiência nos processos, tomando decisões informadas.
O curso de Sistemas de Informação é um curso voltado para a área de tecnologia da informação, que tem como objetivo formar profissionais capacitados para apoiar as organizações na gestão de informações e na criação de soluções informáticas.
Durante o curso, os alunos aprendem sobre os princípios básicos da computação, bem como sobre as tecnologias de informação modernas, como redes, sistemas de armazenamento de dados, linguagens de programação, segurança da informação e projetos de software.
Além disso, os alunos adquirem habilidades analíticas, de comunicação e de liderança que são essenciais para atuar na área de TI. O curso de Sistemas de Informação fornece aos alunos os conhecimentos e habilidades necessários para atuar como desenvolvedores de software, administradores de sistemas, analistas de negócios, engenheiros de segurança de rede e especialistas em telecomunicações.
Esses profissionais são fundamentais para as empresas que dependem de sistemas informatizados para otimizar seus processos e oferecer serviços de qualidade.
Os sistemas de informação são amplamente utilizados no cotidiano. É possível citar, como exemplos:
- Sistema de reservas de passagens aéreas: Quando você reserva um voo online, está interagindo com um sistema de informação que permite escolher datas, horários e assentos disponíveis, além de processar o pagamento.
- Sistema bancário online: Ao verificar seu saldo bancário, transferir dinheiro entre contas ou pagar contas pela internet, você está usando um sistema de informação bancária.
- Redes sociais: Plataformas como o Facebook, Twitter e Instagram são sistemas de informação que permitem compartilhar fotos, mensagens e atualizações com amigos e seguidores.
- GPS de navegação: O uso de aplicativos de GPS em smartphones é um exemplo de sistema de informação que fornece orientações de navegação em tempo real com base em dados de localização.
- Aplicativos de delivery de comida: Ao fazer um pedido de comida por meio de um aplicativo como Uber Eats ou DoorDash, você está interagindo com um sistema de informação que gerencia pedidos, entregas e pagamentos.
- Sistema de reservas de hotel: Quando você reserva um quarto de hotel online, está usando um sistema de informação que permite escolher datas de estadia, tipo de quarto e realizar o pagamento.
- Sistema de gerenciamento de e-mail: Usar um cliente de e-mail como o Gmail ou o Outlook é um exemplo de sistema de informação que organiza, envia e recebe mensagens.
- Sistema de rastreamento de encomendas: Ao acompanhar a entrega de um pacote online, você está acessando um sistema de informação que fornece atualizações sobre o status da remessa.
Veja também: Se você tem interesse de cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pode encontrar bolsas de estudos que deixam as mensalidades mais baratas. Uma das boas opções de graduação nesta área com bolsas de estudo é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UFBRA.
Como é a faculdade de Sistemas de Informação?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Sistemas de Informação deve contemplar conteúdos básicos e tecnológicos referentes à área geral da Computação, bem como conteúdos específicos.
Os cursos nessa área podem ter ênfases diferentes, como internet, banco de dados, negócios e gestão ou até mesmo comunicação e gestão. Por isso, é recomendável verificar a grade da instituição de ensino onde o aluno pretende estudar.
A duração média do bacharelado em Sistemas de Informação é de 4 anos. É obrigatório apresentar um projeto de conclusão de curso e cumprir um mínimo de 300 horas de estágio. O curso também pode ser encontrado em nível tecnólogo, contando, nesse caso, com duração média de 2 anos.
Em grau de bacharelado, o estudante desenvolverá um estudo teórico e prático que abranja os principais conceitos do setor. Já em nível tecnólogo, o aluno contará com uma formação de ênfase prática, o que reflete na carga horária reduzida.
Para a realização do curso, o estudante pode optar pelo modelos presencial ou a distância. Cada modalidade possui sua especificidade que impacta na metodologia da formação. Enquanto no ensino presencial o estudante tem contato direto com a infraestrutura da instituição de ensino, no EaD o aluno desenvolve suas atividades acompanha as aulas de forma 100% on-line.
Qual a grade curricular de Sistemas de Informação?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Sistemas de Informação em uma de nossas faculdades parceiras:
-
Algoritmos e Estruturas de Dados
-
Algoritmos e Técnicas de Programação
-
Algoritmos em Grafos
O que se aprende na faculdade de Sistemas de Informação?
No curso de Sistemas de Informação, os alunos aprendem a desenvolver, gerenciar, monitorar e manter sistemas de informação nas organizações.
A disciplina abrange uma ampla gama de assuntos, incluindo análise de sistemas, desenvolvimento de software, segurança da informação, banco de dados, redes de computadores, engenharia de software e sistemas de informação empresariais.
Além disso, os alunos também têm a oportunidade de explorar a lógica e a programação, bem como tópicos avançados, como inteligência artificial, mineração de dados e aprendizado de máquina.
Outros tópicos podem incluir gerenciamento de projetos, modelagem de dados, programação de computadores, sistemas operacionais, segurança da informação, modelos de dados e tecnologias de informação.
Os alunos também aprendem sobre como aplicar as tecnologias de informação para melhorar a produtividade e o desempenho das empresas.
Aprendem como construir sistemas robustos e escaláveis que atendam às necessidades empresariais e aos objetivos estratégicos. Além disso, aprendem como desenvolver e implementar processos de negócios eficazes, bem como como gerenciar e monitorar os sistemas.
A grade curricular do curso de Sistemas de Informação abrange conteúdos gerais da computação e disciplinas específicas da área.
Os conteúdos da área geral da Computação podem incluir:
- Sistemas operacionais;
- Compiladores;
- Engenharia de software;
- Interação humano-computador;
- Redes de computadores;
- Inteligência artificial e computacional;
- Processamento de imagens;
- Computação gráfica;
- Banco de dados;
- Multimídia;
- Sistemas embarcados;
- Processamento de dados
- Robótica;
- Realidade virtual;
- Matemática (cálculo, álgebra, equações diferenciais, geometria analítica, matemática aplicada, teoria dos grafos, análise combinatória)
- Probabilidade e estatística;
- Teoria da computação;
- Lógica;
- Algoritmos e complexidade;
- Linguagens formais e autômatos;
- Fundamentos de linguagens (sintaxe, semântica e modelos);
- Programação;
- Arquitetura e organização de computadores;
- Ética e legislação;
- Empreendedorismo;
- Computação e sociedade;
- Filosofia;
- Fundamentos de Administração;
- Fundamentos de Economia.
Os conteúdos específicos de Sistemas de Informação podem incluir:
- Fundamentos de sistemas de informação;
- Gestão de sistemas de informação;
- Gerenciamento de dados e informação;
- Gestão do conhecimento;
- Planejamento, auditoria, alinhamento estratégico, segurança e risco, qualidade, gerência de projetos e gestão de processos de negócio de sistemas de informação;
- Gestão de tecnologia da informação;
- Infraestrutura de tecnologia da informação;
- Inovação e novas tecnologias aplicadas a sistemas de informação das organizações;
- Empreendedorismo na área de sistemas de informação;
- Arquitetura da informação e da tecnologia da informação; arquitetura empresarial;
- Teoria geral de sistemas;
- Pesquisa operacional, modelagem de sistemas;
- Simulação de sistemas de informação;
- Psicologia aplicada a sistemas de informação;
- Administração e negócios.
Por meio da formação, os estudantes compreendem as diferentes aplicações dos sistemas de informação. Existem tipos específicos, cada um com uma finalidade direcionada. Entre os tipos de sistemas da informação, existem:
- Sistemas de Informação Transacionais (SIT): Esses sistemas são usados para registrar transações diárias de uma organização. Eles são altamente automatizados e focados em coletar, armazenar e processar dados em tempo real.
- Sistemas de Informação de Apoio à Decisão (SIAD): Esses sistemas ajudam os tomadores de decisão a analisar informações e dados para tomar decisões mais informadas. Eles fornecem ferramentas para consultas, relatórios e modelagem de dados.
- Sistemas de Informação de Gestão (SIG): Esses sistemas são projetados para ajudar os gerentes de nível médio a monitorar e controlar as operações da organização. Eles fornecem relatórios e informações resumidas sobre o desempenho da empresa.
- Sistemas de Informação Estratégica (SIE): Esses sistemas são usados pelos executivos de nível superior para tomar decisões estratégicas de longo prazo. Eles fornecem informações que ajudam a definir a direção da organização.
- Sistemas de Informação de Recursos Humanos (SIRH): São sistemas projetados para gerenciar informações relacionadas aos recursos humanos de uma organização, como contratação, treinamento, avaliação de desempenho e folha de pagamento.
- Sistemas de Informação Geográfica (SIG): Esses sistemas são usados para coletar, armazenar, analisar e visualizar dados geográficos, como mapas e informações espaciais. Eles são amplamente usados em cartografia, planejamento urbano, meio ambiente e logística.
- Sistemas de Informação de Saúde (SIS): São sistemas projetados para gerenciar informações relacionadas à saúde, incluindo registros médicos eletrônicos, agendamento de consultas, faturamento e análise de dados de saúde.
- Sistemas de Informação de Produção (SIP): Esses sistemas são utilizados para gerenciar processos de produção e fabricação em organizações industriais. Eles ajudam a controlar a produção, estoque e qualidade dos produtos.
- Sistemas de Informação de Marketing (SIM): São sistemas que auxiliam as equipes de marketing a coletar e analisar dados relacionados a clientes, concorrentes e mercado para tomar decisões de marketing mais eficazes.
- Sistemas de Informação de Comércio Eletrônico (SICE): São sistemas projetados para apoiar transações comerciais realizadas eletronicamente, como vendas online, pagamentos eletrônicos e gerenciamento de estoque online.
Quanto custa uma faculdade de Sistemas de Informação?
Veja descontos de até 89% em ofertas para o curso de Sistemas de Informação. As mensalidades com bolsas de estudo variam entre R$33,37 e R$1.371,75, em instituições parceiras na Quero Bolsa.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Procure o curso de Sistemas de Informação ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Sistemas de Informação
O que faz o profissional de Sistemas de Informação?
O profissional de Sistemas de Informação desenvolve sistemas e aplicações, determinando a interface gráfica, os critérios ideais para navegação, a montagem da estrutura de banco de dados e a codificação dos programas.
Ele projeta, implanta e realiza manutenção de sistemas e aplicações. Além disso, também seleciona recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento.
Veja também: Confira o que faz um diretor de tecnologia da informação no Guia de Profissões da Quero Bolsa.
Onde o profissional de Sistemas de Informação pode trabalhar?
Quem conclui o curso de sistemas de informação, é conhecido como profissional de SI (sistemas de informação. O profissional de Sistemas de Informação trabalha com a implementação, administração, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação. Ele tem como principal atribuição planejar, desenvolver e aplicar métodos e técnicas de informática que ajudam as empresas a alcançar seus objetivos.
Esses profissionais são fundamentais para a modernização de sistemas e processos de negócios, pois eles têm a capacidade de entender as necessidades dos clientes e desenvolver soluções que atendam a essas necessidades.
Além disso, eles podem identificar problemas de computação, criar sistemas de segurança e analisar dados para melhorar a performance dos sistemas.
Existem muitas áreas de atuação onde os profissionais de Sistemas de Informação podem trabalhar, como bancos, empresas de seguros, empresas de telecomunicações, empresas de e-commerce, empresas de desenvolvimento de software, empresas de consultoria, empresas de tecnologia da informação e empresas de serviços na área de saúde.
Eles também podem trabalhar em empresas de educação, setor público, empresas de produção ou empresas de serviços em geral. Além disso, esses profissionais também podem se tornar consultores independentes, trabalhando como freelancers para várias empresas.
Entre as áreas de atuação que mais demandam profissionais de sistemas de informação, é possível citar:
- Desenvolvimento de Software;
- Análise de sistemas;
- Administração de banco de dados;
- Gerenciamento de projetos de TI;
- Consultoria em TI;
- Segurança da informação;
- Business Intelligence e análise de dados;
- Gestão de tecnologia da informação;
- Desenvolvimento web e mobile;
- E-commerce;
- Ensino e pesquisa;
- Saúde eletrônica;
- Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos;
- Setor financeiro;
- Entretenimento e jogos.
Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Sistemas de Informação ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.
Quanto ganha um profissional de Sistemas de Informação?
O salário médio de um Programador de sistemas de informação no Brasil é de R$ 4.000,57 . Os estados onde a profissão de Programador de sistemas de informação têm os melhores salários são .
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui
Como ingressar na profissão de Sistemas de Informação
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Sistemas de Informação?
Para poder atuar profissionalmente, é necessário apenas o diploma em um curso reconhecido pelo MEC, já que não é obrigatória a inscrição em nenhum órgão ou conselho da categoria.
Hoje, as empresas buscam por profissionais que tenham conhecimentos técnicos e que possam desenvolver e implementar sistemas computacionais. É indispensável que o profissional de Sistemas de Informação possua conhecimento em programação, banco de dados, redes de computadores, [segurança da informação]https://querobolsa.com.br/cursos-e-faculdades/seguranca-da-informacao) e outros assuntos ligados à área de TI.
Além dos conhecimentos técnicos, também é importante que o profissional tenha habilidades comportamentais, como boa comunicação, trabalho em equipe, habilidade em lidar com mudanças, boa capacidade de planejamento e tomada de decisão. Essas habilidades são fundamentais para que o profissional possa se destacar no mercado e conseguir bons resultados.
Outra característica importante, é a capacidade de compreender e atender às necessidades do cliente. O profissional de Sistemas de Informação precisa ter habilidade para entender o que o cliente procura, para que ele possa desenvolver um sistema que atenda às suas expectativas.
Para concluir, é importante que os profissionais de Sistemas de Informação busquem constantemente aprimorar seus conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais para conseguirem se destacar no mercado de trabalho.
Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 370 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: cientista da computação, analista de sistemas, desenvolvedor e outras profissões.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Sistemas de Informação?
As principais características do profissional de Sistemas de Informação, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Sistemas de Informação
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Sistemas de Informação foram: