O que é Banco de Dados?
Última atualização: 10/12/2024
Banco de Dados é o sistema computacional que armazena informações de diferentes fontes. Ele é utilizado por empresas para depositar dados provenientes de operações e pode ser consultado para a tomada de decisões estratégicas.
O curso de Banco de Dados forma profissionais preparados para desenvolver, administrar e otimizar sistemas de armazenamento. Ele aborda tópicos sobre modelagem de dados, linguagens de consulta como SQL, administração de servidores, análise de desempenho e segurança da informação.
Durante o programa, os estudantes aprendem a projetar bancos relacionais e não relacionais, aplicar estratégias de backup e recuperação e integrar sistemas utilizando ferramentas modernas. O aprendizado teórico é complementado por práticas laboratoriais e atividades de simulação que conectam os futuros profissionais às demandas do setor.
Além disso, a formação aborda as melhores práticas de design de banco de dados, focando na otimização de desempenho, integridade dos dados e segurança.
Após completarem o percurso, os egressos encontram oportunidades em empresas de tecnologia da informação, telecomunicações, saúde, finanças e comércio eletrônico. Eles podem atuar como administradores de banco de dados, desenvolvedores, analistas de dados ou consultores.
Como é o curso de Banco de Dados?
O curso de Banco de Dados é uma formação superior de tecnologia, com duração média de dois anos e meio e carga horária mínima de 2.000 horas, conforme estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Seu objetivo é preparar especialistas aptos a projetar, implementar e gerenciar sistemas de armazenamento e análise de dados em organizações.
A formação pode ser percorrida em modalidades presencial e EaD, com estágio supervisionado obrigatório e atividades práticas realizadas presencialmente. O conteúdo previsto abrange disciplinas técnicas e estratégicas, como modelagem de dados, administração de bancos de dados, linguagens de consulta (como SQL), segurança da informação e análise de desempenho.
Além disso, tópicos modernos, como big data, inteligência artificial, machine learning e soluções analíticas, integram a grade curricular. Por meio dos conteúdos propostos, os estudantes aprendem a utilizar softwares especializados em bancos de dados, simular operações em laboratórios de informática e desenvolver projetos.
Ao final do curso, o tecnólogo em Banco de Dados está pronto para dar início à sua trajetória profissional, ocupando funções como administrador de banco de dados, analista de dados e arquiteto de dados. Os egressos também podem dar continuidade aos estudos por meio de uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, ampliando o leque de oportunidades acadêmicas.
O curso de Banco de Dados também pode ser ofertado em nível de pós-graduação, destinado a profissionais da área de TI que buscam aprofundar seus conhecimentos sobre o armazenamento, gestão e manipulação de informações em sistemas digitais.
Se você deseja descobrir se o curso de Banco de Dados é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Banco de Dados?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Banco de Dados em uma de nossas faculdades parceiras:
-
Administração de Banco de Dados
-
Administração e Segurança de Redes
-
Análise e Modelagem de Banco de Dados
O que se aprende na faculdade de Banco de Dados?
No curso de Banco de Dados, os estudantes aprendem a implementar e gerenciar sistemas de dados, com foco em desempenho, segurança e análise. O aprendizado é progressivo, iniciando com disciplinas que estimulam a compreensão dos fundamentos da área, como modelagem de dados, lógica de programação, estrutura de dados e fundamentos de sistemas de informação.
Conforme progridem academicamente, os alunos partem para módulos técnicos, como administração de bancos de dados, linguagens de consulta (SQL), programação de scripts para automação de tarefas e sistemas de banco de dados distribuídos. Além disso, aprendem sobre otimização de desempenho e backup e recuperação de dados.
A segurança da informação também é enfatizada, abordando técnicas para proteger os bancos de dados contra acessos não autorizados, fraudes e outros riscos. O módulo é reforçado por políticas de segurança, criptografia e auditorias de sistemas, preparando os futuros profissionais para proteger informações sensíveis.
Outras disciplinas que podem figurar durante a formação incluem: big data, inteligência artificial e machine learning, que ensinam sobre o uso de ferramentas para análise e extração de padrões e insights a partir de grandes volumes de dados. Também são abordadas tecnologias de business intelligence e data analytics, que auxiliam na construção de soluções preditivas e estratégicas para a tomada de decisões.
Além dos conteúdos teóricos, os alunos desenvolvem atividades práticas em laboratórios, aplicando ferramentas específicas de bancos de dados, e projetos integradores que simulam desafios reais.
Quanto custa uma faculdade de Banco de Dados?
O valor do curso de Banco de Dados pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 75,48 entre as instituições parceiras da Quero Bolsa.
Procure o curso de Banco de Dados ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Banco de Dados
O que faz o profissional de Banco de Dados?
O profissional de Banco de Dados é responsável por projetar, implementar, gerenciar e manter sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD) que armazenam e organizam grandes volumes de dados.
Suas atividades incluem a criação e otimização de estruturas de dados, como tabelas, índices e consultas, para garantir a eficiência e a rapidez no acesso às informações.
Ele também é encarregado de administrar os dados, monitorando o desempenho, realizando backups e restaurações, gerenciando permissões de acesso e garantindo a segurança dos dados contra falhas ou acessos não autorizados.
Além disso, o profissional de banco de dados colabora com desenvolvedores de software, analistas de sistemas e outros profissionais de TI para integrar bancos de dados com aplicativos e sistemas.
Onde o profissional de Banco de Dados pode trabalhar?
O profissional formado em Banco de Dados pode atuar em empresas de todos setores que mantém estruturas de dados. Isso inclui empresas de tecnologia e startups, onde esses especialistas desenvolvem e administram sistemas que sustentam operações digitais, como plataformas de e-commerce, serviços de streaming e aplicativos financeiros.
Além disso, indústrias de diversos segmentos, como automotiva, farmacêutica e logística, dependem do trabalho desses tecnólogos para implementar soluções que otimizem processos de produção e gestão.
Organizações governamentais também são campos de atuação comuns, especialmente em áreas como planejamento estratégico e administração pública, em que bancos de dados são necessários para armazenar e processar informações.
Institutos de pesquisa e universidades também oferecem oportunidades, enquanto o setor de saúde se beneficia do trabalho desses profissionais no gerenciamento de registros médicos eletrônicos e sistemas de telemedicina.
O mercado financeiro é outro setor que frequentemente contrata tecnólogos em banco de dados, seja para implementar sistemas de segurança em transações, seja para desenvolver modelos preditivos que auxiliem na análise de investimentos.
Quanto ganha um profissional de Banco de Dados?
O salário médio de um DBA (Administrador de Banco de Dados) no Brasil é de R$ 7.724,55 . Os estados onde a profissão de DBA (Administrador de Banco de Dados) têm os melhores salários são ES, DF e SP.
Como ingressar na profissão de Banco de Dados?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Banco de Dados?
Para atuar na área de Banco de Dados, é necessário concluir o percurso acadêmico em Banco de Dados ou campos relacionados, aprendendo sobre modelagem, linguagens de consulta (como SQL), sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBDs) e segurança da informação.
Além disso, o candidato deve dominar ferramentas e tecnologias, como sistemas de bancos de dados relacionais (MySQL, PostgreSQL, Oracle) e não relacionais (MongoDB, Cassandra), além de habilidades em programação para integração e manipulação de dados.
Complementarmente, conhecimentos em áreas como big data, machine learning e business intelligence ampliam as possibilidades de atuação e aumentam a competitividade no mercado.
Por fim, a atualização constante é imprescindível, já que a área de tecnologia evolui rapidamente. Participar de cursos de especialização, workshops e obter certificações reconhecidas é um diferencial que contribui para a empregabilidade e desenvolvimento na carreira.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Banco de Dados?
As principais características do profissional de Banco de Dados, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Banco de Dados
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Banco de Dados foram: