Sobre o curso de Banco de Dados
O curso de Banco de Dados é oferecido como tecnológico, na área de Informação e Comunicação. Forma profissionais habilitados a trabalhar com programas que analisam grandes fluxos de dados.
Além de projetar, implementar e gerenciar sistemas de banco de dados, o profissional desenvolve métodos para o uso de informações no apoio à tomada de decisões gerenciais.
Ao final do curso, o aluno poderá desenvolver e administrar grandes bancos de dados e utilizar programas de análise. Também poderá criar projetos físicos e lógicos para a estruturação das informações da empresa.
Faz parte da rotina de trabalho do profissional de Banco de Dados organizar as informações da empresa, garantir a segurança, definir as permissões de acesso ao banco de dados e desenvolver códigos para o sistema.
No mercado de trabalho, o tecnólogo pode atuar em grandes e médias empresas que lidam com um alto volume de informações, como bancos, mercados e empresas em geral (indústria, comércio e serviços).
É comum a presença deste profissional em empresas de assistência técnica e consultorias, empresas de tecnologia, ONGs, órgãos públicos e institutos de ensino e centros de pesquisa. A atuação na área é comum como consultor, administrador, analista ou gerente de banco de dados.
Como é a faculdade de Banco de Dados?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Banco de Dados segue as normas gerais dos cursos Tecnológicos e está dentro do eixo de Informação e Comunicação, com carga horária mínima de 2.000 horas.
As disciplinas mais comuns do curso são:
Administração de Banco de Dados;
Administração e Segurança de Redes;
Análise e Modelagem de Banco de Dados;
Comunicação Aplicada;
Data Wharehousing e Data Mining;
Desenvolvimento Sustentável;
Economia e Mercado;
Empreendedorismo;
Estatística;
Ética e Legislação Profissional;
Ferramentas de Gestão do Desempenho;
Fundamentos de Sistemas Operacionais;
Fundamentos e Estrutura de Banco de Dados;
Gestão da Qualidade;
Gestão de Projetos;
Gestão Estratégica de Recursos Humanos;
Linguagem de Programação para Banco de Dados;
Lógica;
Otimização e Performance de Banco de Dados Relacionais;
Princípios de Sistemas de Informação;
Redes TCP/IP;
Sistemas de Integridade e Segurança de Dados;
Tendências em Sistemas de Suporte e Decisão.
Qual a grade curricular de Banco de Dados?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Banco de Dados em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Banco de Dados?
O curso superior de tecnólogo em Banco de Dados é oferecido e nas modalidades presencial e a distância. A duração média é de dois anos, podendo ter um semestre a mais em algumas faculdades.
O currículo desta formação é semelhante ao de outras graduações na área de Tecnologia da Informação, como Análise de Sistemas, Desenvolvimento de Software e Sistemas da Informação. A diferença é que o tecnólogo em Banco de Dados desenvolve aptidões mais específicas para implantação e gerenciamento de sistemas de bases de dados.
Quanto custa uma faculdade de Banco de Dados?
O valor do curso de Banco de Dados pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 89,00 entre as instituições parceiras da Quero Bolsa.
Procure o curso de Banco de Dados ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Banco de Dados
O que faz o profissional de Banco de Dados?
O tecnólogo em Banco de Dados administra ambientes computacionais, implantando e documentando rotinas e projetos. Ele também controla os níveis de serviço de sistemas operacionais, banco de dados e redes.
Este profissional fornece suporte técnico no uso de equipamentos e programas computacionais e no apoio a usuários.
Além disso, configura e instala recursos e sistemas computacionais e controla a segurança do ambiente computacional.
Nota de corte para Banco de Dados
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Banco de Dados foram: