Envie mensagem ou ligue
Informações

Analista de sistemas

Desenvolver e gerenciar soluções na área de TI são as funções do analista de sistemas 

O que faz um analista de sistemas

O analista de sistemas atua na área de Tecnologia da Informação (TI) desenvolvendo soluções específicas em sistemas informatizados para empresas. Ele analisa, documenta, projeta, implementa, testa e gerencia os sistemas de informações necessários para os negócios de seus clientes ou empregadores.

Seu trabalho envolve o estudo de hardware (componentes físicos do computador), do software (sistemas de processamentos de dados do computador) e da utilização pelo usuário final.

O profissional da análise de sistemas realiza um intenso processo de planejamento e possíveis caminhos para um projeto, dividido em concepção, elaboração e implementação. A administração dos dados produzidos por estes sistemas também é de responsabilidade do analista de sistemas.



Sobre o mercado de trabalho

R$ 8679,25
estado com maior salário - Maranhão
1571
contratações no último ano (2018)
1323
demissões no último ano
248
saldo de vagas criadas

Como se tornar um analista de sistemas

Para se tornar um analista de sistemas é interessante realizar um curso superior na área de TI, como o próprio curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

Apesar de ainda não ser obrigatório ter um diploma específico para atuar na área, o estudante de Análise de Sistemas terá a oportunidade de se aprofundar e conhecer melhor suas áreas de atuação, se aproximar dos profissionais, aplicar testes e participar de projetos e estágios que proporcionem experiência em seu currículo.

O analista de sistemas precisa ter afinidade com o mercado digital e linguagens de programação para conseguir lidar com o cotidiano da profissão. Além disso, é preciso construir uma visão analítica e estratégica para conseguir elaborar um projeto eficiente e dedicado para a necessidade do cliente que o contratou. Compreender a língua inglesa é outro diferencial importante.

Áreas de atuação

São destacadas três principais áreas de atuação para o analista de sistemas:

  • Produção de software: participar e gerenciar todo o processo em que irá desenvolver plataformas e programas para uma empresa.
  • Infraestrutura de TI: proporcionar e administrar a integração dos sistemas, banco de dados, infraestruturas em rede e conexão entre os diferentes recursos computacionais presentes no negócio.
  • Negócios: auxiliar e prestar consultoria junto aos departamentos comerciais na criação de ferramentas digitais que facilitem as vendas, reúnam dados importantes e evitem a dispersão dos clientes.