O analista de sistemas atua na área de Tecnologia da Informação (TI) desenvolvendo soluções específicas em sistemas informatizados para empresas. Ele analisa, documenta, projeta, implementa, testa e gerencia os sistemas de informações necessários para os negócios de seus clientes ou empregadores.
Seu trabalho envolve o estudo de hardware (componentes físicos do computador), do software (sistemas de processamentos de dados do computador) e da utilização pelo usuário final.
O profissional da análise de sistemas realiza um intenso processo de planejamento e possíveis caminhos para um projeto, dividido em concepção, elaboração e implementação. A administração dos dados produzidos por estes sistemas também é de responsabilidade do analista de sistemas.
Na rotina de trabalho dos analistas de sistemas, entender o que o cliente ou a empresa em que atua precisa é uma das principais tarefas. Depois, vem a parte do planejamento e desenvolvimento de programas computacionais que supram essas necessidades. Nessa área, é importante que os profissionais sempre se mantenham atualizados em relação ao mercado digital, linguagens de programação e ambientes operacionais.
Está com dúvidas se a profissão de analista de sistemas se assemelha às suas habilidades ou se é a escolha certa para você? Então não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.
São destacadas três principais áreas de atuação para o analista de sistemas:
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um analista de sistemas é interessante realizar um curso superior na área de TI, como o próprio curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Apesar de ainda não ser obrigatório ter um diploma específico para atuar na área, o estudante de Análise de Sistemas terá a oportunidade de se aprofundar e conhecer melhor suas áreas de atuação, se aproximar dos profissionais, aplicar testes e participar de projetos e estágios que proporcionem experiência em seu currículo.
O analista de sistemas precisa ter afinidade com o mercado digital e linguagens de programação para conseguir lidar com o cotidiano da profissão. Além disso, é preciso construir uma visão analítica e estratégica para conseguir elaborar um projeto eficiente e dedicado para a necessidade do cliente que o contratou. Compreender a língua inglesa é outro diferencial importante.
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa.
Caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.