Analista de sistemas: tudo sobre a profissão
O trabalho de quem desenvolve e controla sistemas informatizados para empresas
O mercado de trabalho para esse profissional está aquecido; salário médio no Brasil é de R$ 3.700


Sobre a profissão
O que faz um Analista de sistemas?
O analista de sistemas é o profissional responsável por projetar, desenvolver e implementar soluções computacionais para empresas, otimizando seus processos.
Seu trabalho consiste em analisar as necessidades do negócio e traduzi-las em soluções tecnológicas, capazes de atender às exigências da organização.
Quando necessário, o profissional também oferece suporte técnico para resolver problemas e otimizar o desempenho dos sistemas operantes.
Ele atua como elo entre as equipes técnicas e os demais setores da empresa, interpretando demandas e implementando melhorias.
+ Bolsas de estudo para o curso de Sistemas de Informação
Qual é a diferença entre o analista de sistemas e o desenvolvedor?
Embora o analista de sistemas e o desenvolvedor estejam inseridos no contexto de programação e análise de sistemas, ambos os profissionais desempenham papéis distintos.
O analista de sistemas tem o objetivo de compreender as necessidades dos clientes e elaborar soluções de software. Por outro lado, o desenvolvedor é responsável por transformar projetos de informática em softwares funcionais, escrevendo o código e dando vida ao sistema.
Como atua um Analista de sistemas?
O analista de sistemas trabalha para analisar, projetar e implementar sistemas de informação que atendem às necessidades de uma empresa.
Ao ser contatado, o profissional analisa os processos da organização, mapeando os fluxos, recebendo demandas e identificando oportunidades de melhoria.
Nessa etapa, o profissional conversa com os colaboradores para entender suas necessidades e como as informações são processadas.
Após identificar as lacunas, o profissional cria e implementa soluções, trabalhando em colaboração com outros profissionais de TI para garantir o desenvolvimento de um sistema que atenda os requisitos do negócio.
Mesmo depois concluir a implementação, o analista se mantém ativo, monitorando os sistemas para implementar reparos, quando necessário.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Onde atua um Analista de sistemas?
O analista de sistemas pode atuar em empresas de tecnologia, indústrias, consultorias e setores públicos.
Sua expertise é requisitada em organizações de todos os segmentos que demandam a manutenção e a criação de sistemas de software, desde empresas de pequeno porte até grandes corporações.
Os analistas de sistemas podem atuar, ainda, em ambientes de pesquisa e desenvolvimento, trabalhando para criar novos sistemas de informação ou melhorar sistemas existentes.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um analista de sistemas.
Por que ser um Analista de sistemas?
Como se tornar um Analista de sistemas?
Para se tornar analista de sistemas, é necessário concluir uma graduação em Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação ou cursos relacionados à Tecnologia da Informação.
Além da formação acadêmica, é recomendável que o profissional conclua cursos complementares de programação, metodologias ágeis e gestão de projetos. Também é possível obter certificações técnicas, que comprovem conhecimentos específicos e são valorizadas por empresas do setor tecnológico.
A experiência profissional é outro fator determinante. Muitos profissionais iniciam sua trajetória em cargos técnicos ou como assistentes, adquirindo prática por meio projetos reais e conhecendo sobre as demandas do mercado.
Qual é o perfil de um analista de sistemas?
Para o desempenho efetivo de suas atribuições, o analista de sistemas deve contar com um perfil técnico e habilidades comportamentais específicas, como:
- Conhecimento técnico;
- Habilidades analíticas;
- Compreensão de negócios;
- Comunicação;
- Pensamento lógico;
- Criatividade;
- Gerenciamento de projetos;
- Atualização constante;
- Trabalho em equipe;
- Foco em qualidade.
Oportunidades para se tornar Analista de sistemas
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?