Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Analista de sistemas: tudo sobre a profissão

O trabalho de quem desenvolve e controla sistemas informatizados para empresas

O mercado de trabalho para esse profissional está aquecido; salário médio no Brasil é de R$ 3.700 

analista de sistemas

Sobre a profissão

O analista de sistemas atua na área de Tecnologia da Informação (TI) desenvolvendo soluções específicas em sistemas informatizados para empresas. Ele analisa, documenta, projeta, implementa, testa e gerencia os sistemas de informações necessários para os negócios de seus clientes ou empregadores.

Seu trabalho envolve o estudo de hardware (componentes físicos do computador), do software (sistemas de processamentos de dados do computador) e da utilização pelo usuário final.

O profissional da análise de sistemas realiza um intenso processo de planejamento e possíveis caminhos para um projeto, dividido em concepção, elaboração e implementação. A administração dos dados produzidos por estes sistemas também é de responsabilidade do analista de sistemas.

Na rotina de trabalho dos analistas de sistemas, entender o que o cliente ou a empresa em que atua precisa é uma das principais tarefas. Depois, vem a parte do planejamento e desenvolvimento de programas computacionais que supram essas necessidades. Nessa área, é importante que os profissionais sempre se mantenham atualizados em relação ao mercado digital, linguagens de programação e ambientes operacionais.

São destacadas três principais áreas de atuação para o analista de sistemas:

  • Produção de software: participar e gerenciar todo o processo em que irá desenvolver plataformas e programas para uma empresa.
  • Infraestrutura de TI: proporcionar e administrar a integração dos sistemas, banco de dados, infraestruturas em rede e conexão entre os diferentes recursos computacionais presentes no negócio.
  • Negócios: auxiliar e prestar consultoria junto aos departamentos comerciais na criação de ferramentas digitais que facilitem as vendas, reúnam dados importantes e evitem a dispersão dos clientes.

Por que ser um Analista de sistemas?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Analista de sistemas

    Como se tornar um Analista de sistemas?

    Para se tornar um analista de sistemas é interessante realizar um curso superior na área de TI, como o próprio curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

    Apesar de ainda não ser obrigatório ter um diploma específico para atuar na área, o estudante de Análise de Sistemas terá a oportunidade de se aprofundar e conhecer melhor suas áreas de atuação, se aproximar dos profissionais, aplicar testes e participar de projetos e estágios que proporcionem experiência em seu currículo.

    É possível também estudar Análise e Desenvolvimento de Sistemas com bolsa de estudo e fazer o curso com desconto. Dessa forma, há uma economia grande de dinheiro e melhores oportunidades no mercado de trabalho com uma formação mais completa.

    O analista de sistemas precisa ter afinidade com o mercado digital e linguagens de programação para conseguir lidar com o cotidiano da profissão. Além disso, é preciso construir uma visão analítica e estratégica para conseguir elaborar um projeto eficiente e dedicado para a necessidade do cliente que o contratou. Compreender a língua inglesa é outro diferencial importante.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Exatas e Informática

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.