Logo Quero Bolsa

Analista de sistemas: tudo sobre a profissão

O trabalho de quem desenvolve e controla sistemas informatizados para empresas

O mercado de trabalho para esse profissional está aquecido; salário médio no Brasil é de R$ 3.700 

Salário médio: R$ 4.483,37 Vagas em 2024: +1571 vagas Ver bolsas de até 91%
Action Médio

Sobre a profissão

O que faz um Analista de sistemas?

O analista de sistemas é o profissional responsável por projetar, desenvolver e implementar soluções computacionais para empresas, otimizando seus processos e considerando as suas necessidades.


Ele é encarregado de analisar as carências do negócio e traduzi-las em melhorias tecnológicas, coordenando a criação de sistemas personalizados, de acordo com as exigências identificadas.


Com base em seu diagnóstico, ele planeja novas funcionalidades, elabora fluxos de trabalho e cria a documentação técnica que serve como base para a equipe de desenvolvimento. O profissional também acompanha o processo de implementação, realizando testes para garantir que os sistemas operem adequadamente após instalados.


Além disso, o analista de sistemas atua como elo entre as equipes técnicas e os demais setores da empresa, interpretando demandas dos colaboradores e garantindo que o software final seja útil. 


+ Bolsas de estudo para o curso de Sistemas de Informação

Qual é a diferença entre o analista de sistemas e o desenvolvedor?

Embora o analista de sistemas e o desenvolvedor estejam inseridos no contexto de programação e análise de sistemas, ambos os profissionais desempenham papéis distintos.


O analista de sistemas adota o objetivo de compreender as necessidades dos clientes e elaborar soluções de software. Por outro lado, o desenvolvedor é responsável pela implementação das soluções, escrevendo código e transformando o projeto em um software funcional.

Como atua um Analista de sistemas?

O analista de sistemas trabalha para analisar, projetar e implementar sistemas de informação que atendam às necessidades de uma empresa. Suas atividades são distribuídas em diferentes etapas, e tem início com a análise dos processos da organização.


Durante a primeira fase, o profissional conversa com os colaboradores para entender suas necessidades e como as informações são processadas na organização. Com base em suas aferições, o analista identifica problemas ou oportunidades de melhoria nos sistemas existentes e levanta soluções para esses problemas.


Após identificar as lacunas, o profissional cria e implementa as soluções, trabalhando em colaboração com outros profissionais de TI para garantir o desenvolvimento de um sistema funcional e que atenda os requisitos de negócios.


Mesmo depois concluir a implementação, o analista de sistemas dá sequência às suas análises para garantir que o sistema esteja funcionando corretamente e que as necessidades dos usuários sejam atendidas.


Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Onde atua um Analista de sistemas?

O analista de sistemas pode trabalhar em organizações de todos os segmentos, desde empresas de pequeno porte até grandes corporações, instituições financeiras, governamentais e sem fins lucrativos. Ele também podem trabalhar em empresas de consultoria, onde presta serviços de análise e projetos para várias organizações.


Instituições de tecnologia também empregam analistas de sistemas para projetar e implementar sistemas de informação para seus clientes. Nesse ambiente, o profissional trabalha em colaboração com outros profissionais de TI, como engenheiros de rede e administradores de banco de dados, para garantir que o sistema seja projetado e implementado.


Os analistas de sistemas podem atuar, ainda, em ambientes de pesquisa e desenvolvimento, trabalhando para criar novos sistemas de informação ou melhorar sistemas existentes.


Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um analista de sistemas.

Por que ser um Analista de sistemas?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Analista de sistemas?

Para se tornar analista de sistemas, é necessário concluir uma graduação em Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação ou cursos relacionados à Tecnologia da Informação.

Além da formação acadêmica, é recomendável que o profissional conclua cursos complementares de programação, metodologias ágeis e gestão de projetos. Também é possível obter certificações técnicas, que comprovem conhecimentos específicos e são valorizadas por empresas do setor tecnológico.

A experiência profissional é outro fator determinante. Muitos profissionais iniciam sua trajetória em cargos técnicos ou como assistentes, adquirindo prática por meio projetos reais e conhecendo sobre as demandas do mercado.

O analista de sistemas também deve investir em habilidades de raciocínio lógico, capacidade de solucionar problemas e comunicação com equipes e clientes.

Qual é o perfil de um analista de sistemas?

Para o desempenho efetivo de suas atribuições, o analista de sistemas deve contar com um perfil técnico e habilidades comportamentais específicas, como:

  • Conhecimento técnico;
  • Habilidades analíticas;
  • Compreensão de negócios;
  • Comunicação;
  • Pensamento lógico;
  • Criatividade;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Atualização constante;
  • Trabalho em equipe;
  • Foco em qualidade.

Oportunidades para se tornar Analista de sistemas

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Action Médio

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?