Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Químico: tudo sobre a profissão

Aquele que analisa propriedades e composições da matéria

Profissional pode atuar em duas grandes frentes: na indústria e no ambiente acadêmico; química ambiental tem se mostrado uma área em ascensão

químico

Sobre a profissão

O químico é o profissional responsável por analisar substâncias e compostos, as características físico-químicas e como esses reagem a variações de pressão e temperatura, dentre outros. Ele é muito requisitado em indústrias químicas para selecionar materiais, acompanhar processos, elaborar projetos de instalações, supervisionar produções e fazer controles de qualidade. Além disso, ele também pode lecionar, quando obtém o título em licenciatura, ou buscar especialidades, como a química ambiental, variando de acordo com o curso.

O dia a dia de trabalho de um químico é tomado por análises de compostos e substâncias. Geralmente, ele é responsável por verificar como esses compostos reagem nas mais diversas situações, tendo em vista aspectos como toxicidade e elasticidade. O profissional pode atuar tanto na área acadêmica, dando aulas para o ensino fundamental e o ensino médio, quanto na indústria, com o desenvolvimento de novos materiais e a aplicação de testes de qualidade em produtos. Um setor que ganha cada vez mais relevância para esse profissional é o da química ambiental, que está em alta devido a projetos de desenvolvimento sustentável e que exigem atenção das grandes e médias empresas que querem se adequar às políticas atuais de boas práticas e consumo. O químico trabalha nessas empresas buscando soluções para que o impacto ambiental produtivo seja o mais neutro possível.

O químico pode atuar em indústrias, na gestão de qualidade, no controle de alimentos, com aprovação de materiais, com pesquisa em casos de polícia forense, além de instituições públicas ligadas a governos. 

Além disso, caso curse a licenciatura, o químico pode ministrar aulas em escolas e cursos técnicos. O campo de trabalho também é amplo dentro da pesquisa acadêmica nas universidades, com melhores oportunidades para quem realiza um mestrado e doutorado na área.

Por que ser um Químico?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Químico

    Como se tornar um Químico?

    Para se tornar um químico é preciso concluir um curso superior de Química. A nomenclatura do curso pode variar conforme as especificidades da grade curricular de cada instituição. O aluno pode se formar como bacharel, para atuar, por exemplo, em indústrias, ou obter a licenciatura e ser autorizado a dar aulas para o ensino técnico e médio. 

    A profissão de químico é regulamentada por lei, portanto é necessário obter um registro no Conselho Regional de Química (CRQ) para trabalhar na área. No geral, são considerados profissionais da química os bacharéis e técnicos em química e os engenheiros químicos

    Há opções de cursos especializados, como química ambiental ou química petrolífera, que permitem ao químico uma atuação profissional especializada. As áreas são diversas. Outros exemplos são os setores de química tecnológica, de alimentos, forense, biotecnológica, de materiais, bioquímica e de biologia molecular.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Exatas e Informática

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.