logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Webmaster: tudo sobre a profissão

Aquele que desenvolve e implanta sistemas informatizados. Evolução tecnológica tem gerado grandes oportunidades no mercado de trabalho; perspectivas de empregabilidade são positivas para o futuro
webmaster

Sobre a profissão

O webmaster é o profissional capacitado para gerenciar a criação e o desenvolvimento de sites completos. Ele irá coordenar as atividades e tarefas tanto de um web designer - responsável pelo projeto estético e funcional - quanto de um desenvolvedor web - responsável pela programação, códigos, sistemas e área administrativa de um site.

Por ter uma função mais de gerenciamento, o webmaster não necessariamente domina as tecnologias de programação, desenvolvimento e plataformas, apesar de ter uma noção dessas ferramentas. Os trabalhos técnicos do layout e sistema do site são, normalmente, realizados pelo web designer e desenvolvedor web. O webmaster irá coordenar esses profissionais e tomar as decisões quanto ao seu trabalho, além de assessorar o cliente e mediar suas solicitações quanto a alterações e melhorias no seu website.

A principal atividade de um webmaster está relacionada à garantia de que um portal online funcione em seu nível técnico da melhor forma possível. O gerenciamento de pessoas e a coordenação de técnicos também acaba sendo essencial na atuação desse profissional, que apresenta grandes perspectivas de crescimento no mercado de trabalho para os próximos anos.

Com o desenvolvimento cada vez mais veloz das plataformas digitais, a atuação do webmaster tende a crescer no mercado de trabalho. Ele pode atuar em agências de comunicação, marketing e desenvolvimento de sites, que têm aumentado consideravelmente em empresas de plataformas digitais, como Google, Netflix e Amazon, ou em grandes portais de conteúdo e notícias. Um webmaster pode atuar também em empresas que preferem contar com profissionais próprios para o gerenciamento de seu site institucional ou e-commerce e não depender de agências terceirizadas. O webmaster também pode atuar como profissional autônomo ou freelancer, trabalhando em projetos específicos solicitados pelo cliente.

Por que ser um Webmaster?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Webmaster

    Como se tornar um Webmaster?

    Apesar do seu envolvimento com a construção de um site, as principais funções de um webmaster são liderança, coordenação e gerência de uma equipe composta por desenvolvedores e web designers. Para isso, o webmaster precisa ter habilidades em Administração e Gestão de Pessoas. A formação nessas áreas pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho. Contudo, para gerenciar essa equipe, o webmaster deverá ter noções tanto em web design quanto em desenvolvimento web, que poderá adquirir em cursos específicos de nível técnico ou superior. Uma das graduações mais indicadas para quem deseja se tornar webmaster é o curso de Sistemas de Informação com ênfase em Negócios e Gestão, onde o profissional terá noções de todos os conhecimentos necessários para um webmaster.

    Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer uma faculdade com bolsa de estudo em Sistemas de Informação, confira as ofertas disponibilizadas no site da Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?