Envie mensagem ou ligue
Informações

Webmaster

O webmaster gerencia uma equipe formada por outros profissionais da tecnologia da informação, como o web designer e o desenvolvedor web

O que faz um webmaster

O webmaster é o profissional capacitado para gerenciar a criação e o desenvolvimento de sites completos. Ele irá coordenar as atividades e tarefas tanto de um web designer - responsável pelo projeto estético e funcional - quanto de um desenvolvedor web - responsável pela programação, códigos, sistemas e área administrativa de um site.

Por ter uma função mais de gerenciamento, o webmaster não necessariamente domina as tecnologias de programação, desenvolvimento e plataformas, apesar de ter uma noção dessas ferramentas. Os trabalhos técnicos do layout e sistema do site são, normalmente, realizados pelo web designer e desenvolvedor web. O webmaster irá coordenar esses profissionais e tomar as decisões quanto ao seu trabalho, além de assessorar o cliente e mediar suas solicitações quanto a alterações e melhorias no seu website.

Sobre o mercado de trabalho

51102
contratações no último ano (2018)
44460
demissões no último ano
6642
saldo de vagas criadas

Como se tornar um webmaster

Apesar do seu envolvimento com a construção de um site, as principais funções de um webmaster são liderança, coordenação e gerência de uma equipe composta por desenvolvedores e web designers. Para isso, o webmaster precisa ter habilidades em Administração e Gestão de Pessoas. A formação nessas áreas pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho. Contudo, para gerenciar essa equipe, o webmaster deverá ter noções tanto em web design quanto em desenvolvimento web, que poderá adquirir em cursos específicos de nível técnico ou superior. 

Uma das graduações mais indicadas para quem deseja se tornar webmaster é o curso de Sistemas de Informação com ênfase em Negócios e Gestão, onde o profissional terá noções de todos os conhecimentos necessários para um webmaster.

Áreas de atuação

Com o desenvolvimento cada vez mais veloz das plataformas digitais, a atuação do webmaster tende a crescer no mercado de trabalho. Ele pode atuar em agências de comunicação, marketing e desenvolvimento de sites, que têm aumentado consideravelmente em empresas de plataformas digitais, como Google, Netflix e Amazon, ou em grandes portais de conteúdo e notícias. Um webmaster pode atuar também em empresas que preferem contar com profissionais próprios para o gerenciamento de seu site institucional ou e-commerce e não depender de agências terceirizadas. O webmaster também pode atuar como profissional autônomo ou freelancer, trabalhando em projetos específicos solicitados pelo cliente.