Analista de SEO: tudo sobre a profissão
Aquele que aprimora os resultados orgânicos de um site
A atuação do profissional é demandada em diversas empresas que atuam no meio digital.


Sobre a profissão
O que faz um Analista de SEO?
O analista de SEO (Search Engine Optimization) é o profissional responsável por otimizar websites, melhorando o posicionamento médio das páginas nos motores de busca.
Seu objetivo é aumentar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos do Google e de outros buscadores, atraindo tráfego qualificado e, consequentemente, fortalecendo os resultados do negócio.
Durante o trabalho, ele realiza a análise de palavras-chave, otimiza conteúdos, ajusta a estrutura técnica dos sites e realiza monitoramento constante dos resultados.
Além disso, o analista de SEO faz a análise de concorrência, firma parcerias com outros sites, ajusta a velocidade de carregamento e garante que a página esteja em conformidade com as diretrizes dos motores de busca.
O trabalho do analista também envolve a interpretação de métricas, como tráfego, taxa de conversão e posicionamento de palavras-chave, que servem de base para a implementação de melhorias contínuas.
+ Encontre bolsas de estudo para o curso de Marketing Digital
Como atua um Analista de SEO?
O analista de SEO atua realizando auditorias de SEO em sites para identificar problemas técnicos que possam impactar o desempenho nos motores de busca.
Ele também realiza pesquisa de palavras-chave, otimiza os conteúdos já existentes e implementa melhorias nos títulos, meta descrições e URLs para aumentar a relevância dos sites.
Além disso, firma estratégias de link building, que visam aumentar a autoridade do site através da obtenção de links externos de qualidade, e realiza a otimização para SEO local e dispositivos móveis.
Suas atividades são desenvolvidas com o apoio de ferramentas, como Google Search Console, Google Analytics e outras plataformas de SEO que mensuram o impacto das ações realizadas.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Onde atua um Analista de SEO?
O analista de SEO pode atuar em agências de marketing digital, empresas de e-commerce, portais de notícias, startups e empresas de tecnologia.
Além disso, o analista também pode atuar como freelancer ou consultor autônomo, oferecendo serviços de otimização para diversos clientes, com foco na melhoria de visibilidade e engajamento digital.
Por que ser um Analista de SEO?
Como se tornar um Analista de SEO?
Para se tornar analista de SEO, é necessário concluir a graduação em áreas como Marketing Digital, Publicidade e Propaganda, Marketing, Comunicação Social ou Tecnologia da Informação.
Embora recomendada, a formação acadêmica é apenas uma etapa da qualificação, já que o conhecimento técnico em SEO é fundamental e deve ser construído continuamente.
A experiência prática também é determinante, e muitos profissionais do ramo iniciam suas carreiras como estagiários ou como assistentes de SEO.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso Marketing Digital de em sua região.
Oportunidades para se tornar Analista de SEO
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?