Atualmente, diversas páginas da web buscam constantemente o topo. Para isso, é importante que o site conte com uma boa estrutura, otimização e, acima de tudo, atenda o interesse do usuário. Tais fatores englobam os principais conceitos referentes ao SEO, termo proveniente do inglês "Search Engine Optimization" (otimização de mecanismos de busca).
Para se adequar em um cenário de ampla concorrência, cabe ao site atender aos diferentes critérios de SEO, desde de fatores textuais, até aspectos gráficos. Entretanto, a tarefa não é fácil, o que demanda a presença de profissionais especializados no assunto, como forma de guiar o domínio para a obtenção dos resultados e tráfego orgânico esperado.
Tal profissional recebe o nome de analista de SEO, especialista responsável por adotar estratégicas que alavanquem os resultados orgânicos (que não envolvam fatores pagos, como anúncios) para o aumento do tráfego e, consequentemente, conquista dos resultados estimados. Para isso, o profissional analisa as diferentes páginas de um determinado domínio e verifica oportunidades de ação, seja aprimorando a experiência do usuário, adicionando novas palavras-chave, organizando o HTML ou produzindo páginas.
Como forma de agrupar os planejamentos, o profissional emite relatórios com as informações semanais e mensais, acompanhando a variação de tráfego e possível resultado de determinada ação desenvolvida. Vale ressaltar que, por vezes, os efeitos dos empreendimentos são de longo prazo, ou seja, devem ser acompanhados durante um grande período.
O analista de SEO desenvolve, em seu dia a dia, atividades de:
Em sua rotina, o analista de SEO desenvolve ações que visam alavancar os resultados orgânicos de um determinado site. Devido a variedade de possibilidades, os empreendimentos podem variar de acordo com a especificidade do domínio.
Para simplificar o cenário, é válido mencionar que existem diferentes sites que demandam atuações específicas. Como exemplo, é possível citar as lojas online. Nesse caso, as análises comerciais realizadas pelo profissional serão distintas em relação as ações destinadas a um portal de notícias, por exemplo.
Para a obtenção dos resultados estimados, o profissional possui, como alavanca, ações que podem ser realizadas dentro do próprio domínio, que são denominados de "SEO on page", o que envolve alterações na estrutura da página, produção e atualização de conteúdos, busca por novas palavras-chave, analise de oportunidades, adição de recursos audiovisuais, entre outros fatores.
Entretanto, o profissional também pode realizar ações fora do domínio em questão, sendo dominado de "SEO off page". Nesse caso, destacam-se ações de link building (adicionar o link de seu domínio em um site que não pertença ao seu grupo), ação que aumenta a autoridade do site.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O analista de SEO pode prestar seus serviços para diversas empresas que busquem aprimorar seus resultados orgânicos. Nesse meio estão inclusos portais de notícia, lojas online, startups, blogs, sites institucionais, entre inúmeras possibilidades.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, disponibilizados no site Salário.com, os principais setores responsáveis pela contratação do analista de SEO são:
De acordo com os dados da plataforma Glassdoor, o salário do analista de SEO é de, em média, R$ 3.070,00. Saiba, porém, que os valores podem variar de acordo com a atuação do profissional e empresa contratante. Como exemplo, existem remunerações superiores a R$ 5.000,00.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para exercer atuação profissional na área de SEO, é recomendável que o profissional possua formação e experiência em Marketing, além de contar com os conhecimentos referentes aos mecanismos de busca e fatores que impactam no rankeamento de um site. Nesse caso, o profissional pode optar, após a conclusão do curso, por especializar-se no setor.
Ao ingressar no curso de Marketing, o estudante compreenderá as questões que englobam a formulação de estratégias de mercado para o impulsionamento de um negócio, o que envolve conteúdos da Administração, Logística, Gestão Financeira e Legislação.
O curso de Marketing pode ser realizado em grau técnico, tecnólogo ou bacharelado, resultando em variações de duração e metodologias de ensino. Além disso, a formação é ofertada em diferentes modalidades, como presencial e EaD, permitindo que o aluno opte pelo modelo de ensino que atenda ao seu planejamento.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, mais de 600 instituições de ensino superior possuem ofertas para o curso de Marketing. Confira algumas das faculdades, universidades e centros universitários que integram a lista:
Além de possuir experiência no ramo e atender aos critérios já mencionados, o analista de SEO deve possuir um perfil específico, o que inclui:
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.