Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

DBA (Administrador de Banco de Dados): tudo sobre a profissão

Aquele que desenvolve e monitora o banco de dados de uma empresa

Novas tecnologias e migração de sistemas impulsionam mercado de trabalho; salários podem chegar a R$8.400,00

dba (administrador de banco de dados)

Sobre a profissão

O DBA (database administrator), sigla em inglês para Administrador de Banco de Dados, é um profissional da área de tecnologia responsável pela criação, instalação, monitoramento, reparos e análise de estruturas de um banco de dados. Esses bancos de dados armazenam informações sobre pessoas, lugares ou coisas de uma forma organizada e relacionada entre si, para que seja mais fácil encontrar elementos de uma pesquisa.

O banco de dados fica sob análise periódica do DBA, que trabalha para que não haja sobrecargas do sistema e que as informações inseridas tenham destino correto nos servidores. Outras funções também importantes são analisar o espaço em disco, buscar melhorias para os sistemas e realizar backups.

O DBA tem uma atuação bastante voltada para aumentar a eficiência em consultas de dados. Ele também tem um papel importante no controle de acesso aos dados, garantindo mais segurança, e na migração de sistemas. Com desenvolvimento cada vez mais intenso de novas tecnologias, esse profissional acaba encontrando grandes oportunidades no mercado de trabalho, assim como uma boa remuneração. De acordo com dados do do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho, o salário médio de um DBA no Brasil pode chegar a R$8.400,00.

O DBA pode estar presente na área de Tecnologia de Informação de qualquer empresa que trabalhe com sistemas de banco de dados, como hospitais e clínicas, escolas e faculdades, empresas de mídia, setor público em geral, varejo, indústrias, bibliotecas, entre outros locais. O profissional pode ser contratado diretamente por esses locais ou então prestar o serviço por meio de uma empresa de tecnologia da informação

Por que ser um DBA (Administrador de Banco de Dados)?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    DBA (Administrador de Banco de Dados)

    Como se tornar um DBA (Administrador de Banco de Dados)?

    Para seguir carreira como DBA, é interessante buscar conhecimento em um curso superior na área de Tecnologia da Informação, como Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências da Computação, Processamento de Dados, entre outras áreas correlatas. Mas mesmo com curso superior, é interessante buscar cursos de especialização em banco de dados.

    Um DBA precisa desenvolver como características pessoais o raciocínio lógico e a capacidade de trabalhar em equipe, além de buscar por um alto nível de concentração, saber lidar com prazos e trabalhos sob pressão. 

    Como características técnicas, é interessante que o DBA conheça diferentes linguagens de sistemas, as portabilidades entre eles e que esteja sempre atento às transformações tecnológicas, mantendo estudo frequente e estando atualizado diante das novidades que o mercado apresenta aos bancos de dados. 

    É extremamente relevante que o DBA compreenda textos e informações em inglês, pois lidará com a formatação dos sistemas nesse idioma diariamente.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Exatas e Informática

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.