Carnaval na boa é com bolsa! Garanta a sua antes que as ofertas acabem
Promoção termina em
23
dias
03
horas
00
min
00
Ver ofertas
Informações
Whatsapp
Envie para 0800 123 2222
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Horário especial de carnaval
Segunda e terça das 8h às 18h
Sábado das 9h às 13h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

DBA (Administrador de Banco de Dados)

Os dados de uma empresa precisam ser organizados e acessados nos sistemas gerenciados por um DBA

O que faz um dba (administrador de banco de dados)

O DBA (database administrator), sigla em inglês para Administrador de Banco de Dados, é um profissional da área de tecnologia responsável pela criação, instalação, monitoramento, reparos e análise de estruturas de um banco de dados. Esses bancos de dados armazenam informações sobre pessoas, lugares ou coisas de uma forma organizada e relacionada entre si, para que seja mais fácil encontrar elementos de uma pesquisa.

O banco de dados fica sob análise periódica do DBA, que trabalha para que não haja sobrecargas do sistema e que as informações inseridas tenham destino correto nos servidores. Outras funções também importantes são analisar o espaço em disco, buscar melhorias para os sistemas e realizar backups.

Como se tornar um dba (administrador de banco de dados)

Para seguir carreira como DBA, é interessante buscar conhecimento em um curso superior na área de Tecnologia da Informação, como Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências da Computação, Processamento de Dados, entre outras áreas correlatas. Mas mesmo com curso superior, é interessante buscar cursos de especialização em banco de dados.

Um DBA precisa desenvolver como características pessoais o raciocínio lógico e a capacidade de trabalhar em equipe, além de buscar por um alto nível de concentração, saber lidar com prazos e trabalhos sob pressão. 

Como características técnicas, é interessante que o DBA conheça diferentes linguagens de sistemas, as portabilidades entre eles e que esteja sempre atento às transformações tecnológicas, mantendo estudo frequente e estando atualizado diante das novidades que o mercado apresenta aos bancos de dados. 

É extremamente relevante que o DBA compreenda textos e informações em inglês, pois lidará com a formatação dos sistemas nesse idioma diariamente.

Áreas de atuação

O DBA pode estar presente na área de Tecnologia de Informação de qualquer empresa que trabalhe com sistemas de banco de dados, como hospitais e clínicas, escolas e faculdades, empresas de mídia, setor público em geral, varejo, indústrias, bibliotecas, entre outros locais. O profissional pode ser contratado diretamente por esses locais ou então prestar o serviço por meio de uma empresa de tecnologia da informação