logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Piloto de avião: tudo sobre a profissão

O profissional que conduz aeronaves. Carreira apresenta altos salários e formação que demanda tempo e investimento elevado
piloto de avião

Sobre a profissão

O piloto de avião comanda voos e é o responsável por conduzir a aeronave dentro de uma rota pré-estabelecida com segurança e responsabilidade. Ele tem uma carreira desejada por muitas pessoas pela dinamicidade e espírito de aventura. O piloto de avião conduz voos comerciais, costuma receber alta remuneração e tem um ritmo de trabalho muito dinâmico, com uma rotina bem diferente das demais profissões.

Ele precisa estudar e se dedicar bastante, afinal é um cargo que exige muita responsabilidade, mas traz muita satisfação em troca.

A profissão de piloto de avião é regulamentada desde 1984, o que faz com que tanto o profissional quanto as empresas precisem seguir uma série de direitos e deveres, bem como regime de trabalho e remuneração estabelecidos por lei.

O piloto de avião encara uma formação bastante extensa, com muitas etapas de preparação. Além disso, os custos envolvidos costuma ser altos e dependem do tipo de aeronave que se pretende pilotar. A remuneração desse profissional também é alta e varia de acordo com a empresa em que trabalha e a experiência acumulada. Segundo o Anuário Brasileiro de Recursos Humanos para Aviação Civil 2019, do Instituto Brasileiro de Aviação, o salário médio dos pilotos de aeronaves da aviação civil é de R$ 16.470,00, sendo que a maioria desses profissionais (66%) possui remuneração acima dos R$11.000,00. Outro dado que chama atenção é que a profissão é ocupada predominantemente por pessoas do sexo masculino. 

O piloto de avião geralmente inicia a carreira como piloto particular. Embora com menos prestígio, é um bom primeiro passo para tentar se tornar piloto de voos comerciais.

Para chegar lá, o piloto de avião deve realizar um novo curso, mais complexo, mas nos mesmos moldes do outro, com no mínimo 115 horas de treinamento prático.

Todo o credenciamento deve ser reconhecido pela Anac para que o piloto de avião consiga fazer voos comerciais nacionais e internacionais. Como as companhias aéreas exigem entre 1000 e 1500 horas de experiência prévia, o profissional deve acumular bagagem teórica e prática para poder se candidatar a essas vagas.

Por que ser um Piloto de avião?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Piloto de avião

    Como se tornar um Piloto de avião?

    Não é necessário concluir algum curso de ensino superior, e sim apenas o ensino médio para se tornar um piloto de avião. Mas, ter uma faculdade e, principalmente, o domínio de outros idiomas tornam o currículo muito mais atrativo ao mercado. Apesar de não ser obrigatório possui um curso superior, se você gostaria de se profissionalizar como Piloto de Avião e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo para Piloto de Aeronaves, veja as vagas disponíveis na Quero Bolsa.

    O piloto de avião deve iniciar sua carreira fazendo um curso reconhecido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), contando com a parte teórica e a prática. Com duração média de três meses, a parte teórica do curso é procedida por uma prova aplicada pela Anac, onde é necessário acertar pelo menos 70% das questões para continuar e iniciar o treinamento prático. Após mínimas 35 horas de voo e uma avaliação prática, podem se tornar pilotos de avião particulares, reconhecidos pela Anac. 

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?