Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Piloto de avião: tudo sobre a profissão

O profissional que conduz aeronaves

Carreira apresenta altos salários e formação que demanda tempo e investimento elevado

piloto de avião

Sobre a profissão

O piloto de avião comanda voos e é o responsável por conduzir a aeronave dentro de uma rota pré-estabelecida com segurança e responsabilidade. Ele tem uma carreira desejada por muitas pessoas pela dinamicidade e espírito de aventura. O piloto de avião conduz voos comerciais, costuma receber alta remuneração e tem um ritmo de trabalho muito dinâmico, com uma rotina bem diferente das demais profissões.

Ele precisa estudar e se dedicar bastante, afinal é um cargo que exige muita responsabilidade, mas traz muita satisfação em troca.

A profissão de piloto de avião é regulamentada desde 1984, o que faz com que tanto o profissional quanto as empresas precisem seguir uma série de direitos e deveres, bem como regime de trabalho e remuneração estabelecidos por lei.

O piloto de avião encara uma formação bastante extensa, com muitas etapas de preparação. Além disso, os custos envolvidos costuma ser altos e dependem do tipo de aeronave que se pretende pilotar. A remuneração desse profissional também é alta e varia de acordo com a empresa em que trabalha e a experiência acumulada. Segundo o Anuário Brasileiro de Recursos Humanos para Aviação Civil 2019, do Instituto Brasileiro de Aviação, o salário médio dos pilotos de aeronaves da aviação civil é de R$ 16.470,00, sendo que a maioria desses profissionais (66%) possui remuneração acima dos R$11.000,00. Outro dado que chama atenção é que a profissão é ocupada predominantemente por pessoas do sexo masculino. 

O piloto de avião geralmente inicia a carreira como piloto particular. Embora com menos prestígio, é um bom primeiro passo para tentar se tornar piloto de voos comerciais.

Para chegar lá, o piloto de avião deve realizar um novo curso, mais complexo, mas nos mesmos moldes do outro, com no mínimo 115 horas de treinamento prático.

Todo o credenciamento deve ser reconhecido pela Anac para que o piloto de avião consiga fazer voos comerciais nacionais e internacionais. Como as companhias aéreas exigem entre 1000 e 1500 horas de experiência prévia, o profissional deve acumular bagagem teórica e prática para poder se candidatar a essas vagas.

Por que ser um Piloto de avião?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Piloto de avião

    Como se tornar um Piloto de avião?

    Não é necessário concluir algum curso de ensino superior, e sim apenas o ensino médio para se tornar um piloto de avião. Mas, ter uma faculdade e, principalmente, o domínio de outros idiomas tornam o currículo muito mais atrativo ao mercado.

    O piloto de avião deve iniciar sua carreira fazendo um curso reconhecido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), contando com a parte teórica e a prática.

    Com duração média de três meses, a parte teórica do curso é procedida por uma prova aplicada pela Anac, onde é necessário acertar pelo menos 70% das questões para continuar e iniciar o treinamento prático. Após mínimas 35 horas de voo e uma avaliação prática, podem se tornar pilotos de avião particulares, reconhecidos pela Anac. 

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Exatas e Informática

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.