O trabalho de um piloto de avião é distribuído em etapas que antecedem e precedem o voo.
Antes de iniciar a decolagem, o piloto revisa a rota, o tempo estimado de voo, as condições meteorológicas ao longo do percurso e as restrições de tráfego aéreo.
Concluídas as etapas, o profissional decola com a aeronave, controlando-a em todo o trajeto. Eles operam sistemas e monitoram os instrumentos e indicadores de voo para garantir uma operação segura.
Após a conclusão do trajeto, o profissional pousa a aeronave e segue para checagens pós-voo. Isso inclui registrar informações relevantes, como tempo de voo, consumo de combustível e quaisquer problemas técnicos que possam ter surgido durante o caminho.
Além das tarefas operacionais, os pilotos cumprem requisitos regulatórios, como manter suas licenças e certificações atualizadas, participar de treinamentos de reciclagem e passar por exames médicos regulares para garantir que estejam aptos para voar.
Quantas horas um piloto de avião trabalha por dia?
A carga horária do piloto de avião é regulamentada pela Lei Nº 13.475, de 28 de Agosto de 2017. A norma define 11 horas para integrantes de uma tripulação mínima ou simples, 14 horas para integrantes de uma tripulação composta e 18 horas para integrantes de uma tripulação de revezamento.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.