Precisa de faculdade para ser piloto?
Para se tornar piloto de aeronaves, não é obrigatório ter uma graduação universitária, embora existam cursos de bacharelado e tecnólogo na área, como de Ciências Aeronáuticas.
A formação de um piloto é focada principalmente na prática e no conhecimento técnico específico, incluindo treinamento teórico sobre aerodinâmica, meteorologia, navegação, regulamentos aéreos, segurança, além de prática em simuladores e aeronaves reais.
Além disso, para se tornar um profissional da área, é necessário acumular horas de voo e ser aprovado em exames teóricos e práticos para obter a licença de piloto.
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Que curso fazer para se tornar um piloto?
O curso de bacharelado em Ciências Aeronáuticas, que dura quatro anos, proporciona uma compreensão extensa e detalhada do campo aeronáutico, sendo um dos mais indicados para quem deseja estudar aviação e se tornar piloto.
Em paralelo, também existe o curso tecnólogo de Pilotagem Profissional de Aeronaves, que é mais curto, com duração média de dois anos, focado na prática da pilotagem. Essa também é uma ótima opção para quem busca formação acadêmica na área da aviação.
No entanto, é válido ressaltar que, para trabalhar como piloto de avião ou aeronaves, não é necessário fazer faculdade, mas sim obter uma licença de piloto por meio da conclusão de treinamento específico oferecido por um aeroclube ou escola de aviação reconhecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Além disso, para ser aprovado, é preciso acumular um número mínimo de horas de voo.
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Como é a formação para se tornar piloto?
Antes de se tornar um piloto comercial, é necessário fazer curso e ser aprovado na prova Anac para Piloto Privado (PP), que permite que o profissional esteja no comando de uma aeronave particular.
O curso possui a parte teórica e a parte prática. Na teórica, o aluno irá estudar por alguns meses matérias como: Conhecimentos Técnicos; Meteorologia; Teoria de Voo; Navegação Aérea e Regulamentos de Tráfego Aéreo. Além disso, os candidatos devem realizar um exame médico pra obtenção do Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe.
Com o exame em mãos, é possível já passar para a parte prática e obter no mínimo 40 horas de voo, que devem ser registradas na Caderneta Individual de Voo (CIV). Após fazer o curso teórico e adquirir as horas necessárias de prática, o estudante já pode realizar a prova da Anac para se tornar Piloto Privado (PP).
O candidato tem 3 horas para terminar a prova, para ser aprovado, deve acertar 70% das 100 questões. Não pode acertar menos de 14 questões em cada segmento. Caso o candidato seja reprovado em até duas das cinco matérias, ele poderá fazer uma nova prova apenas com as matérias nas quais não foi aprovado.
Se for reprovado novamente, dessa vez perderá suas chances e terá de voltar ao início e fazer novamente as cinco provas, inclusive aquelas nas quais já havia sido aprovado.