
O que faz um Analista Técnico de Defesa e Justiça? Tudo sobre uma das profissões do CNU
João Marcondes | 14/08/25Presente no CNU, o cargo de Analista Técnico de Defesa e Justiça abrange atividades em diferentes frentes de políticas públicas.
Presente no CNU, o cargo de Analista Técnico de Defesa e Justiça abrange atividades em diferentes frentes de políticas públicas.
O cargo de Analista Técnico de Defesa e Justiça está entre as oportunidades oferecidas no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”.
A função envolve atuação em políticas públicas relacionadas à justiça, defesa nacional e segurança, com remuneração inicial de R$ 9.711,00 no CNU.
O profissional executa atividades de assistência técnica em projetos e programas do Governo Federal voltados para:
Entre as responsabilidades estão:
Leia mais: CNU 2025: o que são eixos temáticos?
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O cargo abrange atividades em diferentes frentes de políticas públicas, como:
+ CNU 2025: edital passa por novas retificações com mudanças em avaliação, remuneração e vagas
+ CNU 2025: veja todos os salários para nível médio e superior
Para concorrer ao cargo, é necessário possuir diploma ou certificado de conclusão de graduação em qualquer área de conhecimento, emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo o edital, a remuneração inicial é de R$ 9.711,00, com possibilidade de evolução salarial conforme a carreira e gratificações previstas em lei.
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) será realizado em fases distintas.
Confira: O que estudar para o CNU 2025?
O CNU 2025 será organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), sob coordenação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
O concurso seguirá as normas e diretrizes definidas pelos órgãos responsáveis.
A Quero Bolsa oferece 80% de desconto em cursos de pós-graduação. Para quem busca se qualificar ainda mais, seja para aumentar as chances de aprovação em concursos futuros ou aprimorar sua formação após conquistar uma vaga, essa é uma forma de investir no desenvolvimento profissional sem pesar no bolso.
Veja algumas instituições de ensino parceiras: