Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Profissões

Projeto de lei exige formação e registro profissional para professores de educação física; entenda

Proposta em tramitação na Câmara dos Deputados estabelece critérios legais para atuação de professores de educação física no ensino básico e médio.

Em resumo:

  • O projeto de lei torna obrigatória a formação em Educação Física e o registro nos Conselhos Regionais para atuação nas aulas do ensino básico e médio;
  • A proposta altera a LDB e a Lei Geral do Esporte, estabelecendo critérios legais para o exercício da profissão de treinador esportivo;
  • O texto tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados e ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional para virar lei.

Veja mais informações abaixo.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Foto: Reprodução/Unileão

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados estabelece novas regras para a atuação de professores de educação física no ensino básico e médio.

A proposta determina que as aulas e os serviços de iniciação desportiva sejam ministrados exclusivamente por profissionais com formação acadêmica específica e registro profissional.

O texto é de autoria da deputada Laura Carneiro (RJ) e reforça a exigência do diploma em Educação Física como requisito para o exercício da atividade educacional e esportiva.

O que prevê o Projeto de Lei 398/25

O Projeto de Lei 398/25 torna obrigatória a presença de profissionais formados em Educação Física nas aulas da disciplina no ensino básico e médio.

A medida altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei Geral do Esporte.

Além da formação acadêmica, o projeto exige que os profissionais estejam regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física, o que passa a ser condição legal para o exercício da função.

As principais bolsas de estudo para você com o Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Regras para a oferta da educação física na educação básica

O texto do projeto detalha como a educação física deverá ser ofertada ao longo da educação básica.

De acordo com a proposta, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, as aulas poderão ser ministradas pelo professor de referência da turma ou por professor licenciado no componente curricular.

A partir do sexto ano do ensino fundamental e durante todo o ensino médio, a disciplina deverá ser ministrada exclusivamente por educadores físicos com formação acadêmica em licenciatura específica na área.

A regra reforça a exigência de formação adequada para a atuação docente nas etapas finais da educação básica.

As principais bolsas de estudo para você com o Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Exigência de diploma e registro profissional

De acordo com o texto da proposta, o exercício da profissão de treinador esportivo em organizações de prática esportiva profissional ficará restrito a profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física que atendam a pelo menos um dos seguintes critérios:

  • possuir diploma de Educação Física;
  • possuir diploma de nível superior em curso oficial de formação de treinador esportivo, reconhecido pelo Ministério da Educação, ou formação ministrada pela entidade nacional responsável pela modalidade;
  • comprovar o exercício da profissão de treinador esportivo há mais de três anos na data de publicação da lei.

+ 7 melhores cursos de Educação Física EaD, segundo o MEC

Justificativa da autora do projeto

Ao apresentar a proposta, a deputada Laura Carneiro argumenta que a exigência de formação específica é fundamental para garantir a segurança e a qualidade do ensino esportivo.

Segundo a parlamentar, jovens entre 10 e 18 anos não devem receber orientação e treinamento esportivo de pessoas sem formação adequada na área.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Como o projeto tramita na Câmara

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação, do Esporte e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para que a proposta se torne lei, será necessária a aprovação tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado Federal.

Como se tornar um profissional de Educação Física?

Para se tornar um profissional de Educação Física, é necessário fazer um curso superior de Educação Física e obter registro profissional no Conselho Regional de Educação Física (Cref) da Unidade Federativa (UF) de atuação.

Se você se interessou pelo curso, saiba que a Quero Bolsa ajuda você a entrar na faculdade com bolsa de estudos e economizar na mensalidade.

A plataforma é o maior portal de educação do país e oferece bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos!  Basta entrar no site e procurar pelo curso que deseja estudar para ver a disponibilidade de bolsas:

A Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino. Conheça algumas abaixo:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações