Sobre o curso de Educação Física
O curso de Educação Física tem como foco formar profissionais capazes de promover a saúde e a capacidade física por meio do ensino e prática de atividades corporais. Ao final do curso, o aluno se qualifica para supervisionar programas de exercícios físicos, ginástica, jogos, artes marciais e dança.
O profissional é capaz de auxiliar no tratamento de portadores de deficiência e preparar atletas de diversas modalidades esportivas. Para lecionar em escolas, é necessário o diploma de licenciatura.
O bacharel em Educação Física tem como mercado de trabalho as academias, hospitais, postos de saúde, ONGs, empresas, clínicas e até mesmo hotéis ou acampamentos. O profissional também pode ser personal trainer e atuar nos setores organizacionais e administrativos do esporte.
Como é a faculdade de Educação Física?
A faculdade de Educação Física traz muitas matérias da área de Ciências Biológicas, como fisiologia, anatomia e ortopedia. Mas a grade inclui também administração, estatística e economia.
O aluno pode escolher cursar licenciatura (para atuar na Educação Básica), bacharelado ou as duas modalidades, conforme a oferta de cada instituição de ensino. Mas, atenção: por serem dois campos profissionais distintos, as disciplinas exigidas para a obtenção dos diplomas serão diferentes.
A duração média da graduação em Educação Física é de quatro anos, com estágio obrigatório.
Qual a grade curricular de Educação Física?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Educação Física em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Educação Física?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Educação Física deve conter disciplinas que articulem a formação específica e ampliada, divididas de tal forma:
Formação Específica:
Dimensão cultural do movimento humano;
Dimensão técnica-instrumental;
Dimensão didática-pedagógica.
Formação Ampliada:
Relação ser humano-sociedade;
Dimensão biológica do corpo humano;
Produção do conhecimento científico e tecnológico.
A faculdade ainda é livre para propor um ou mais núcleos de aprofundamento que utilizem até 20% da carga horária total do curso.
Além disso, os conteúdos devem contemplar diferentes particularidades regionais, identidades culturais, educação ambiental, trabalho, necessidades das pessoas portadoras de deficiência e de grupos e comunidades especiais.
Quanto custa uma faculdade de Educação Física?
O valor da mensalidade do curso de Educação Física pode variar bastante dependendo da instituição de ensino. Mas, para quem procura por valores mais baixos, existe a chance de conseguir uma bolsa de estudos.
A Quero Bolsa, site que oferece descontos nas mensalidades de cursos de todo o Brasil, possibilita essa oportunidade. Na plataforma digital, há cursos de Educação Física em diversas instituições com mensalidades a partir de R$ 85,00.
Procure o curso de Educação Física ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Educação Física
O que faz o profissional de Educação Física?
O profissional de Educação Física desenvolve atividades físicas com crianças, jovens e adultos e ensina técnicas desportivas. Realiza também treinamentos especializados com atletas de diferentes esportes, instruindo sobre os princípios e regras de cada um deles.
Ele avalia e supervisiona o preparo físico dos atletas; acompanha e supervisiona as práticas desportivas. Pode elaborar informes técnicos e científicos na área de atividades físicas e do desporto.
Onde o profissional de Educação Física pode trabalhar?
De forma geral, o profissional pode atuar na prestação de serviços no campo dos exercícios físicos com objetivos educacionais, de saúde e de desempenho esportivo.
O bacharel de Educação Física pode trabalhar com carteira assinada ou como autônomo, em academias e escolas de esporte, clubes e hotéis, clínicas médicas e fisioterápicas, em atendimentos domiciliares e em órgãos públicos.
Já o licenciado é o profissional que atua na Educação Básica, como professor de Educação Física.
O trabalho é desenvolvido de forma individual, nos mais variados ambientes, em horários irregulares.
Em algumas atividades, os profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como em posições desconfortáveis por longos períodos, sob pressão, sujeitos a condições climáticas intensas.
Quanto ganha um profissional de Educação Física?
O salário médio de um Educador Físico no Brasil é de R$ 3.804,75 . Os estados onde a profissão de Educador Físico têm os melhores salários são .
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui
Como ingressar na profissão de Educação Física
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Educação Física?
Para atuar profissionalmente, além do diploma em um curso de Educação Física reconhecido pelo MEC, o profissional precisa estar inscrito no Conselho Regional de Educação Física (Cref).
A experiência necessária para o exercício pleno da função varia, conforme a ocupação, de um a quatro anos.
O número de profissionais especializados e pós-graduados tem crescido nos últimos anos, demonstrando a importância de manter-se atualizado sobre os conhecimentos da área.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Educação Física?
As principais características do profissional de Educação Física, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Educação Física
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Educação Física foram: