Profissional de educação física: tudo sobre a profissão
Aquele que desenvolve atividades físicas e ensina técnicas desportivas
Conciliando saúde e educação, as ações do Profissional de Educação Física podem abranger diversas faixas etárias.


Sobre a profissão
O que faz um Profissional de educação física?
Através do ensino e prática de atividades corporais, o profissional de Educação Física possui atuação direta com a saúde e a qualidade de vida das pessoas. O profissional formado em Educação Física está apto ao trabalho educativo, tanto para os alunos do ensino fundamental e médio, quanto para lecionar em instituições de ensino superior. O curso de bacharelado habilita o profissional ao trabalho em diversas áreas: hospitais, postos de saúde, empresas, clínicas e redes hoteleiras. Por outro lado, o diploma de licenciatura é necessário para lecionar em escolas.
Nesse sentido, ao ingressar no curso, o estudante deverá optar pelo grau de ensino que atenda sua expectativa profissional. Em nível de licenciatura, o profissional encontrará espaço em escolas e meios relacionados ao ensino. Já em bacharelado, o mercado profissional da área será ampliado para diversos setores que demandam a presença do profissional, como: academias, esportes, pesquisa, ginástica, entre outras possibilidades.
Além disso, o graduado em Educação Física poderá se especializar, por meio de uma pós-graduação, em determinada área profissional. Entre as principais alternativas, se destacam: Gestão Esportiva, Educação Física Escolar, Natação e Atividades Aquáticas, Fisiologia do Exercício, Personal Trainer, entre outras possibilidades.
As atividades desempenhadas pelo profissional envolvem práticas esportivas, orientação e ensino, atendimento profissional, pesquisa, entre diversas outras possibilidades que englobam as atividades físicas.
Como atua um Profissional de educação física?
A atuação deste profissional está relacionada à prestação de serviços no campo dos exercícios físicos com as propostas educacionais, de saúde e de desempenho esportivo. Para atuar profissionalmente, além do diploma em um curso de Educação Física reconhecido pelo MEC, o profissional precisa estar inscrito no Conselho Regional de Educação Física (Cref).
O profissional também poderá desempenhar funções em atividades recreativas em cruzeiros ou na rede hoteleira, atuar em modalidades esportivas de alto rendimento, ginástica laboral para empresas e pesquisas em sua área de atuação.
Veja também: Todos os detalhes sobre o curso de Gestão Desportiva no site da Quero Bolsa.
Onde atua um Profissional de educação física?
O profissional de Educação Física possui amplo campo de atuação e poderá atuar com carteira assinada ou como autônomo. De acordo com a página do curso, o profissional está habilitado para trabalhar em academias e centros esportivos, clubes e hotéis, clínicas médicas e fisioterápicas. Além disso, sua atuação também abrange atendimentos domiciliares e em órgãos públicos. De acordo com o site de recrutamentos Glassdoor, o salário médio é de R$ 2.549,00 no Brasil.
Confira as principais possibilidades de atuação para o profissional de educação física:
- Ensino: Assim como destacado anteriormente, a presença do profissional de educação física em escolas é de ampla demanda. Nesse contexto, o profissional atuará como professor, orientando estudantes em relação às práticas físicas, pedagógicas e esportivas da área.
- Academias: Em academias, o profissional de educação física é responsável por auxiliar os alunos para a correta execução das atividades físicas, atuando conjuntamente com os demais profissionais da área.
- Esportes: O profissional de educação física também pode atuar na área esportiva, sendo atleta, técnico, preparador físico, entre diversas outras possibilidades que englobam os diferentes esportes e possibilidades de atuação. Nesse sentido, a formação em Educação Física pode ser um diferencial, embora não seja um requisito obrigatório para atuação na área.
- Saúde: Na área da saúde, o profissional atua, conjuntamente com médicos, fisioterapeutas e demais profissionais especializados na reabilitação física do paciente. Essa atuação pode acontecer em hospitais e centros de fisioterapia.
- Pesquisa: Encontrar métodos e soluções para aprimorar a qualidade de vida e a saúde da população também pode englobar as atividades do profissional de educação física. Nesse contexto, o profissional pode atuar na área da pesquisa. Para isso, o estudante deverá optar por uma pós-graduação, o que inclui especialização, mestrado ou doutorado.
- Ginástica Laboral: Em empresas públicas ou privadas, o profissional de educação física poderá atuar no combate ao sedentarismo e demais fatores prejudiciais à saúde, por meio das atividades físicas. Para isso, o profissional promove exercícios laborais destinados aos colaboradores da instituição em que atua.
- Empreendedorismo: O profissional de educação física também pode optar por empreender em seu campo de atuação. Nesse contexto, o graduado em Educação Física pode gerenciar sua própria academia, atuar autonomamente em serviços particulares, entre outras possibilidades.
- Recreação: Promover atividades e exercícios de forma recreativa também é uma possibilidade de atuação para o . Em spas, hotéis e clubes, o profissional pode propor gincanas, coreografias e dinâmicas que promovam atividades físicas de formas divertidas.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um profissional de educação física.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Por que ser um Profissional de educação física?
Como se tornar um Profissional de educação física?
Para se tornar um Profissional de Educação Física, o estudante deverá concluir um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e obter registro profissional no Conselho Regional de Educação Física (Cref) da Unidade Federativa (UF) de atuação.
Além disso, a importância de especializações e pós-graduações deve ser ressaltada na área de Educação Física. Afinal, a tendência é de alta competitividade no mercado de trabalho deste profissional.
Durante a realização do curso de Educação Física, o estudante deverá desenvolver as habilidades e competências profissionais da área, o que inclui, segundo as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC):
- Sólida formação nas áreas da Educação Física, estando apto para lecionar e transmitir os principais conhecimentos que envolvem o setor;
- Atuar em atividades física por meio de fatores fisiológicos, psicológicos e socioculturais;
- Compreender as diferentes manifestações culturais da atividade física, o que inclui esportes nas mais variadas modalidades.
Como é o curso de Educação Física?
O curso de Educação Física conta com disciplinas como:
- Anatomia Humana
- Atletismo
- Fisiologia Humana
- Fisiologia do Exercício
- Futebol e Futsal
- Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida
- Metodologia da Educação Física no Ensino Fundamental e Médio
Vale ressaltar que a grade curricular do curso varia de acordo com a instituição de oferta e grau de ensino. As temáticas abordadas na licenciatura, por exemplo, se diferem pontualmente em relação ao bacharelado.
O curso de Educação Física possui duração média de quatro anos, podendo ser realizado nas modalidades presencial e a distância em diferentes graus de ensino, como: bacharelado, licenciatura e pós-graduação.
Onde estudar Educação Física?
Confira algumas das instituições, reconhecidas pelo MEC, pelas quais o estudante poderá se formar em Educação Física:
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade São Judas Tadeu
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
- Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto (FHO)
- Universidade Estácio de Sá (Estácio)
- Faculdade Anhanguera (Anhanguera)
Como ingressar no curso de Educação Física?
O estudante pode ingressar no curso por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada nos principais programas do governo, como: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Outra possibilidade é a realização de vestibulares próprios de instituições públicas ou privadas em busca de bolsas, vagas e descontos.
Além disso, se você deseja ingressar na faculdade de Educação Física com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e confira as melhores ofertas para o curso em diversas instituições de ensino superior particulares.
Oportunidades para se tornar Profissional de educação física
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?