Para se tornar um Profissional de Educação Física, o estudante deverá concluir um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e obter registro profissional no Conselho Regional de Educação Física (Cref) da Unidade Federativa (UF) de atuação.
Além disso, a importância de especializações e pós-graduações deve ser ressaltada na área de Educação Física. Afinal, a tendência é de alta competitividade no mercado de trabalho deste profissional.
Durante a realização do curso de Educação Física, o estudante deverá desenvolver as habilidades e competências profissionais da área, o que inclui, segundo as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC):
- Sólida formação nas áreas da Educação Física, estando apto para lecionar e transmitir os principais conhecimentos que envolvem o setor;
- Atuar em atividades física por meio de fatores fisiológicos, psicológicos e socioculturais;
- Compreender as diferentes manifestações culturais da atividade física, o que inclui esportes nas mais variadas modalidades.
Como é o curso de Educação Física?
O curso de Educação Física conta com disciplinas como:
- Anatomia Humana
- Atletismo
- Fisiologia Humana
- Fisiologia do Exercício
- Futebol e Futsal
- Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida
- Metodologia da Educação Física no Ensino Fundamental e Médio
Vale ressaltar que a grade curricular do curso varia de acordo com a instituição de oferta e grau de ensino. As temáticas abordadas na licenciatura, por exemplo, se diferem pontualmente em relação ao bacharelado.
O curso de Educação Física possui duração média de quatro anos, podendo ser realizado nas modalidades presencial e a distância em diferentes graus de ensino, como: bacharelado, licenciatura e pós-graduação.
Onde estudar Educação Física?
Confira algumas das instituições, reconhecidas pelo MEC, pelas quais o estudante poderá se formar em Educação Física:
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade São Judas Tadeu
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
- Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto (FHO)
- Universidade Estácio de Sá (Estácio)
- Faculdade Anhanguera (Anhanguera)
Como ingressar no curso de Educação Física?
O estudante pode ingressar no curso por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada nos principais programas do governo, como: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Outra possibilidade é a realização de vestibulares próprios de instituições públicas ou privadas em busca de bolsas, vagas e descontos.
Além disso, se você deseja ingressar na faculdade de Educação Física com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e confira as melhores ofertas para o curso em diversas instituições de ensino superior particulares.