O agente de saúde é o profissional responsável por assessorar a comunidade em questões relativas à saúde, realizando visita domiciliares, orientando moradores sobre cuidados com doenças, verificando condições de saneamento, distribuindo materiais informativos e acompanhando pacientes com doenças crônicas.
Seu objetivo é criar uma conexão entre a população e os serviços de saúde pública, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e reduzir riscos ao bem-estar coletivo. Para isso, o profissional vai às ruas, visitando pacientes e relatando suas condições à equipe médica, que elaboram estratégias de conscientização e tratamento.
O agente também atualiza cadastros familiares, registra dados, realiza campanhas de vacinação e acompanha pacientes em consultas médicas ou em exames laboratoriais, garantindo o acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo município.
Além disso, o agente contribui para a prevenção e controle de doenças, como dengue, hipertensão, diabetes e outras enfermidades comuns. Seu papel é esclarecer dúvidas sobre sintomas, tratamentos, formas de transmissão e prevenção, orientando a comunidade com uma linguagem adaptada.
De acordo com a Lei n°13.595, promulgada em 2018 e que expõe diretrizes do trabalho do agente comunitário de saúde, suas atividades são pautadas por:
O agente de saúde não é habilitado para realizar diagnósticos médicos, prescrever medicamentos, realizar procedimentos médicos invasivos ou administrar tratamentos. Também não deve interferir nas perspectivas culturais ou pessoais dos atendidos. Além disso, não deve compartilhar informações confidenciais dos pacientes com terceiros sem consentimento, nem discriminar ou julgar os pacientes.
Um ACS deve apresentar conhecimentos básicos em práticas de saúde e registro de pacientes. Além disso, o profissional deve compreender as atividades de:
O agente de saúde atua dentro da comunidade, realizando visitas domiciliares para verificar as condições de saúde dos moradores. Ele tem contato direto com a população e identifica suas necessidades para solicitar a intervenção médica.
Em cada visita, o profissional preenche relatórios detalhados, coletando informações sobre a situação familiar, estado de saúde dos moradores e condições sanitárias das residências. O profissional também verifica se os tratamentos indicados pelos médicos estão sendo realizados corretamente, observa a presença de sintomas e encaminha as pessoas ao posto de saúde, caso necessário.
O agente de saúde também auxilia no desenvolvimento de campanhas de conscientização sobre temas como dengue, vacinação, saúde bucal e alimentação saudável, organizando reuniões e distribuindo materiais educativos.
Ao final das atividades diárias, ele retorna à unidade de saúde para registrar dados sobre a população atendida, atualizando informações para relatórios oficiais e facilitando o planejamento de ações futuras para a comunidade.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
A função do agente comunitário de saúde é atuar como um elo entre a comunidade e o sistema de saúde. Eles visitam famílias em suas áreas designadas, identificam necessidades de saúde, promovem a prevenção de doenças, oferecem orientações sobre cuidados básicos de saúde, monitoram condições crônicas, coletam dados epidemiológicos, mobilizam a comunidade para ações de promoção à saúde e encaminham casos complexos aos serviços de saúde adequados.
As atribuições do agente comunitário de saúde englobam:
Veja também: Quanto ganha um Agente de saúde? Confira a página de salários no site da Quero Bolsa.
O agente comunitário de saúde deve conhecer diferentes doenças e seus impactos na saúde pública, visando oferecer orientações e monitorar a população. Entre as principais condições que ele precisa monitorar estão:
O agente de saúde trabalha em unidades de saúde, como postos ou centros de atendimento médico. Nesses locais, ele registra informações para o prontuário médico e ajuda na organização dos atendimentos. Também pode participar de campanhas de vacinação e programas de saúde desenvolvidos.
Fora dos postos, ele anda pelas ruas e bairros, entrando em contato direto com as famílias e indivíduos em suas próprias casas. Durante as visitas, eles estabelecem o contato com a realidade da população, identificando suas necessidades de saúde.
Outra esfera de atuação é em escolas e instituições educacionais, onde o agente de saúde coordena palestras, workshops e distribuição de materiais educativos, abordando temas aplicáveis para a comunidade escolar, como higiene, prevenção de doenças, alimentação e promoção de hábitos de vida saudáveis entre os estudantes e professores.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um agente de saúde, é necessário ser aprovado em concurso público para o cargo. Além disso, o profissional deve residir na região onde deseja atuar, contar com o ensino fundamental completo e concluir o curso de formação inicial para a carreira.
A formação aborda temas como saúde pública, epidemiologia e outros conteúdos que qualificam os candidatos para o exercício de suas funções.
O profissional também pode realizar o curso técnico de Agente Comunitário da Saúde, com duração aproximada de 1.200 horas. O programa é estruturado pelo Ministério da Saúde e aborda:
As competências e habilidades do agente comunitário de saúde (ACS) incluem a capacidade de estabelecer relações interpessoais com a comunidade, identificar necessidades de saúde, promover a prevenção de doenças, orientar sobre cuidados básicos, mobilizar a comunidade para ações de promoção à saúde, coletar dados epidemiológicos, comunicar-se com equipes de saúde e adaptar-se a contextos diversos.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.