Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Agente de saúde: tudo sobre a profissão

Aquele que apoia a comunidade para melhoraria da qualidade de vida

Presente em boa parte dos municípios, profissional apresenta salários que variam bastante conforme os estados brasileiros

agente de saúde

Sobre a profissão

O agente de saúde, ou agente comunitário de saúde, é o profissional responsável por realizar atividades que previnam doenças e promovam a saúde das pessoas. Suas ações são realizadas com base em estratégias de educação popular, feitas em domicílios ou comunidades, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele realiza visitas domiciliares rotineiras em sua área geográfica de atuação para conscientizar, orientar e identificar pessoas com sintomas de doenças agudas e crônicas e faz o encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima. 

O agente de saúde tem entre suas obrigações o acompanhamento do estado de saúde de grávidas, lactantes, idosos, crianças e adolescentes, pessoas em sofrimento psíquico, dependência química e grupos em geral em vulnerabilidade.

Além do acompanhamento familiar e individual, o agente de saúde combate a proliferação de vetores que possam causar epidemias e serem possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti, o “mosquito da dengue”.

Os agentes de saúde visitam as casas e preenchem um formulário com informações sobre essa família. Depois disso, ele passa orientações para manutenção da saúde e da qualidade de vida dessas pessoas. Outra coisa que ele costuma fazer é encaminhar alguns casos para os serviços de saúde da cidade. A remuneração desse profissional possui uma variação grande de acordo com cada estado.

O agente de saúde atua especificamente na comunidade urbana e rural. O profissional é diretamente ligado ao gestor local do SUS, a quem deve reportar suas atividades. A Estratégia de Saúde da Família é o principal programa de âmbito nacional em que o agente de saúde está presente.

Por que ser um Agente de saúde?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Agente de saúde

    Como se tornar um Agente de saúde?

    A contratação de um agente de saúde se dá por meio de um concurso público ou processo seletivo realizado por prefeituras, governo do estado ou órgão do governo federal.

    Segundo a Lei Federal nº 11.350 que regulamenta a profissão, o agente de saúde precisa ter Ensino Médio completo para exercer a profissão. Além disso, é obrigatório residir na mesma área da comunidade em que vai atuar, pelo menos desde a data de publicação do edital de contratação.

    Para poder atuar na profissão, é necessário concluir um curso de formação inicial com carga horária de no mínimo 40 horas.

    A lei permite uma exceção para contratação para pessoas com Ensino Fundamental completo, desde que não haja outro candidato com Ensino Médio completo inscrito no concurso. Se aprovado, o agente de saúde deve apresentar a conclusão do Ensino Médio em até três anos após o início do trabalho.

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.