A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é uma instituição de ensino superior pública, ligada ao governo federal. Credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 1938, ela tem sede na cidade de São Paulo.
A UNIFESP oferece cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas.
mais de 13.000 alunos matriculados
mais de 1.560 docentes
50 cursos de graduação
34 unidades no estado de São Paulo
Tradicionalmente reconhecida na área da saúde, a UNIFESP expandiu seu campo de atuação na última década. Segundo o ranking mundial Times Higher Education, ela está entre as sete melhores universidades brasileiras. A alta qualificação do corpo docente, o ensino internacionalizado e as políticas de assistência estudantil estão entre os destaques da instituição.
A UNIFESP possui três notas máximas (5) em indicadores do Ministério da Educação (MEC): Conceito Institucional EaD (2013), Conceito Institucional (2017) e Índice Geral de Cursos (2019).
97% dos professores têm o doutorado como titulação;
Internacionalização: quase 400 estudantes por ano realizam intercâmbio acadêmico em instituições de outros países;
Hospital universitário (Hospital São Paulo) com mais de 16 mil cirurgias/ano, um centro de referência no país;
Mais de 2.700 atendimentos/ano em programas de assistência estudantil, em áreas como alimentação, moradia e transporte.
Ruim
undefined avaliações
Christian Cortez • Biotecnologia
Ótima integração e professores!
Hemily Bernardo • Ciências Ambientais
Melhor universidade e melhor curso!
Nathalia Cardoso • Terapia Ocupacional
Formação diferenciada e ético-técnico-politica
Fernanda Seiffert • Biotecnologia
ótima estrutura e professores
Elias Siqueira • Biotecnologia
Excelentes professores e principalmente orientadores
Daniel Pinheiro • Enfermagem
Ensino de referência
A UNIFESP possui sete campi no estado de São Paulo. Na capital há o Campus São Paulo, no bairro Vila Clementino (que concentra cursos da área de saúde e a sede da instituição) e o Campus Zona Leste, em Itaquera (com cursos ainda em processo de implementação).
Outros três campi ficam na região metropolitana de São Paulo: em Diadema (cursos na área de ciências biológicas), Guarulhos (ciências humanas) e Osasco (gestão e negócios). Há ainda o Campus São José dos Campos (ciências exatas) e o Campus Baixada Santista, em Santos (que mescla cursos das três grandes áreas de conhecimento).
A origem da UNIFESP é a Escola Paulista de Medicina, fundada em 1933 e que se sustentou por meio de recursos privados e subsídios governamentais até a sua federalização em 1956.
A transformação dessa tradicional instituição em universidade, porém, só iria ocorrer em 1994.
O foco no campo da saúde permaneceu até 2006, quando teve o início um programa de expansão que levou à abertura de novos campi e lançamentos de cursos nas áreas de ciências humanas e exatas.
Não há vestibular da UNIFESP. O ingresso do estudante é feito através do SISU, sistema Misto (ENEM + provas complementares), Transferências (Internas, Externas e Ex-Officio) e Reingresso.
Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na UNIFESP? Vejas as notas necessárias para entrar na UNIFESP pelo Sisu.