Logo Quero Bolsa

Comissário de bordo: tudo sobre a profissão

Aquele que cuida da organização e segurança em viagens aéreas.

A demanda pelo profissional é alta devido a sua indispensável atuação no setor da aviação

Salário médio: R$ 2.225,54 Vagas em 2024: +324 vagas Ver bolsas
Action

Sobre a profissão

O que faz um Comissário de bordo?

O comissário de bordo é o profissional responsável por garantir a segurança, o conforto e o bem-estar dos passageiros durante todas as etapas do voo.

Ele realiza o atendimento aos ocupantes da aeronave, auxilia pessoas com necessidades específicas, serve refeições, fornece informações importantes e monitora o ambiente da cabine.

Além das funções básicas, o comissário presta orientações sobre procedimentos de emergência e monitora situações que possam afetar a integridade física dos ocupantes da aeronave.

+ Veja bolsas de estudo para o curso de Aviação Civil

Como atua um Comissário de bordo?

O comissário de bordo atua na cabine da aeronave, para garantir a segurança, o bem-estar e o atendimento aos passageiros.

Ele está presente em todas as etapas do voo:

  • Antes da decolagem: revisa rotas, avalia condições meteorológicas, estuda a adaptação para passageiros especiais e implementa procedimentos de emergência.
  • Durante o voo: responde a solicitações, identifica comportamentos de risco, mantém contato com a tripulação técnica e age rapidamente em situações imprevistas, como turbulência ou mal-estar de passageiros.
  • Após pouso: organiza a cabine, registra ocorrências e contribui com o fechamento do relatório de voo.

Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Onde atua um Comissário de bordo?

O comissário de bordo atua em companhias aéreas comerciais, que operam voos nacionais e internacionais.

Além das linhas aéreas tradicionais, o profissional é demandado em voos executivos, seja em companhias charter, aeronaves de autoridades governamentais ou empresas de transporte aeromédico.

Por que ser um Comissário de bordo?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Comissário de bordo?

Para se tornar comissário de bordo, é preciso concluir um curso homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), obter o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) e comprovar aptidão física por meio do CMA (Certificado Médico Aeronáutico).

As companhias aéreas também podem exigir outros requisitos, como domínio de idiomas — principalmente inglês — boa comunicação, disponibilidade para viagens e capacidade de lidar com situações de estresse.

Quanto tempo dura o curso de comissário de bordo​?

O curso de comissário de bordo costuma durar de 2 a 5 meses, dependendo da escola de aviação e da carga horária escolhida.

A formação foca conteúdos específicos da profissão, como segurança de voo, primeiros socorros, sobrevivência, regulamentação e atendimento ao passageiro.

Oportunidades para se tornar Comissário de bordo

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Action

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?