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Comissário de bordo: tudo sobre a profissão

Aquele que cuida da organização e segurança em viagens aéreas. A demanda pelo profissional é alta devido a sua indispensável atuação no setor da aviação
comissário de bordo

Sobre a profissão

O comissário de bordo, ou comissário de voo, é o profissional responsável pelos aspectos de organização e segurança de uma viagem aérea.


Ele recebe os passageiros, direciona as pessoas para suas poltronas, auxilia na disposição das bagagens de mão dentro da aeronave, serve alimentos e bebidas, transmite informações de segurança, atende aos pedidos da tripulação e verifica as condições de segurança nas poltronas com os passageiros.


Suas funções exigem autocontrole e boa comunicação. Considerando que diversas situações inesperadas podem surgir durante o voo, é preciso ter raciocínio rápido, agilidade, organização, boa observação e uma ótima capacidade para resolução de problemas.

O comissário de bordo costuma não ter muita rotina, afinal, seu trabalho envolve cruzar os mais variados lugares do país e do mundo. Em sua atuação, o profissional é responsável por garantir a segurança e o conforto dos passageiros. Ele atua desde o momento do embarque, auxiliando na acomodação das bagagens e orientando os passageiros sobre os procedimentos de segurança, até a chegada ao destino, fornecendo informações sobre a cidade e cuidando do desembarque.


Durante o voo, o comissário também serve refeições e bebidas aos passageiros, realiza procedimentos de emergência, atua em situações de conflito a bordo e presta os primeiros socorros em casos de necessidade. É uma profissão que exige habilidades como comunicação, empatia, resolução de problemas, trabalho em equipe e flexibilidade de horários, já que o comissário pode ter uma carga horária variável e trabalhar em voos noturnos, feriados e fins de semana.


Novo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil aprovado em 2023: No dia 7 de fevereiro de 2023, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deu o aval ao novo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 63, que versa sobre os critérios a serem cumpridos para a concessão de licenças a mecânicos e comissários de voo. 


Este regulamento substitui o anterior Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA) nº 63, elaborado pelo extinto Departamento de Aviação Civil (DAC) em 2006. O conjunto normativo vigente proporciona principalmente simplificação de trâmites e diminuição de despesas para o setor da aviação.


Abaixo, apresentamos as principais modificações ratificadas que afetam os comissários de voo:

  • Eliminação da obrigação de frequentar um curso que seja obrigatoriamente homologado conforme o RBAC nº 141;
  • Adaptação dos requisitos de experiência operacional indispensáveis para a concessão da licença de comissário de voo, estipulando um mínimo de 5 horas de período de familiarização;
  • Supressão da exigência de exame teórico (banca) para comissários de voo;

Abolição da validade da habilitação do comissário de voo, passando a considerar a vigência vinculada à participação em treinamento, sucesso em teste de competência, validade do Certificado Médico Aeronáutico (CMA) e experiência recente.


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O comissário de bordo está presente em todas as companhias aéreas. É um profissional essencial para o bom andamento do voo e controle interno da aeronave. Atualmente, não está só em voos comerciais, mas também em voos particulares em jatinhos e até helicópteros. Com uma experiência maior, o comissário de bordo pode se tornar chefe de cabine.

Voos internacionais exigem fluência na comunicação em outras línguas. O inglês é o ponto de partida, mas, quanto mais variedade no conhecimento de outros idiomas, mais oportunidades se tornam disponíveis.

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Quanto ganha um comissário de bordo?

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário do comissário de bordo é de, em média, R$ 2.312,17.


Comissão debate produção de combustível sustentável para a aviação civil

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados está promovendo hoje (7) um debate sobre a produção de combustíveis de aviação sustentáveis, também conhecidos como SAF (Sustainable Aviation Fuel) em inglês. As informações foram inicialmente divulgadas pela Agência Câmara de Notícias


O debate terá lugar às 16 horas, no plenário 4 da Câmara.


Segundo o deputado Arnaldo Jardim, do Estado de São Paulo, proponente do debate, estima-se que a aviação civil seja responsável por quase 4% das emissões totais de gases de efeito estufa na atmosfera. 


Para reverter esse cenário, explica o deputado, em 2021, as empresas associadas à Associação Internacional de Transportes Aéreos comprometeram-se a reduzir progressivamente as emissões líquidas de dióxido de carbono (CO2) até 2050.


O parlamentar esclarece que para alcançar esse objetivo, as companhias terão que aprimorar a eficiência das aeronaves, otimizar as rotas de voo, desenvolver novos sistemas de propulsão, implementar mecanismos de compensação e, principalmente, substituir o querosene de aviação por combustíveis sustentáveis.


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Por que ser um Comissário de bordo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Comissário de bordo?

    Para ingressar na profissão de comissário de bordo, não é mandatório possuir curso superior. No entanto, é essencial passar por um curso de formação especializado. Além disso, atente-se para escolher uma escola de aviação conceituada e bem-aceita no mercado.

    Qual curso fazer para ser Comissário de bordo?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Quais cidades têm cursos de Ciências Aeronáuticas?

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