Um comissário de bordo é o profissional responsável por garantir a segurança e o conforto dos passageiros durante um voo. Ele atua diretamente na cabine da aeronave e é uma peça fundamental para o bom funcionamento da viagem.
Veja as principais funções de um comissário de bordo:
O comissário de bordo atua diretamente na cabine da aeronave, sendo o responsável por garantir a segurança, o bem-estar e o atendimento aos passageiros durante todo o voo. Seu trabalho começa antes da decolagem e termina após o desembarque. Veja como ele atua em cada etapa:
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Companhias aéreas nacionais ou internacionais, em voos domésticos ou internacionais.
Jatos corporativos ou particulares, com foco em atendimento personalizado.
Aeronaves contratadas para excursões, eventos ou viagens de grupos específicos.
Profissional experiente que atua em escolas de aviação civil, treinando novos comissários.
Coordenação de cabine, planejamento de tripulação, treinamento interno, entre outras funções em terra.
Veja também: Os Modelos de Currículos gratuitos, feitos pela Quero Bolsa. Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você! Confira aqui na QB!
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um comissário de bordo no Brasil, é preciso seguir alguns passos específicos, que envolvem formação técnica e certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Abaixo, explico o caminho:
Para ingressar na profissão, você precisa:
Você deve se matricular em um curso de comissário de voo autorizado pela ANAC. O curso costuma ter duração média de 4 a 6 meses e inclui:
Além da parte teórica, há aulas práticas, incluindo simulações em piscinas e treinamentos em aeronaves.
Após concluir o curso, o candidato precisa fazer a prova da ANAC, chamada CCT (Certificado de Conhecimentos Teóricos). A aprovação nesse exame é obrigatória para obter a licença de comissário.
É necessário passar por exames médicos com profissionais credenciados pela ANAC, para obter o CMA de 2ª classe, que comprova aptidão física e mental para exercer a função.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.