Comissário de bordo: tudo sobre a profissão
Aquele que cuida da organização e segurança em viagens aéreas.
A demanda pelo profissional é alta devido a sua indispensável atuação no setor da aviação


Sobre a profissão
O que faz um Comissário de bordo?
O comissário de bordo é o profissional responsável por garantir a segurança, o conforto e o bem-estar dos passageiros durante todas as etapas do voo.
Ele realiza o atendimento aos ocupantes da aeronave, auxilia pessoas com necessidades específicas, serve refeições, fornece informações importantes e monitora o ambiente da cabine.
Além das funções básicas, o comissário presta orientações sobre procedimentos de emergência e monitora situações que possam afetar a integridade física dos ocupantes da aeronave.
Como atua um Comissário de bordo?
O comissário de bordo atua na cabine da aeronave, para garantir a segurança, o bem-estar e o atendimento aos passageiros.
Ele está presente em todas as etapas do voo:
- Antes da decolagem: revisa rotas, avalia condições meteorológicas, estuda a adaptação para passageiros especiais e implementa procedimentos de emergência.
- Durante o voo: responde a solicitações, identifica comportamentos de risco, mantém contato com a tripulação técnica e age rapidamente em situações imprevistas, como turbulência ou mal-estar de passageiros.
- Após pouso: organiza a cabine, registra ocorrências e contribui com o fechamento do relatório de voo.
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Onde atua um Comissário de bordo?
O comissário de bordo atua em companhias aéreas comerciais, que operam voos nacionais e internacionais.
Além das linhas aéreas tradicionais, o profissional é demandado em voos executivos, seja em companhias charter, aeronaves de autoridades governamentais ou empresas de transporte aeromédico.
Por que ser um Comissário de bordo?
Como se tornar um Comissário de bordo?
Para se tornar comissário de bordo, é preciso concluir um curso homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), obter o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) e comprovar aptidão física por meio do CMA (Certificado Médico Aeronáutico).
As companhias aéreas também podem exigir outros requisitos, como domínio de idiomas — principalmente inglês — boa comunicação, disponibilidade para viagens e capacidade de lidar com situações de estresse.
Quanto tempo dura o curso de comissário de bordo?
O curso de comissário de bordo costuma durar de 2 a 5 meses, dependendo da escola de aviação e da carga horária escolhida.
A formação foca conteúdos específicos da profissão, como segurança de voo, primeiros socorros, sobrevivência, regulamentação e atendimento ao passageiro.
Oportunidades para se tornar Comissário de bordo
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?