Sobre o curso de Química
O curso de Química forma profissionais que investigam, realizam experiências e análises relacionadas a propriedades, composição e transformações das substâncias quando sofrem alterações de temperatura e pressão ou quando se misturam a elementos químicos.
O aluno pode graduar-se como bacharel ou como licenciado. O bacharelado permite que o profissional desempenhe atividades relativas à pesquisa e desenvolvimento. Já a licenciatura habilita-o para dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio.
No mercado de trabalho, a área de atuação se estende às indústrias. Nelas, o químico pesquisa novos materiais, supervisiona a produção e aplica testes de qualidade. Além disso, elabora projetos de instalações industriais e faz a manutenção de equipamentos.
O curso pode ser encontrado em nível de licenciatura ou bacharelado. Ambas possuem diferenças de abordagem, dotando os estudantes de diferentes perfis profissionais. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o bacharel em química possui formação mais generalista, dominando as técnicas básicas da utilização de laboratórios e equipamentos cotidianos para a função. Já o profissional licenciado deve estar apto a abordar os variados campos de estudo da matéria, podendo atuar em fins pedagógicos.
Outra alternativa disponível é o curso técnico de Química. Nesse sentido, o estudante será direcionado a disciplinas mais práticas, possibilitando, por conta disso, uma formação de curta e média duração.
O curso pode ser encontrado em diferentes modalidades, como: presencial, semipresencial e EaD. Dessa maneira o estudante poderá optar pela modalidade que atenda à sua demanda. Vale ressaltar que as modalidades possuem diferenças. Enquanto no ensino presencial o aluno é direcionado a prática, no ensino a distância o curso possui abordagem teórica.
Como é a faculdade de Química?
De acordo com as Diretrizes Curriculares do MEC, durante sua formação, o estudante terá, em sua grade curricular, disciplinas relacionadas à Matemática, Física e Química, o que envolve estudos relacionados à álgebra, conceitos de cálculos de campos físicos, além de teorias químicas.
A duração média do curso é de quatro anos. Os alunos de licenciatura cursam disciplinas pedagógicas. Já os de bacharelado recebem formação geral nas quatro áreas da Química – orgânica, inorgânica, analítica e físico-química –, com aulas teóricas e em laboratório.
Qual a grade curricular de Química?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Química em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Química?
A graduação em Química tem duração média de 4 anos e é oferecida em grau de bacharelado e licenciatura.
A matriz curricular do curso traz algumas disciplinas das áreas de Matemática e Física. As disciplinas na área química são teóricas e experimentais e o estudante aprende conceitos sobre Matéria e Energia, Estrutura dos Materiais, Físico-Química, Modelos Atômicos e Termodinâmica, entre outros.
Ainda, os alunos que optam pela licenciatura cursam disciplinas na área de educação, como Didática, Prática de Ensino, Psicologia da Educação, etc.
De acordo com o MEC, durante o curso, o estudante desenvolverá competências e habilidades necessárias para a atuação do químico. Entre elas se destacam:
Conhecimento sólido e abrangente da área;
Possuir habilidades matemáticas com a finalidade de compreender conceitos da Químca;
Capacidade crítica e social;
Conhecimento das leis e conceitos presentes no estudo;
Compreender e analisar textos científico-tecnológicos;
Acompanhar avanços e se manter informado;
Conhecer os conceitos de interpretação de gráficos, tabelas, símbolos e expressões;
Quanto custa uma faculdade de Química?
O valor do curso de Química pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 85,00 entre as instituições parceiras da Quero Bolsa. Se você deseja conferir as ofertas disponíveis, acesse o site da Quero Bolsa e encontre bolsa de estudos para Química com até 80% de desconto nas modalidades presencial, semipresencial e EaD.
Procure o curso de Química ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Química
O que faz o profissional de Química?
O químico realiza ensaios, análises químicas e físico-químicas. Para isto, seleciona metodologias, materiais, reagentes de análise e critérios de amostragem, homogeneizando e dimensionando amostras.
Este profissional também produz substâncias, desenvolve metodologias analíticas e interpreta dados químicos.
Além disso, monitora o impacto ambiental de substâncias, supervisiona procedimentos químicos e coordena atividades químicas laboratoriais e industriais.
Onde o profissional de Química pode trabalhar?
O profissional de Química exerce suas atividades principalmente no setor privado. Atua no ramo industrial, lidando com extração de minérios, petróleo e gás natural, com fabricação de alimentos e bebidas, de produtos químicos e na produção de combustíveis diversos.
Pode, também, ser empregado na agropecuária e no setor de serviços como, por exemplo, na proteção ambiental e na captação, purificação e distribuição de água. Costuma exercer suas atividades em equipes.
Nas instituições de pesquisa e universidades, pode exercer as funções de professor e pesquisador.
Algumas atividades podem expor o profissional a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Existem, também, possibilidades específicas de atuação, que requerem, por vezes, uma especialização no tema de análise. É o caso da Bioquímica, área destinada a estudar processos químicos e biológicos, auxiliando no desenvolvimento de vacinas e medicamentos, além de diversas outras possibilidades de atuação.
Além disso, existem outras áreas como: Química Industrial, Química Forense e Química Ambiental. Para exercer as atuações descritas, o estudante pode realizar uma pós-graduação com durações que variam entre 6 meses a 2 anos.
Quanto ganha um profissional de Química?
O salário médio de um Químico no Brasil é de R$ 2.400,91 . Os estados onde a profissão de Químico têm os melhores salários são PA, SP e RJ.
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui
Como ingressar na profissão de Química
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Química?
Para atuar profissionalmente, o químico deve possuir nível superior completo em Química, em curso reconhecido pelo MEC. Para algumas funções, basta o curso tecnólogo.
O registro no Conselho Regional de Química (CRQ) é obrigatório.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Química?
As principais características do profissional de Química, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Química
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Química foram: