logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Desenvolvedor de software: tudo sobre a profissão

Aquele que desenvolve aplicações para a web em diversos formatos

Profissional é responsável por criar e aprimorar sites, aplicativos e sistemas operacionais

desenvolvedor de software

Sobre a profissão

O desenvolvedor de software está entre os profissionais mais requisitados pelas empresas: ele escreve códigos de programação que levam à criação, manutenção e aprimoramento de todo tipo de software. Em outras palavras, ele desenvolve sites, aplicativos, e outros softwares que podem ser usados nos meios digitais, como computadores e celulares.



Essa é uma profissão de grande relevância para qualquer empresa minimamente envolvida com tecnologias digitais, já que boa parte das transações e operações de qualquer negócio, hoje, estão diretamente envolvidas com um bom desempenho digital.


Uma boa equipe de desenvolvimento de software (ou devs, como são muitas vezes chamados os profissionais da área em seu meio) pode ser o diferencial para empresas que desejam ter uma boa presença digital, por exemplo.



O desenvolvedor de software escreve códigos de programação, realiza testes e busca sempre aprimorar as aplicações já criadas. Com isso, ele pode realizar suas funções considerando três grandes frentes de trabalho: front-end, back-end e full stack.


Os devs front-end trabalham com o desenvolvimento de toda a parte visível de um site ou aplicativo, isto é, aquilo com que o usuário interage. Os devs back-end, por sua vez, trabalham com a estrutura dos sites. Já os devs full-stack têm capacidade de atuar com as duas frentes.



O salário médio de um desenvolvedor de software no país é de R$ 4.661,00, de acordo com dados de 2021 do portal de recrutamento Glassdoor.

O desenvolvedor de software pode trabalhar em qualquer empresa, indústria, organização ou órgão que tenha algum envolvimento na área de tecnologia.

Por que ser um Desenvolvedor de software?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Desenvolvedor de software

    Como se tornar um Desenvolvedor de software?

    Não há formação específica para se tornar desenvolvedor de software. Os profissionais da área, em geral, seguem a carreira a partir de dois caminhos. O primeiro deles é por meio da formação, a partir de uma graduação ou pós-graduação em algum curso de tecnologia, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, entre outros.

    

    O segundo caminho é o de estudar desenvolvimento por meio de cursos livres (gratuitos ou pagos) e criar o próprio portfólio. Muitos profissionais da área se colocam no mercado dessa forma e adquirem experiência por conta própria para conseguirem se candidatar às vagas.



    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Exatas e Informática

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.