O engenheiro de software trabalha no desenvolvimento de programas de computador, buscando a inovação e a ciência para garantir maior desempenho e produtividade dos setores da economia. Além de desenhar e testar novos programas, o engenheiro de software é responsável por realizar manutenção, revisão e atualização deles.
Entre os programas desenvolvidos pelo engenheiro de software estão jogos, aplicativos, plataformas digitais para atividades de educação, sistemas específicos para áreas como a médica e bancária, entre outros. O engenheiro de software também pode gerenciar projetos e negócios de empresas de computação.
O trabalho do engenheiro de software envolve o desenvolvimento de programas e aplicativos, o gerenciamento de projetos ligados a softwares, a realização de testes nos sistemas e o planejamento do design estrutural dos programas. A carreira apresenta grande crescimento nos últimos anos, principalmente, por causa da constante evolução tecnológica vivida nos dias atuais. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2019, o salário médio de um engenheiro de software no Brasil é superior a R$5.000,00 em alguns estados.
O engenheiro de software pode trabalhar em empresas públicas ou privadas de todos os segmentos, na área de inovação da companhia. É comum que o engenheiro de software seja contratado por startups de inovação e por grandes empresas de tecnologia. O profissional poderá trabalhar também como administrador de bancos de dados, analista de sistemas e programador.
O engenheiro de software pode se especializar em diferentes áreas de desenvolvimento de softwares, como bancos de dados, programas técnico-científicos, softwares para palmtops e smartphones, sistemas eletrônicos embarcados, jogos, programas educativos, ensino, sistemas de gerenciamento, administração de empresas, sistemas de apoio a Medicina, e outros.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Um engenheiro de software deve ser organizado e dedicado, ter domínio da matemática, lógica e tecnologia, gostar de solucionar problemas e estar sempre atualizado. Além disso, para se tornar um engenheiro de software, é necessário diploma de curso superior em Engenharia de Software. A especialização desse profissional pode acontecer com um curso de pós-graduação.
Para exercer a profissão, o engenheiro de software precisa, atualmente, registrar-se no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). A regulamentação da profissão pelo CREA é recente e polêmica, pois enquadra o engenheiro de software nas áreas de Engenharia quando está mais relacionado à área de Computação e Informática. Portanto, é preciso estar atento a esse assunto.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia de Software, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.