Carnaval na boa é com bolsa! Garanta a sua antes que as ofertas acabem
Promoção termina em
23
dias
03
horas
00
min
00
Ver ofertas
Informações
Whatsapp
Envie para 0800 123 2222
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Horário especial de carnaval
Segunda e terça das 8h às 18h
Sábado das 9h às 13h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Engenheiro de software

É função do engenheiro de software desenvolver programas que melhorem desempenho e produtividade

O que faz um engenheiro de software

O engenheiro de software trabalha no desenvolvimento de programas de computador, buscando a inovação e a ciência para garantir maior desempenho e produtividade dos setores da economia. Além de desenhar e testar novos programas, o engenheiro de software é responsável por realizar manutenção, revisão e atualização deles.

Entre os programas desenvolvidos pelo engenheiro de software estão jogos, aplicativos, plataformas digitais para atividades de educação, sistemas específicos para áreas como a médica e bancária, entre outros. O engenheiro de software também pode gerenciar projetos e negócios de empresas de computação.

Como se tornar um engenheiro de software

Um engenheiro de software deve ser organizado e dedicado, ter domínio da matemática, lógica e tecnologia, gostar de solucionar problemas e estar sempre atualizado. Além disso, para se tornar um engenheiro de software, é necessário diploma de curso superior em Engenharia de Software. A especialização desse profissional pode acontecer com um curso de pós-graduação.

Para exercer a profissão, o engenheiro de software precisa, atualmente, registrar-se no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). A regulamentação da profissão pelo CREA é recente e polêmica, pois enquadra o engenheiro de software nas áreas de Engenharia quando está mais relacionado à área de Computação e Informática. Portanto, é preciso estar atento a esse assunto.

Áreas de atuação

O engenheiro de software pode trabalhar em empresas públicas ou privadas de todos os segmentos, na área de inovação da companhia. É comum que o engenheiro de software seja contratado por startups de inovação e por grandes empresas de tecnologia. O profissional poderá trabalhar também como administrador de bancos de dados, analista de sistemas e programador.

O engenheiro de software pode se especializar em diferentes áreas de desenvolvimento de softwares, como bancos de dados, programas técnico-científicos, softwares para palmtops e smartphones, sistemas eletrônicos embarcados, jogos, programas educativos, ensino, sistemas de gerenciamento, administração de empresas, sistemas de apoio a Medicina, e outros.