Sobre o curso de Engenharia de Software
O curso de Engenharia de Software prepara profissionais focados no desenvolvimento de novos programas de computador.
Ao concluir o curso, o profissional poderá projetar, testar e fazer manutenção de softwares, sistemas, jogos, aplicativos e plataformas digitais.
O uso massivo de celulares e tablets pela população brasileira é um dos motivos pelos quais profissionais habilitados para lidar com essa tecnologia sejam tão requisitados.
No mercado de trabalho, a área de atuação que se destaca é a de Tecnologia da Informação, desenvolvendo softwares para empresas ou projetos com financiamento próprio ou sob demanda para clientes isolados.
Como é a faculdade de Engenharia de Software?
Durante o curso de Engenharia de Software, o estudante tem a oportunidade de se aprofundar em técnicas e práticas de desenvolvimento de softwares e programas que podem ser aplicados em diferentes dispositivos.
O aluno tem contato com disciplinas relacionadas à Engenharia e à Matemática e toda a base para projetar e fazer o gerenciamento e a manutenção de softwares.
No início, o foco é maior nas áreas de lógica e algoritmos. Depois, é possível acompanhar cada etapa de produção de um sistema. Nos semestres finais, programação para web, dispositivos móveis e games são os assuntos mais discutidos.
A graduação de Engenharia de Software tem duração média de quatro anos, com estágio e TCC obrigatórios.
Qual a grade curricular de Engenharia de Software?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia de Software em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Engenharia de Software?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia de Software deve preparar o aluno para, entre outros itens:
Compreender e aplicar processos, técnicas e procedimentos de construção, evolução e avaliação de software;
Analisar e selecionar tecnologias adequadas para a construção de software;
Conhecer os direitos e propriedades intelectuais referentes à produção e utilização de software;
Exercer múltiplas atividades relacionadas a software, como desenvolvimento, evolução, consultoria, negociação, ensino e pesquisa;
Identificar e analisar problemas avaliando as necessidades dos clientes;
Especificar os requisitos de software;
Projetar, desenvolver, implementar, verificar e documentar soluções de software baseadas no conhecimento de teorias, modelos e técnicas;
Identificar novas oportunidades de negócios e desenvolver soluções inovadoras.
Quanto custa uma faculdade de Engenharia de Software?
O custo de uma faculdade de Engenharia de Software pode variar bastante no Brasil. Entre as instituições parceiras do Quero Bolsa, é possível encontrar mensalidade a partir de R$ 89,00.
Procure o curso de Engenharia de Software ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Tipo de modalidade
Qual a sua localização?
Prefere alguma faculdade?
Sobre a carreira de Engenharia de Software
Saiba tudo sobre a profissão de Engenheiro De SoftwareO que faz o profissional de Engenharia de Software?
O engenheiro de software projeta soluções em Tecnologia da Informação. Ele identifica problemas e oportunidades, cria protótipos, valida novas tecnologias e projeta aplicativos em linguagens de baixo, médio e alto nível.
Sua rotina de trabalho vai muito além da programação, por isso deve estar atento aos apelos do contratante, do cliente final e dos usuários do programa desenvolvido. Só assim poderá fazer os ajustes adequados para otimizar o uso dos softwares.
Ele também implementa soluções tecnológicas, gerencia ambientes operacionais, elabora documentação, fornece suporte técnico e organiza treinamentos a usuários.
Onde o profissional de Engenharia de Software pode trabalhar?
O profissional de Engenharia de Software pode atuar na área de software e de hardware, incluindo robótica.
Há espaço para trabalho em indústrias químicas, de material de transporte, de máquinas para escritórios e equipamentos de informática, em instituições financeiras e nas telecomunicações.
Outros lugares que podem oferecer vagas para o engenheiro de software são as universidades, os institutos de pesquisa e as grandes empresas dos setores público e privado.
Quanto ganha um profissional de Engenharia de Software?
O salário médio de um Engenheiro De Software no Brasil é de R$ 6.790,18 . Os estados onde a profissão de Engenheiro De Software têm os melhores salários são Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui quanto ganha um Engenheiro De Software .
Como ingressar na profissão de Engenharia de Software
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia de Software?
Para poder atuar profissionalmente, o engenheiro de software precisa ser formado em curso superior reconhecido pelo MEC.
Certificações homologadas por instituições reconhecidas pelo mercado e/ou títulos de especialização e pós-graduação podem ser diferenciais interessantes para quem pretende trabalhar na área.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Engenharia de Software?
As principais características do profissional de Engenharia de Software, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Engenharia de Software
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Engenharia de Software foram: