Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Torneiro mecânico: tudo sobre a profissão

Aquele que opera máquinas para fabricação de peças

Área é bastante vulnerável a crises econômicas e aos avanços da tecnologia

torneiro mecânico

Sobre a profissão

O torneiro mecânico é aquele responsável por operar o torno, uma máquina utilizada para a fabricação de objetos a partir de materiais como metal, plástico ou madeira. O torno serve para fazer a usinagem da matéria-prima, ou seja, para definir o formato do objeto a ser fabricado por meio do corte do material e para dar acabamento à peça. Portanto, o torneiro mecânico prepara, regula e opera o torno durante a usinagem e faz o controle dos parâmetros de produção e qualidade do produto fabricado. Ele também faz a leitura e interpretação dos desenhos utilizados no procedimento de fabricação.

O trabalho do torneiro mecânico se baseia na preparação, limpeza, organização e operação de peças que são fabricadas pelo torno. O profissional enfrenta um mercado de trabalho que sofre bastante com os impactos das crises na Economia e os avanços tecnológicos.

É comum a presença do torneiro mecânico em indústrias metalúrgicas e mecânicas, bem como nas fábricas do setor de automação, mineração e siderurgia. Esse profissional é bastante requisitado no mercado de trabalho, podendo atuar tanto na indústria de base quanto na de tecnologia de ponta. Ou seja, apesar de atuar especificamente no setor industrial, o torneiro mecânico pode trabalhar nos mais variados tipos de fábricas e indústrias, como profissional contratado ou como autônomo para manutenção e reparo do torno.

Torneiro mecânico

Como se tornar um Torneiro mecânico?

Como as atividades de um torneiro mecânico requerem conhecimentos práticos e domínio do uso dos diferentes tipos de tornos, é necessário que o profissional faça um curso profissionalizante, já tendo concluído o Ensino Médio. O torneiro mecânico irá, então, aprender as normas técnicas, os procedimentos de segurança e os cálculos que garantem a produção de um produto com maior qualidade. Além disso, o estudante aprenderá sobre os diferentes tipos de torno, suas características e modo de operação, além das ferramentas existentes de corte e os tipos de suporte.

Mais profissões da área de Engenharia e Produção

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.