logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Torneiro mecânico: tudo sobre a profissão

Aquele que opera máquinas para fabricação de peças. Área é bastante vulnerável a crises econômicas e aos avanços da tecnologia
torneiro mecânico

Sobre a profissão

O torneiro mecânico é aquele responsável por operar o torno, uma máquina utilizada para a fabricação de objetos a partir de materiais como metal, plástico ou madeira. O torno serve para fazer a usinagem da matéria-prima, ou seja, para definir o formato do objeto a ser fabricado por meio do corte do material e para dar acabamento à peça. Portanto, o torneiro mecânico prepara, regula e opera o torno durante a usinagem e faz o controle dos parâmetros de produção e qualidade do produto fabricado. Ele também faz a leitura e interpretação dos desenhos utilizados no procedimento de fabricação.

O trabalho do torneiro mecânico se baseia na preparação, limpeza, organização e operação de peças que são fabricadas pelo torno. O profissional enfrenta um mercado de trabalho que sofre bastante com os impactos das crises na Economia e os avanços tecnológicos.

É comum a presença do torneiro mecânico em indústrias metalúrgicas e mecânicas, bem como nas fábricas do setor de automação, mineração e siderurgia. Esse profissional é bastante requisitado no mercado de trabalho, podendo atuar tanto na indústria de base quanto na de tecnologia de ponta. Ou seja, apesar de atuar especificamente no setor industrial, o torneiro mecânico pode trabalhar nos mais variados tipos de fábricas e indústrias, como profissional contratado ou como autônomo para manutenção e reparo do torno.

Por que ser um Torneiro mecânico?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Torneiro mecânico

    Como se tornar um Torneiro mecânico?

    Como as atividades de um torneiro mecânico requerem conhecimentos práticos e domínio do uso dos diferentes tipos de tornos, é necessário que o profissional faça um curso profissionalizante, já tendo concluído o Ensino Médio. O torneiro mecânico irá, então, aprender as normas técnicas, os procedimentos de segurança e os cálculos que garantem a produção de um produto com maior qualidade. Além disso, o estudante aprenderá sobre os diferentes tipos de torno, suas características e modo de operação, além das ferramentas existentes de corte e os tipos de suporte.

    Apesar de não ser obrigatório que se tenha um curso superior completo, se você gostaria de se profissionalizar como Torneiro Mecânico e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Manutenção Industrial, veja as ofertas de cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?