Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Automobilística

Saiba tudo sobre o curso de Automobilística e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa

Ilustração de uma garota fazendo uma pesquisa do curso de Automobilística no notebook
Média Salarial: R$ 4.345,42
Duração: Três anos
Ver bolsas

Sobre o curso de Automobilística

O curso de Automobilística pode se tratar de um curso técnico, diferentes cursos superiores ou até mesmo pós-graduações. A Mecânica Automobilística aqui tratada é a ligada com o curso tecnológico de Sistemas Automotivos.

Neste curso, o aluno sai preparado para realizar a coordenação de equipes de assistência técnica e para fazer a supervisão do conserto de automóveis.

O tecnólogo da área tem competência para ajudar na criação de componentes e peças e pode desenvolver sistemas eletrônicos e mecânicos de autos. Também atua no treinamento sobre o funcionamento dos dispositivos mecânicos, como instrutor técnico.

Com duração de três anos, o curso de Sistemas Automotivos ou Mecânica Automobilística permite que o aluno trabalhe em montadoras, oficinas e empresas de autopeças.

O curso de Automobilística, também conhecido como Sistemas Automotivos, é comumente encontrado em nível técnico e tecnólogo, permitindo uma formação dinâmica e rápida por parte do estudante, além de sua rápida inserção no mercado de trabalho.

Sobre o curso técnico, o estudante de Mecânica Automotiva ou Manutenção Automotiva, ambas as formações em áreas automobilísticas, terá uma carga horária menor do que as formações de cursos superiores. Algumas instituições disponibilizam o curso com 160 até 1200 horas de duração na formação de curso técnico.

Nestes casos, as instituições geralmente não apresentam pré-requisito aos estudantes, basta estar estudando ou já ter concluído o ensino médio. Outra possibilidade é cursar ou ter concluído o ensino fundamental para ingresso neste tipo de formação.

Os tipos de formação para o curso de Automobilística são: tecnólogo e técnico .

Como é o curso de Automobilística?

Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia produzido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Sistemas Automotivos tem duração mínima de 2.400 horas.

A instituição de ensino deve oferecer uma biblioteca com conteúdo específico e atualizado e os seguintes laboratórios para aplicação das disciplinas:

  • Informática;

  • Eletroeletrônica automotiva;

  • Materiais.

  • Ensaios motores;

  • Hidráulica e pneumática;

  • Oficina de funilaria e pintura;

  • Oficina de soldagem;

  • Oficina de veículos.

O aluno estuda como é o funcionamento de diferentes tipos de automóveis, seus motores, sistemas eletroeletrônicos e processo de fabricação.

Além disso, constrói conhecimentos da estrutura de um chassi, do sistema de transmissão manual e automático, da operação dos freios e do uso dos combustíveis e lubrificantes. É preciso ter familiaridade com física e cálculo para as disciplinas.

Os cursos costumam ter, em média, duração de três anos. Ao completar o curso, o profissional formado obterá o grau de tecnólogo em sistemas automotivos.

A área de Automobilística poderá apresentar diversas formações ao estudante interessado em cursar alguma faculdade:

  • Graduação em Sistemas Automotivos;
  • Técnico em Manutenção Automotiva;
  • Técnico em Mecânica Automotiva
  • Graduação em Mecatrônica Automotiva;
  • Graduação em Gestão do Setor Automotivo;
  • Graduação em Engenharia Automotiva;
  • Graduação em Engenharia Mecânica;

Vale destacar que a escolha pelo curso de Engenharia Mecânica pode demandar que o estudante opte por disciplinas optativas - ou pesquisas e demais ações acadêmicas - mais próximas da área automobilística para o aprofundamento de seu conhecimento.

Ainda sobre a faculdade de Mecânica Automotiva, confira os cursos correlatos e avaliados no Guia da Faculdade - Quero Educação | Estadão. Veja as avaliações dos cursos de graduação de todo o Brasil e, na área de Automobilística, você encontrará resultados com as seguintes buscas: Sistemas automotivos, Mecânica automobilística e Engenharia automotiva

Qual a grade curricular de Automobilística?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Automobilística em uma de nossas faculdades parceiras:

    Ver a grade curricular

    O que se aprende na faculdade de Automobilística?

    Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia produzido pelo Ministério da Educação (MEC), o estudante deve desenvolver um perfil profissional característico dos profissionais da área de atuação, o que envolve competências das quais o profissional:

    • planeja e implanta serviços automotivos;
    • Projeta e efetua montagens de sistemas empregados em equipamentos e processos da indústria automobilística;
    • Elabora projetos e efetua montagens de sistemas integrados a motores de combustão interna, transmissões, freio e outras estruturas veiculares; envolvendo dispositivos eletro-eletrônicos, eletro-pneumáticos, eletro-hidráulicos e mecânicos;
    • Coordena, orienta tecnicamente e supervisiona equipes de trabalho em serviços automotivos;
    • Gerencia processos de pós-venda na área automotiva e controla a manutenção em sistemas automotivos;
    • Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação;

    Nesse sentido, na modalidade presencial, o curso conta com aulas práticas laboratoriais, o que envolve atividades práticas em veículos automobilísticos. De acordo com as instituições parceiras da Quero Bolsa, o curso de graduação poderá apresentar as seguintes disciplinas aos estudantes:

    • Comportamento dos materiais automotivos;
    • Administração e integração de operações e qualidade;
    • Processos de fabricação mecânica,
    • Sistemas estruturais automotivos,
    • Dinâmica veicular,
    • Sistemas automatizados,
    • Sistemas termodinâmicos e transmissão de calor.

    Além disso, o mecânico automotivo também poderá encontrar conteúdos e temas de estudo sobre:

    • Carburador e Injeção Eletrônica;
    • Lubrificação e arrefecimento;
    • Transmissão manual (Mecânica) e tipos de transmissões;
    • Sistema de suspensão e de freios;
    • Tipos de Motores e reparos;

    Veja também: Tudo sobre o curso de Engenharia Metalúrgica no site da Quero Bolsa.

    Quanto custa uma faculdade de Automobilística?

    Os preços das bolsas de estudo para Automobilística ou para Mecânica Automotiva podem variar de acordo com as características da oferta realizada pela instituição de ensino. Em geral, as modalidades de ensino (presencial, semipresencial e a distância (EaD) e a duração do curso podem ser fatores impactantes para a escolha da oportunidade ideal do estudante.

    Para facilitar a busca pela bolsa ideal, você poderá filtrar a bolsa de estudo em Automobilistica que atende suas necessidades pessoais, como o tempo para concluir a formação e a modalidade de ensino. Basta acessar o site da Quero Bolsa e selecionar as perguntas:

    Que tipo de curso quer fazer? Qual curso quer estudar? Em que cidade quer estudar?

    Você ainda poderá refinar a pesquisa para outros itens, por exemplo, Modalidade, Preço, Proximidade, Avaliação e outros itens disponibilizados pela QB.

    Procure o curso de Automobilística ideal para você!

    Escolha entre as mais de mil instituições parceiras do Quero Bolsa.

    Veja como é simples começar a estudar

    1. Encontre seu curso
    2. Garanta sua bolsa
    3. Economize até se formar

    Sobre a carreira de Automobilística

    O que faz o profissional de Automobilística?

    O tecnólogo em sistemas automotivos realiza o planejamento e a implantação de serviços automotivos, além de projetar e efetuar montagens de sistemas empregados em equipamentos e processos da indústria automobilística.

    Pode ainda elaborar projetos e efetuar montagens de sistemas integrados a motores de combustão interna, transmissões, freio e outras estruturas veiculares, envolvendo dispositivos eletroeletrônicos, eletropneumáticos, eletro-hidráulicos e mecânicos.

    Coordena, orienta tecnicamente e supervisiona equipes de trabalho em serviços automotivos, assim como gerencia os processos de pós-venda na área automotiva e controla a manutenção em sistemas automotivos.

    Tem competência também para vistoriar, realizar perícia, avaliar e emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

    Onde o profissional de Automobilística pode trabalhar?

    O profissional também poderá atuar em instituições de ensino - com possibilidade da atribuição de aulas com ensino técnico ou superior - e em ações de consultorias da área. Um dos grandes exemplos de atuação profissional na área é a indústria automobilística.

    De acordo com o anuário 2022 da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a indústria possui 57 unidades industriais em 39 municípios distribuídos por nove estados do Brasil. Ao todo, a indústria representou 2,5% no Total do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e o país abrange a marca de 9º maior produtor de veículos e 7º na marca sobre a produção interna.

    Além disso, há possibilidade de atuação em equipes de automobilismo e quaisquer competições esportivas de veículos para os profissionais formados na área automobilística.

    Por fim, o profissional poderá trabalhar em retíficas de motores, órgãos de inspeção veicular, transportadoras, autopeças (e revendedoras) e oficinas mecânicas em geral.

    De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário do técnico em automobilística é de, em média, R$ 4.345,42.

    Não deixe de conferir a página de Mecânico de Carro, disponibilizada no Guia de Profissões da Quero Bolsa. Saiba o que faz, como atua e onde atua o profissional desta área.

    Quanto ganha um profissional de Automobilística?

    O salário médio de um Técnico em automobilística no Brasil é de R$ 4.345,42 . Os estados onde a profissão de Técnico em automobilística têm os melhores salários são .

    Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui

    Ver salários dessa profissão
    Sino de ofertas
    Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!

    Como ingressar na profissão de Automobilística?

    Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Automobilística?

    Além de curso superior na área devidamente reconhecido pelo MEC, o tecnólogo em sistemas automotivos deve se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

    A área também exige atualização constante, devido ao mercado automobilístico estar sempre em evolução e modificação.

    O profissional deverá apresentar vasto conhecimento sobre equipamentos, peças e/ou automóveis. O conhecimento do mecânico automotivo deverá abranger saberes como, por exemplo, combustíveis e o consumo de determinado veículo, além da habilidade com a tração do carro, freios e demais conhecimentos sobre dirigibilidade.

    Há possibilidade do profissional se especializar em partes do veículo. Um exemplo é a formação e especialização em Mecatrônica Automotiva.

    De acordo com o portal de recrutamento, o salário médio nacional de Mecânico Automotivo é de R$2.120 no Brasil. Ainda sobre a área automobilística, o Engenheiro Mecânico Automotivo possui média salarial de R$16.491,82, de acordo com a página de salários da Quero Bolsa.

    Quais são as principais competências pessoais do profissional de Automobilística?

    As principais características do profissional de Automobilística, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

    Raciocínio analítico;
    Raciocínio lógico;
    Orientação espacial;
    Atenção difusa;
    Capacidade retórica;
    Capacidade de negociação;
    Trabalhar em equipe;
    Capacidade de liderança;
    Contornar situações adversas;
    Administrar conflitos;
    Usar equipamento de proteção individual (EPI).

    Nota de corte para Automobilística

    Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

    Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

    No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Automobilística foram:

    Balões de Conversa - Dúvidas sobre Automobilística
    Está com dúvidas sobre Automobilística? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

    Perguntas e Respostas - Automobilística

    Tipo de Pergunta
    Recentes