Sobre o curso de Redes de Computadores
O curso de Redes de Computadores forma profissionais capazes de auxiliar no projeto e na construção de redes de computadores pessoais, de empresas e de produção automatizada.
Ao final do curso, o tecnólogo em Rede de Computadores está qualificado para desenvolver e documentar projetos de redes de pequeno, médio e grande porte. Ele também pode avaliar o desempenho da rede e propor medidas para melhoria da qualidade de serviço.
No mercado de trabalho, o profissional atua em empresas da área de Tecnologia da Informação e nos setores de TI de empresas de todos os segmentos.
Existem também opções de cursos técnicos na área. Enquanto o técnico atua operacionalmente na implantação de sistemas de comunicação de dados, o tecnólogo possui competências técnicas e habilidades em gestão de redes corporativas.
Como é a faculdade de Redes de Computadores?
Em geral, os cursos de Redes de Computadores contam com diversas disciplinas voltadas para a área de exatas, por isso o estudo de Física e Matemática é bastante comum. Além disso, a formação também permite a experiência prática que vai além da sala de aula nos laboratórios de eletrônica, eletrotécnica e computação.
O trabalho de conclusão de curso (TCC) é obrigatório, e a duração média desse tipo de qualificação é de 2.000 horas.
Qual a grade curricular de Redes de Computadores?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Redes de Computadores em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Redes de Computadores?
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores, definido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Tecnologia em Redes de Computadores deve preparar o profissional para, entre outros itens:
Projetar, implantar, gerenciar e integrar redes de computadores;
Identificar necessidades, dimensionar, elaborar especificações e avaliar soluções para segurança de redes de computadores;
Desenvolver e documentar projetos em redes de pequeno, médio e grande portes;
Avaliar o desempenho da rede e propor medidas para melhoria da qualidade de serviço;
Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.
Quanto custa uma faculdade de Redes de Computadores?
O valor do curso de Redes de Computadores pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 29,00 entre as instituições parceiras do Quero Bolsa.
Procure o curso de Redes de Computadores ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Redes de Computadores
O que faz o profissional de Redes de Computadores?
O tecnólogo em Redes de Computadores administra ambientes computacionais. Ele implanta e documenta rotinas e projetos e controla os níveis de serviço de sistemas operacionais, banco de dados e redes.
Suas atribuições também envolvem o fornecimento de suporte técnico no uso de equipamentos e programas computacionais e no apoio a usuários. Outras responsabilidades estão relacionadas à configuração e à instalação de recursos e sistemas computacionais e ao controle da segurança do ambiente computacional.
Onde o profissional de Redes de Computadores pode trabalhar?
O profissional de Redes de Computadores pode trabalhar em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria. Ele também pode desempenhar suas funções nas empresas de tecnologia e nas dos setores de indústria, comércio e serviços.
Instituições de ensino, ONGs, órgãos públicos, institutos e centros de pesquisa também são áreas onde o profissional pode encontrar oportunidades de trabalho.
Quanto ganha um profissional de Redes de Computadores?
O salário médio de um Tecnólogo Em Redes De Computadores no Brasil é de R$ 3.830,90 . Os estados onde a profissão de Tecnólogo Em Redes De Computadores têm os melhores salários são .
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui
Como ingressar na profissão de Redes de Computadores
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Redes de Computadores?
Para poder atuar profissionalmente, o tecnólogo em Redes de Computadores necessita de formação em curso superior reconhecido pelo MEC.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Redes de Computadores?
As principais características do profissional de Redes de Computadores, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Redes de Computadores
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Redes de Computadores foram: