O técnico em redes de computadores é o profissional dedicado à instalação, configuração e manutenção de redes, garantindo a comunicação entre os dispositivos. Suas responsabilidades incluem a criação e administração de sistemas locais, de longa distância e redes sem fio, além da implementação de medidas de segurança para proteger os dados trafegados.
Em sua rotina, o profissional monitora o desempenho da rede, identifica e soluciona problemas de conectividade e realiza atualizações e backups regulares. Ele trabalha em colaboração com outros profissionais de TI para garantir o suporte às operações da empresa. Além disso, ele pode ser responsável pela criação e manutenção de servidores, gerenciamento de contas de usuário e controle de acesso.
+ Veja bolsas de estudo para o curso Técnico em Redes de Computadores
O técnico em redes de computadores lida com a instalação, configuração e manutenção de redes de comunicação de dados. Ele avalia as necessidades de rede da organização e planeja a infraestrutura necessária para suportar essas demandas. Isso inclui a escolha dos equipamentos adequados, como roteadores, switches e servidores, bem como o design do layout da rede.
O profissional também identifica e resolve problemas de conectividade e falhas nos equipamentos, realizando manutenções preventivas e corretivas. Além disso, oferece suporte aos usuários, solucionando dúvidas e problemas relacionados à conectividade e acesso à rede.
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O técnico em redes de computadores pode atuar em empresas de todos os portes e segmentos, dada a crescente necessidade por mão de obra qualificada no setor de TI. As possibilidades incluem organizações financeiras, educacionais, de saúde, comércio e indústria.
A demanda também se estende para órgãos governamentais, onde o técnico contribui para a implementação e manutenção de redes que suportam serviços públicos e sistemas administrativos.
Para se tornar técnico em redes de computadores, é necessário completar o curso técnico em Redes de Computadores, oferecido por escolas técnicas. O programa tem duração média de dois anos e combina aulas teóricas e práticas.
Durante a formação, os estudantes aprendem sobre os princípios básicos de redes de computadores, protocolos de comunicação, cabeamento estruturado, configuração de dispositivos de rede, administração de sistemas operacionais e segurança da informação.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso Técnico em Redes de Computadores em sua região.
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.