logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

10 profissões na área de Design que talvez você não conheça

por João Vitor Marcondes em 02/12/21

De acordo com a página da Quero Bolsa, o curso de Design forma profissionais que desenvolvem conceitos visuais para peças gráficas e materiais. Quando há o desenvolvimento de um produto, o profissional observa a forma, a funcionalidade, a estrutura e a estética. Diante desta definição e da abrangência do Design, novas opções de cursos e outras profissões ligadas à área ganharam notoriedade com o passar dos anos.

Encontre bolsas de estudo para cursos de graduação

Profissional visualiza paleta de cores e, segurando um lápis, promove a escolha de uma das opções de cor pra realização de trabalho.
Situações como a funcionalidade e a estética de determinado objeto são pautas inseridas no cotidiano de trabalho do profissional de Design.

Por isso, a Revista Quero veicula nesta quinta-feira (02/12) o segundo texto da série sobre profissões que talvez você não conheça. Nesta segunda publicação, listamos 10 profissões na área de Design que podem ser novas possibilidades de formação, despertar opções de especialização aos estudantes e novas atuações aos amantes do Design.

Caso você não tenha conferido o primeiro texto, que abordou 10 profissões da área de Engenharia, basta acessar o link e conferir a publicação inaugural desta série da Revista Quero. Por falar em Engenharia, confira a nossa outra série textual sobre profissões em alta que também abordou Engenharia em sua primeira publicação.

Designer Gráfico

Provavelmente, um dos profissionais mais lembrados na área de Design. A opção pela habilitação em Design Gráfico promove conhecimentos de criação para veículos impressos de comunicação, além da geração de interfaces gráficas para mídias digitais. O designer gráfico possui habilidades que propiciam o trabalho em agências publicitárias, editoras, na área do marketing ou em veículos jornalísticos. 

Desta forma, a possibilidade de trabalho ao designer gráfico abrange empresas e há possibilidade de prestação de serviços para outros setores, como atuar no processo produtivo para estabelecimentos comerciais. Por fim, vale o destaque para a atuação em cursos superiores de Design Gráfico, ou seja, desempenhar funções no setor educacional. 

Você encontrará bolsas de estudo para graduação, pós-graduação e cursos livres na Quero Bolsa.

Designer de produtos

Com vasta atuação no mercado de trabalho, o profissional está habilitado para realizar projetos de embalagens para os produtos e prestar serviços de criação para indústrias ou comércios. O designer de produtos possui conhecimento para prover soluções e novas possibilidades sobre desenvolvimento de objetos. Em sua atuação, o profissional deve estar atento a tópicos como praticidade, funcionalidade e estética do objeto produzido. 

Quer seguir na área e fazer um curso de Design de Produtos? Veja as possibilidades de bolsas de estudo na Quero Bolsa

Designer de interiores

A atuação do designer de interiores propõe o planejamento de espaços internos, utilizando materiais e itens que estejam de acordo com estética, funcionalidade e proposta do cliente. Além de casas e apartamentos, a pessoa que se profissionaliza em Design de Interiores está habilitada aos serviços para setores e estabelecimentos. Por exemplo, lojas e escritórios comerciais, museus, institutos culturais e empresas. 

Na Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo para cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação de Design de Interiores. Caso sua preferência seja por cursos livres, a Quero Bolsa também disponibiliza algumas ofertas para você. Não deixe de conferir nos links acima, ok?  

 

Designer de moda

Segundo a página de profissões, o designer de moda possui conhecimento na criação, elaboração de desenhos, no desenvolvimento e administração de processos referentes ao setor da moda. O curso de graduação possui duração média de quatro anos para o bacharelado e dois anos para habilitação tecnológica. Vale destacar que o estudante pode fazer o curso de Design de Moda nas modalidades presencial ou EaD.

Você encontra bolsas de estudo para graduação em Design de Moda na Quero Bolsa. Em adição ao mencionado, há disponibilidade cursos técnicos, cursos livres, de graduação e pós-graduação em Moda. 

Leia mais: As avaliações dos cursos de Design no Guia da Faculdade 2021.

Designer de games

O designer de games está habilitado ao desenvolvimento de jogos eletrônicos para diversas áreas de atuação. Além do entretenimento, que é o mercado mais associado ao Design de Games, o profissional terá possibilidades de atuação no mercado publicitário e na produção educacional. O campo de atuação pode abranger equipamentos de realidade virtual e simuladores, por isso, a produção do designer de games pode proporcionar aprendizado ou aperfeiçoamento sobre uma determinada área.

Para mais informações sobre as possibilidades do designer de games, você poderá acessar a página do curso e a página sobre a profissão. Por fim, a Quero Bolsa oferta bolsas de estudo de graduação, pós-graduação e cursos livres de Design de Games. 

UX designer

UX designer, em português, designer de experiência de usuário, é o profissional que detém conhecimento para aplicar melhorias na experiência do cliente durante o período de uso de um serviço ou produto. As pessoas que atuam nesta profissão, geralmente, têm formação acadêmica em áreas de Design ou em cursos de Tecnologia. 

Para ilustrar uma das atuações do designer de experiência de usuário, destacamos um exemplo citado na página da profissão de UX Design. Em um aplicativo, o UX designer avalia e propõe melhorias, por exemplo, para a interface de uso, orientando as equipes a desenharem recursos, botões, identidade visual, entre outros, de acordo com boas práticas de usabilidade. Confira a matéria produzida na Revista Quero e saiba mais informações sobre UX Design.

UI designer

UI designer, em português, designer de interface do usuário, promove a criação e o desenvolvimento da interface explorada pelo usuário em seu produto ou serviço. O profissional trabalha muito próximo do UX design, profissão que mencionamos anteriormente. Entretanto, as duas frentes de trabalho desempenham funções de detecção de necessidade dentro do processo de experimentação (UX) e execução de alterações e melhorias para fluidez do uso da interface (UI).

Você encontra opções de cursos para UI designer na Quero Bolsa. Clique aqui para conferir.

Web designer

Precisando de uma página na internet? O web designer vai pensar em todas as minúcias e possibilidades para você. A pessoa que se profissionalizar em web design tomará decisões sobre a aparência e funcionalidade de um site. A navegabilidade, o potencial para interação e quais são os itens presentes na página do seu cliente - podendo ser uma pessoa, empresa ou um órgão público - também são assuntos e projeções referentes ao web designer. 

Além da criação de sites e blogs, produções para redes sociais ou aplicativos são outras atuações deste profissional. A Quero Bolsa disponibiliza bolsas de estudo de pós-graduação e cursos livres para Web Design 

Leia mais: Confira todas as páginas no Guia de Profissões do Quero Bolsa

Desenhista industrial

O desenhista industrial elabora, desenvolve e executa projetos de design para produtos industriais. Assim como nas demais atuações do design, as atribuições do desenhista industrial abrangem a criação de projetos e protótipos dos produtos. Consequentemente, as questões como a funcionalidade e a estética de determinado objeto são pautadas, assim como em diversas profissões da área do design, dentro do cotidiano de trabalho do  desenhista industrial.

De acordo com a página da profissão, o curso de Desenho Industrial pode ser oferecido como uma possibilidade de especialização do curso de Design de Produto para algumas instituições de ensino. No site da Quero Bolsa, você poderá encontrar ofertas de bolsas de estudo para graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres de Desenho Industrial

Designer de joias

O profissional está habilitado para a criação de projetos joalheiros e, portanto, possui conhecimento sobre formas, estilos e materiais que são propícios à produção. Além disso, o designer de joias tem ciência da parte teórica e das execuções com os materiais do seu produto. Vale destacar a possibilidade de atuação para empresas de médio e grande porte ou de trabalho artesanal para o designer de joias. 

Além disso, o profissional poderá trabalhar com acessórios, bijuterias ou pesquisa de materiais que propiciam a produção. Quer seguir na área e fazer um curso de Design de joias? Veja as possibilidades de bolsas de estudo na Quero Bolsa

Por fim, reiteramos o convite para a leitura do primeiro texto da série que abordou 10 profissões que talvez você não conheça na área de Engenharia. Basta acessar o link e conferir a primeira publicação da série na Revista Quero.  

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54