Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

UX Designer: o que faz e como se tornar este profissional

A profissão UX Designer, assim como o tema em si, vem sendo amplamente abordado e debatido, mas se eu te perguntar “o que faz um UX Designer?”, você saberá me responder?

Se você não soube responder a minha pergunta, não se preocupe! Neste artigo eu vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre a profissão e sua área de atuação, além de te mostrar o caminho das pedras para que você se torne um UX Designer. Vamos lá!

Leia mais: 50 Melhores Cursos Tecnólogos da Área de Design, Segundo o MEC


O que faz o UX Designer?

O UX Design vem do inglês “User Experience Design” e que se traduz como o Design da Experiência do Usuário.Sendo assim, podemos dizer que o UX Designer busca, desenvolve e executa ações sempre com foco no usuário e na otimização da experiência e satisfação do mesmo dentro das plataformas e do relacionamento com uma empresa.

Para isso, ele deve estudar o mercado onde a empresa está inserida, as dores e desejos dos seus clientes e, a partir disto e de constantes feedbacks, buscar otimizar a experiência do cliente.

Tais ações vão desde facilitar a navegação do usuário dentro de um site, minimizando o número de cliques que ele precisa dar para realizar uma função, até o atendimento do cliente por algum tipo de central de ajuda.

Benefícios trazidos pelo UX Design

Agora que você já entendeu o que o UX Designer faz, vamos listar quais são os benefícios trazidos por este profissional para uma empresa.

  • Melhoria contínua na experiência dos usuários de uma empresa (possíveis clientes);

  • Maior eficiência e funcionalidade dos seus produtos;

  • Aumento significativo do lucro, dada a eliminação de gastos com coisas que não agregam valor ao produto final que é entregue para o usuário;

  • Aumento na qualidade e na satisfação dos clientes, que gera, por consequência a fidelização dos mesmos;

  • Fortalecimento da sua marca por meio de indicação de usuários satisfeitos;

  • Padronização de processos na maneira ótima, tanto para o usuário quanto para os processos internos da empresa;

Leia mais: Qual É A Diferença Entre Os Cursos De Sistemas De Informação E Análise E Desenvolvimento De Sistemas?

A busca por UX Designers no mercado

Cada vez mais, empresas que agradam e atendem bem os seus clientes se destacam no mercado por estes feitos. Assim, buscando estar entre os principais players do mercado, os olhos de muitas empresas estão voltados para este setor.

O número de UX Designers no mercado também cresceu muito significamente nos últimos anos, e a tendência é de um crescimento ainda maior nos próximos anos.

Como se tornar um UX Designer?

Se você gostou do que faz o UX Designer e quer saber quais habilidades você deve buscar desenvolver para se tornar este profissional, prepare-se para as dicas que eu vou te passar a partir de agora.

Primeiramente, tire da sua cabeça que existe um perfil específico de profissional para ser UX Designer. A busca das empresas para preencher estas vagas é, geralmente, por profissionais com perfis muito diversificados.

Em geral, o UX Designer deve ser um indivíduo portador de muita empatia, para que consiga se colocar no lugar de um possível cliente ou usuário, entendendo suas dores, seus problemas e disposto a buscar pelas melhores formas de solucioná-los. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Por isso, é bom que este profissional tenha muito conhecimento sobre temas que envolvem tecnologia e inovação, que goste de pesquisar e se especializar.

Habilidades sociais também são muito importantes. Percebe-se que aqueles que mais se destacam nestes cargos são pessoas com boa comunicação e boa persuasão.

Tudo isso se faz necessário no contexto atual, em um cenário competitivo, com foco total no usuário, com uso de tantas tecnologias e com a internet tendo um papel tão intenso no cotidiano das pessoas.

Cursos relacionados a UX Design: Design Gráfico, Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Customer Experience (CX), User Experience (UX) ou User Interface (UI)? 

Ao se deparar com esses temas pela internet e mesmo aqui neste artigo, você deve ter reparado que os termos Customer (cliente) e User (usuário) se misturam muito. E realmente, estes muitas vezes tendem a representar a mesma pessoa.

Sendo assim, deve-se pensar: em que situação os dois se fazem realmente diferentes e torna-se necessário distingui-los?

Se você citou o momento da compra, você está correto! A pessoa que visita, o site aplicativo ou plataforma, é considerada apenas um usuário. Este por sua vez, é uma oportunidade clara de conversão, porém, ele só passa a ser considerado cliente quando realiza a primeira compra na sua empresa.

Por fim, não se esqueça que sendo um UX Designer, seu trabalho estará sempre muito atrelado ao do UI Designer (User Interface Designer). É a área dedicada a Interface vista e utilizada pelo usuário. Com interface queremos dizer tudo aquilo que faz a interação entre o usuário e o produto.

E você? Se interessou pela carreira de UX Design? Conta para a gente o que você aguarda dela!

Colaboração: Voitto

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54