10 profissões em alta para quem concluiu cursos técnicos
Terminou o curso técnico? Saúde, tecnologia, RH, contabilidade e mecânica são algumas das áreas em alta com mais vagas; veja a lista completa de cursos e profissões
Atualizado em 18/06/2024
Em geral, os cursos técnicos apresentam conteúdos do curso que combinam conhecimentos teóricos e práticos e, geralmente, possui relação a profissões específicas. É possível se formar nesta categoria durante ou após o Ensino Médio.
No Brasil, há três tipos de curso técnico: técnico integrado, técnico externo ou concomitante e técnico profissionalizante ou subsequente. Uma boa forma de compreender mais sobre o conjunto de cursos é com o Guia sobre Cursos Técnicos da Quero Bolsa.
Se você está pensando em fazer ou já concluiu um curso técnico, confira as 10 profissões em alta para quem já concluiu cursos técnicos!
Encontre bolsas de estudo de até 80% para Perícia Criminal
+ Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa
1. Técnico em Enfermagem
O técnico de Enfermagem é um profissional importante na operação de uma unidade de saúde, atuando diretamente no atendimento aos pacientes, em funções básicas de prevenção e manutenção da saúde. A principal atribuição do técnico de Enfermagem é auxiliar os enfermeiros no cuidado dos pacientes.
Apesar de estar mais presente em hospitais e centros cirúrgicos, o técnico de Enfermagem pode trabalhar também em maternidades, clínicas, consultórios médicos, casas de repouso, ONGs, redes ambulatoriais e unidades básicas de saúde.
Gostou das possibilidades profissionais? Então não deixe de conferir as bolsas de estudo de Enfermagem na Quero Bolsa.
Veja: Profissões na área da Enfermagem que talvez você não conheça
+ Enfermagem é o curso mais buscado na área da saúde; veja o ranking completo
2. Técnico em Edificações
O técnico em edificações está presente no dia a dia da execução de uma obra. Seu caráter multifuncional leva à presença deste profissional tanto no escritório de uma construtora quanto no canteiro de obras. Sua principal função é certificar que o desenvolvimento e execução das obras sigam em conformidade com o projeto elaborado.
Além disso, o técnico em edificações poderá atuar em conjunto com pedreiros, eletricistas, arquitetos, auxiliares administrativos, motoristas, engenheiros, encanadores e gerentes. Com o diploma em mãos, o técnico em edificações deve procurar o registro junto ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT).
Através de seu portal, a Quero Bolsa disponibiliza oportunidades de bolsas de estudo em Edificações.
3. Técnico em Segurança do Trabalho
O técnico em segurança do trabalho é o profissional que analisa e avalia o ambiente de trabalho, desde suas instalações até seus processos, trabalhando em prol da prevenção de acidentes e doenças que possam ser adquiridas pela rotina ocupacional.
O técnico em segurança do trabalho ainda identifica os possíveis riscos de acidente no trabalho e implanta ações corretivas.
De pequenas equipes até as multiprofissionais, esse especialista pode encontrar a necessidade de orientação ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs), por exemplo, em sua rotina profissional.
Confira as bolsas de estudo para o curso técnico de Segurança do Trabalho na Quero Bolsa.
Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões
+ Profissões para quem quer trabalhar na área da Segurança
4. Técnico em Radiologia
O técnico em radiologia realiza exames radiográficos tradicionais, com domínio de soluções químicas e processamento do filme, além de preparar o paciente para os demais exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem. Em adição, o profissional também faz o acompanhamento do uso de meios de contraste radiológicos.
A área de atuação do técnico em Radiologia costuma abranger ambientes hospitalares e clínicos, tais como laboratórios, hospitais, unidades básicas de saúde, dentre outros, tanto do setor público quanto do privado.
Para conferir as possibilidades de cursos técnicos de Radiologia, confira as ofertas de bolsas de estudo no site da Quero Bolsa.
5. Técnico em Informática
O técnico em informática é um profissional que tem entre suas responsabilidades a montagem, acabamento e manutenção de computadores, além da identificação e correção de problemas em aparelhos eletrônicos. Ele também instala e configura redes e softwares, trabalhando no desenvolvimento de sistemas e websites.
Há empresas de diversos segmentos, geralmente as de médio e grande porte, que possuem núcleo de profissionais de tecnologia para atenderem às demandas próprias.
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Informática, veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa.
Confira: Veja quais são os melhores cursos técnicos na área de informática
+ 5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam
6. Técnico em Mecânica
De acordo com a página da profissão, o mecânico é o profissional responsável por realizar reparação de problemas em motores e maquinaria, como automóveis e outros veículos de transporte, equipamentos industriais, entre outros. Ele também realiza manutenção preventiva periódica desses mesmos maquinários.
Para se tornar um mecânico, um dos caminhos mais prósperos é realizar um curso de qualificação profissional (embora não seja obrigatório), como cursos técnicos e profissionalizantes na área de Mecânica.
Confira as bolsas de estudo em Mecânica, disponibilizadas no site da Quero Bolsa.
7. Técnico em Logística
O profissional de logística é o responsável por gerenciar os materiais, produtos e recursos de uma empresa e pela organização operacional. Ele administra o estoque, controla o armazenamento, cuida da compra de suprimentos necessários, planeja a movimentação interna, gerencia a distribuição entre fábricas, centros e varejo.
Para ver as opções de bolsas de estudo em Logística, basta acessar o site da Quero Bolsa. Além dos cursos técnicos, você poderá conferir as opções de cursos de graduação e pós-graduação na área de Logística.
Veja mais: Existe curso técnico a distância em mecânica?
+ 10 profissões na área de Transportes que talvez você não conheça
8. Técnico em Recursos Humanos
Este profissional apoia e/ou conduz todas as tarefas relacionadas ao setor de RH de uma empresa ou organização. Ele está envolvido em todos os processos que envolvem a gestão e o bem-estar do capital humano da empresa (os funcionários), e o processo seletivo para contratação de novos colaboradores.
O processo de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de benefícios e de programas de qualidade de vida de uma organização são atuações deste profissional. Gostou? Então inicie o seu curso técnico de Recursos Humanos com a Quero Bolsa.
+ Recursos Humanos: 5 profissões para quem quer trabalhar na área
+ 50 melhores faculdades presenciais e a distância de Recursos Humanos, segundo o MEC
9. Técnico em Contabilidade
O contabilista pode ser um profissional formado em Ciências Contábeis – caso em que também pode ser chamado de contador – ou então formado em curso técnico na área. O profissional está geralmente atrelado às áreas financeira, patrimonial e econômica de sua empresa ou organização.
O contabilista, em atuação como técnico em contabilidade, poderá trabalhar com prestação de contas, cálculo de impostos, análise de contas e despesas, além de registros e lançamentos em sistemas.
Há possibilidade de atuação profissional em escritórios de contabilidade e em departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, industriais, comerciais e de serviços, incluindo bancos.
Confira as oportunidades de cursos técnicos de Contabilidade na Quero Bolsa.
10. Técnico em Mecatrônica
O profissional desta área terá qualificação para trabalhar com sistemas robóticos de automação, visando a otimização de processos dentro das indústrias. O técnico também atuará com a interpretação e execução de projetos, podendo operar equipamentos e realizar manutenção.
Vale destacar que a formação profissional deste curso é híbrida, envolvendo eletrotécnica, eletrônica, mecânica e informática, integrando ainda tecnologias de engenharia de produto, planejamento, produção, processo, suporte e vendas.
Não deixe de conferir as opções de bolsas de estudo em Mecatrônica no site da Quero Bolsa.
Veja também:
10 profissões na área de Vendas que talvez você não conheça
10 profissões na área de Consultoria que talvez você não conheça
Onde fazer um curso técnico com qualidade?
Por meio da Quero Bolsa, você consegue bolsas de estudo de até 80% para qualquer nível de ensino. Não precisa ter feito o Enem, nem comprovar renda. Basta pesquisar pelo curso e instituição de ensino que te interessam.
A Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino, como:
- Faculdade LS
- Fucapi – Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica
- Instituto IGA
- Faculdades Integradas Espírita
- Iemac – Instituto de Educação Professor Marchelli de Almeida
- Famesp – Faculdade Método de São Paulo
- Instituto Monitor
- CPET – Centro de Profissionalização e Educação Técnica
Tá em dúvida de qual curso fazer?
Bom, se você se interessa em fazer um curso técnico, mas ainda não sabe qual área, a Quero Bolsa oferece um Teste Vocacional 100% grátis com base nas nove inteligências apontadas por Howard Gardner, psicólogo e professor de Harvard.
O teste se propõe a associar habilidades a profissões e quando a pessoa responde as perguntas ele vai gerando uma lista de sugestões de profissões que podem ser interessantes.
Para fazer é super fácil: basta clicar no botão abaixo e responder as perguntas!
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.