logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Cursos Técnicos

5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam

por Leonardo Messias em 15/01/22

Se você pensa em ingressar em um curso técnico, mas ainda não decidiu qual área escolher, saiba que cursos ligados à tecnologia possuem previsão de crescimento até 2023, segundo o levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

De acordo com a pesquisa, profissões ligadas à tecnologia são as que mais atenderão a demanda de 10,5 milhões de novas vagas até 2023. A formação necessária para tais profissões podem ser facilmente encontradas como cursos de nível técnico.

Encontre bolsas para cursos técnicos

O relatório foi realizado por meio do Mapa do Trabalho Industrial, formulado pelo SENAI, listando cursos técnicos com maior previsão de empregabilidade até 2023. Se você deseja conhecer alguns deles, veja, a seguir, 5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam!

cursos técnicos que mais empregam

Leia mais:
+Qual é o curso técnico que mais emprega?
+Quais são os cursos técnicos mais rápidos?

O que é um curso técnico?

Antes de abordarmos quais são os cursos técnicos de tecnologia com maior previsão de geração de empregos, vale a pena lembrar o que é um curso técnico.

O curso técnico visa capacitar o estudante para o mercado de trabalho de forma rápida e prática, por conta disso, possui duração menor se comparado a cursos de nível superior, como tecnólogo e bacharelado. 

As aulas são em sua maioria práticas, dando ao estudante a possibilidade de que suas habilidades para função sejam desenvolvidas com maior facilidade.

Veja também: Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?

Confira os 5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam!

Logística 

Uma boa opção para você que deseja ser empregado, após o termino do curso, com facilidade, é o curso técnico de Logística. Segundo dados levantados pelo SENAI em sua pesquisa, a demanda é de 495.161 novas vagas de trabalho para área no período entre 2019 a 2023.

Como é o curso?

Durante o curso técnico de Logística, o estudante irá aprender as melhores soluções e alternativas para otimizar entregas e atividades, reduzindo custos, fretes e riscos.

Qual é a duração do curso?

A duração média do curso é de dois anos, podendo variar de acordo com a instituição. O curso de Logística também pode ser encontrado com bacharelado e tecnólogo, porém, nesses casos, em duração maior.

Quais são as áreas de atuação?

O profissional da área de logística poderá atuar em inúmeras funções. Entre elas se destacam a logística de transporte, prevenção de perdas e armazenagem.

Metalmecânica

O curso técnico de Metalmecânica, segundo o levantamento, está entre as profissões com maior demanda entre 2019 a 2023. A previsão é que, durante o período, 217.703 novas vagas de trabalho para área sejam ofertadas.

Como é o curso?

O curso de Metalmecânica, capacitará o estudante a preparar, a partir do metal, os mais variados produtos como máquinas, estruturas, entre outros.

Qual é a duração do curso?

O curso possui duração média de um ano, podendo variar de acordo com a instituição.

Quais são as áreas de atuação?

O profissional da área poderá atuar em empesas de manutenção e automação industrial, indústrias, controle de qualidade, assistência técnica, entre muitas outras opções.

Telecomunicações

O curso técnico de Telecomunicações também possui estimativa de alta segundo o levantamento do SENAI. A previsão é que, durante o período entre 2019 a 2023, 181.434 vagas sejam criadas para a função.

Como é o curso?

Durante o curso de Telecomunicações, o aluno irá desenvolver a capacidade de instalar e oferecer suporte para redes e equipamentos de telefonia, internet e televisão.

Qual é a duração do curso?

O curso possui duração média de dois anos, variando de acordo com a instituição de ensino.

Quais são as áreas de atuação?

O profissional da área poderá atuar em instalação e manutenção de redes de internet, telefone e televisão.

Eletroeletrônica

O curso técnico em Eletroeletrônica também se destaca no levantamento. A estimativa é de que 160.409 novas vagas de trabalho para área sejam ofertadas no período entre 2019 a 2023. 

Como é o curso?

O curso em Eletroeletrônica capacitará o estudante a executar instalações e manutenções de equipamentos eletroeletrônicos

Qual é a duração do curso?

O curso possui duração de até dois anos, podendo variar de acordo com a instituição de ensino.

Quais são as áreas de atuação?

O profissional na área pode atuar em instalação e prevenção de redes elétricas em edifícios e maquinários, testes e correções em redes elétricas, entre outras funções.

Informática

O curso técnico de Informática, segundo o levantamento do SENAI, possui demanda de 160.027 novas vagas de trabalho para área no período de 2019 a 2023. 

Como é o curso?

Durante o curso técnico de Informática o estudante irá aprender as mais variadas técnicas de programação, manutenção, instalação, codificação e desenvolvimento de redes, computadores, sites, hardwares, entre outros.

Qual é a duração do curso?

A duração do curso técnico em Informática varia entre um a dois anos. Vale lembrar que o curso de informática também pode ser encontrado como bacharelado e tecnólogo, nesses casos em duração maior.

Quais são as áreas de atuação?

O profissional formado no curso técnico de Informática, poderá atuar como programador, analista de sistemas e projetos de Tecnologia da Informação (TI).


Leia mais:
+Como é a rotina de um estudante de curso técnico
+9 cursos técnicos que têm os maiores salários

Onde posso estudar?

Se você se interessou por algum dos cursos apresentados e deseja ingressar em um curso técnico relacionado, acesse o site da Quero Bolsa! Na plataforma é possível encontrar bolsas de estudo de até 80% de desconto em diversos cursos técnicos.

Para garantir a sua, basta acessar o site e procurar pelo curso de seu interesse. Clique no botão abaixo e confira!

Bolsas para cursos técnicos

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54