Curso técnico simples: como é a rotina?
Já na modalidade de curso técnico simples, tanto quem ainda cursa o ensino médio ou quem já é formado consegue fazer o curso.
Conversamos com a Vitória Dutra, de 19 anos, que viveu intensamente essa rotina de curso técnico. “A minha rotina na época em que estudava o curso técnico em equipamentos biomédicos na SENAI Mariano Ferraz consistia em estudar o ensino médio de manhã, das 7h às 12:20h, ao final da aula ia a pé para o curso técnico, eram aproximadamente 20 a 25 min de caminhada até lá. O curso começava às 13h e ia até umas 19h. Após tudo isso, eu fazia academia e ballet. Ou seja, resumidamente: saia de casa às 6h e chegava às 23h.”
E engana-se quem pensa que ela cansou da rotina, isso porque Vitória, após acabar o curso no SENAI engatou outro curso técnico, mas, desta vez, na ETEC: “A rotina no curso técnico da ETEC, nos poucos meses em que estudei presencial (devido a pandemia do novo coronavírus), eu fazia somente o curso durante o dia inteiro e o ballet a noite. O curso tem carga horária das 07h às 12:20h. Agora, em quarentena, as aulas são EaD e tarde estudo por conta própria para o vestibular. A noite deixo livre para fazer os trabalhos do curso ou ajudar com as tarefas de casa quando possível.”
Leia mais:
+ 9 cursos técnicos que têm os maiores salários
+ Como incluir o curso técnico em seu currículo?
A Mariana Gennari também teve a sua rotina de estudos modificada pela pandemia. Ela cursa técnico de redes de computadores no SENAI da Santa Cecília e compartilhou um pouco do dia a dia dela: “Eu estudo no período da manhã das 9h às 10h30 online, sendo segunda feira das 7h30 às 11h30 presencial. Neste caso, 7h30 às 9h, vou até ao SENAI e tenho uma aula online, onde os alunos na sala conecta o fone nos computadores e ouvem o professor, junto com as pessoas que estão online, Já das 9h15 às 11h30 temos as atividades práticas.
Gennari disse ainda que procura anotar tudo o que o professor fala durante as aulas e depois faz uma pesquisa mais profunda sobre assuntos no final de semana, pois durante a semana ela não tem muito tempo livre para estudar, já que após o curso, ela trabalha até às 22h.
Como fazer um curso técnico com desconto?
A Quero Bolsa pode ajudar você a conseguir bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.