O profissional que realizou um curso técnico em Automação Industrial tem, de acordo com o levantamento, o segundo maior salário dentre os técnicos.
Indispensável para vários setores industriais, ele auxilia na automação, controle e supervisão de processos.
Dentre as principais funções do técnico em Automação Industrial está a perícia dos sistemas, emissão de laudos técnicos e instalação de painéis elétricos. Esse profissional também pode atuar na elaboração de desenhos técnicos e diagramas de arquitetura de sistemas.
Confira: Melhores cursos técnicos: conheça os mais promissores
+ 7 cursos técnicos para trabalhar em empresas: confira!
O técnico em Eletroeletrônica pode ser confundido com o técnico em Manutenção Elétrica. Isso porque os dois profissionais têm uma base em comum, como os próprios nomes sugerem.
O técnico eletroeletrônico, porém, desenvolve, instala e mantém sistemas eletroeletrônicos, considerando normas, ambiente, qualidade e segurança no trabalho.
Leia também: Gosta de Tecnologia? Conheça os 10 cursos técnicos do eixo de Informação e Comunicação
+ 5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam
Além da manutenção preventiva e corretiva, o técnico também realiza a montagem de equipamentos elétricos e eletrônicos, desenvolve sistemas automatizados e, se preciso, faz reparos em circuitos.
Como o nome sugere, o técnico em Manutenção Elétrica corrige e previne que as máquinas e equipamentos elétricos sofram danos.
O profissional também é responsável por avaliar a necessidade de trocas e ajuste de peças, bem como projetar e especificar sistemas e equipamentos eletrônicos.
Ele elabora e controla o plano de manutenção, ou seja, atualiza cadastro de equipamentos no sistema, faz requisição de compras do setor, analisa, instala e configura equipamentos, entre outras funções.
Saiba mais: Como incluir o curso técnico em seu currículo?
+ Quanto custa um curso técnico?
O técnico de Manutenção de Máquinas Industriais trabalha no planejamento, execução e no controle da manutenção mecânica.
Seu objetivo é apoiar a gestão mecânica, garantindo o bom funcionamento das peças e componentes e desenvolvendo projetos relacionados à manutenção. Ele também deve trabalhar com sistemas e equipamentos automatizados.
Resumidamente, a função do técnico de Segurança do Trabalho é garantir a saúde e prevenir acidentes dentro da empresa.
Para isso, ele precisa investigar, analisar e recomendar medidas que ajudem a evitar riscos. Ele também visa minimizar danos ambientais.
Esse profissional incentiva os demais a usar, por exemplo, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Ele também quer prevenir doenças ocupacionais em empresas de diferentes setores, implementando ações corretivas e fazendo recomendações.