Por que fazer um curso técnico?
Por terem carga horária menor e serem de mais fácil acesso, os cursos técnicos podem ser uma ótima oportunidade para quem quer se inserir rapidamente no mercado de trabalho.
Além disso, o fato dessa formação poder ser aliada ao ensino médio regular ou ter menor exigência para ingresso em uma de suas modalidades pode fazer com que ela seja ideal para uma variada gama de indivíduos.
Leia Mais: 10 cursos técnicos que mais empregam; Veja lista
Quais são as vantagens de fazer um curso técnico?
Fazer um curso técnico tem inúmeras vantagens que fazem com que esse tipo de formação seja procurada por muitas pessoas. Seja relacionada ao tempo de estudo ou ao preço médio de suas mensalidades, é possível perceber uma série de pontos positivos que podem ser essenciais para que você faça a opção por essa modalidade de ensino.
Agilidade na formação
Durando, em alguns casos, menos de um ano, os cursos técnicos conseguem preparar com agilidade e foco na prática profissional um indivíduo sem formação específica para a atuação direta em determinada área do conhecimento. Essa especificidade faz com que essa formação seja ideal para alguns profissionais, garantindo bons salários mesmo com formações ágeis e rápidas.
Preços mais acessíveis
Diferente da maioria dos cursos de ensino superior, os cursos técnicos costumam ter preços mais acessíveis. Além disso, o grande número de instituições que oferecem esse tipo de formação também contribui para que a mensalidade dessas formações sejam mais populares e de fácil acesso à maioria da população.
Bolsas para Cursos Técnicos
Foco no mercado de trabalho
Com significativo número de matérias práticas e com inserção no dia a dia das profissões, por meio de estágios e trabalhos que priorizam os desafios da prática profissional, os cursos técnicos têm como foco o mercado de trabalho que absorve o aluno após a diplomação.
Foco no aprendizado
Preparando indivíduos que antes tinham pouco ou nenhum contato com uma profissão, os cursos técnicos tem como objetivo privilegiar o aprendizado e fornecer as ferramentas necessárias para o exercício de um ofício. Aproximando-se das metodologias utilizadas no ensino superior, esse tipo de formação coloca o aluno como protagonista do ensino.

Retorno financeiro mais rápido
Após um curto período de formação, a maioria dos alunos de cursos técnicos conseguem ser inseridos no mercado de trabalho e começar a ter o retorno financeiro investido em sua formação, o que torna essa modalidade de ensino ainda mais atrativa.
Qual a diferença entre um curso técnico e um curso tecnólogo?
Dúvida comum, a diferença básica entre um curso técnico e um curso tecnólogo está no nível. Enquanto um curso técnico é uma formação de nível médio, o curso tecnólogo é um curso do ensino superior, o que permite, por exemplo, que o diplomado ingresse em uma pós-graduação. Além disso, um curso tecnológico costuma ter maior carga horária, maior número de disciplinas teóricas e ser ministrado por faculdades ou universidades.
Saiba mais: Conheça as diferenças entre curso técnico e tecnólogo
Qual o melhor curso técnico para arrumar emprego?
Em todas as áreas do conhecimento, existem boas opções para quem pretende investir em uma formação técnica destinada a conseguir rápida inserção no mercado de trabalho. Veja abaixo algumas dessas opções.
Com duração média de dois anos e grande carga horária destinada a estágios, o curso Técnico em Enfermagem é ofertado em um grande número de instituições em todos os estados do Brasil. Para aqueles que gostam de cursos relacionados à área da saúde e tem predisposição ao cuidado e atendimento ao paciente, essa é uma ótima oportunidade de formação.
Veja também: 11 cursos técnicos para você trabalhar na área da saúde; Confira
Profissional responsável pela gestão da cadeia de suprimentos, produção, transporte e armazenagem, o técnico em logística lida no dia a dia com os processos administrativos ligados a diversas etapas da produção e gestão de bens de consumo.
Com duração média de um ano e meio, o técnico em contabilidade é o profissional responsável pelas despesas, receitas e movimentação financeira de uma empresa ou organização. No mercado de trabalho, o profissional pode trabalhar diretamente com a gestão de um negócio ou em escritórios especializados em contabilidade.
Curso que abrange as diversas etapas da gestão, o técnico em administração recebe conteúdos a respeito de liderança, tomada de decisões e sobre o desenvolvimento de um perfil analítico. Este é um curso que costuma ser oferecido em diversas escolas, em todas as regiões do país.
Especializado na gestão de pessoas e no manejo de conflitos, o técnico em recursos humanos figura na maioria das listas de profissões a serem valorizadas, reflexo de novas políticas de humanização e manejo de talentos, aspectos em crescente expansão nas organizações.
Confira: Curso técnico tem estágio?
Na iniciativa privada ou no poder público, questões ligadas à preservação, coleta e armazenagem de informações relacionadas a aspectos ambientais são o principal objeto da prática deste profissional. Sustentabilidade e educação ambiental também podem ser temas nos quais o trabalho do técnico em meio ambiente seja requisitado.
Assim como diversas outras carreiras ligadas a tecnologia, em diversos níveis de ensino, o técnico em informática costuma ser rapidamente absorvido pelo mercado de trabalho. Atuando com a construção, manutenção e aprimoramento de máquinas, este profissional encontra espaço em organizações de todos os tamanhos e finalidade.
Formando profissionais aptos a controlar e desenvolver projetos, o técnico em mecânica tem duração média de dois anos e grande carga horária destinada ao aprendizado prático. Seja de maneira autônoma ou ligado a uma empresa especializada, os diplomados nesta formação encontram alta demanda e procura por seus serviços.