Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Cursos Técnicos

Como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC?

por Mathias Sallit em 28/08/21

Antes de se matricular, os estudantes devem buscar como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC. Já pensou se dedicar alguns anos da sua vida nos estudos das disciplinas, ralar para passar nas provas, conseguir o diploma e, só depois, descobrir que o curso não é certificado pelo Ministério da Educação (MEC)?

Seria uma situação muito complicada e que nenhum estudante merece passar por essa dor de cabeça. Como um curso técnico é uma maneira eficiente e rápida de entrar no mercado de trabalho, quem busca por essa formação quer logo ter um certificado, iniciar uma profissão e conseguir um emprego.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O problema é que apenas os cursos técnicos reconhecidos pelo MEC podem emitir diplomas que têm validade para o mercado de trabalho. Sabendo dessa informação, fica mais fácil escolher onde estudar, já que é preciso procurar por escolas e instituições que sejam registradas pelo ministério.

Como saber se meu curso técnico é reconhecido?

Mas como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC, afinal? Para saber essa informação, é preciso entender que não é o MEC o único responsável pelos certificados. O órgão federal também dá autonomia para que Secretarias de Educação Municipais e Estaduais reconheçam os cursos.

Descubra como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC

Por isso, há duas formas de saber se o seu curso técnico é reconhecido, e a Revista Quero te explica como descobrir a seguir. Confira:

Pelo site do Sistec

O site do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) conta com uma plataforma de consulta pública de escolas e cursos técnicos que estão em situação regular no sistema de ensino e cadastradas pelo MEC. O Sistec é o órgão federal vinculado ao Ministério da Educação responsável pelos cursos técnicos.

A plataforma conta com um mapa e uma lista mostrando as escolas registradas em cada estado. Para saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC, é preciso encontrar o nome da escola e do curso na lista do Sistec, referente ao estado e ao município onde a instituição de ensino está localizada.

como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC pelo Sistec
Plataforma ajuda como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC (Foto: Reprodução/Sistec)

Primeiro, o aluno deve selecionar o estado clicando no mapa ou abrindo a lista completa (o recurso do mapa nem sempre está disponível na plataforma). Em seguida, é preciso localizar a cidade onde está localizada a escola. Ao localizar o município, busque pelo nome da instituição e, em seguida, encontre o curso que você quer ver se é reconhecido pelo MEC.

É possível fazer essa busca diretamente na plataforma do Sistec.

No entanto, você pode imaginar que são muitos cursos e escolas espalhados pelas cidades em todo o Brasil. Então, a própria plataforma afirma que os dados são parciais, e a migração dos dados dos sistemas estaduais de Ensino ainda estão em andamento para alguns estados.

Veja também:
Conheça o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC
Como se preparar para começar o curso técnico?

Pela Secretaria de Educação do seu estado

O site do MEC afirma que as Secretarias de Educação dos estados e municípios têm autonomia didático-pedagógica e administrativa. São elas as responsáveis pela autorização, regulamentação e reconhecimento das instituições públicas e particulares de ensino técnico.

Por isso, caso os dados do Sistec não estejam atualizados, o MEC recomenda que os estudantes entrem em contato com a Secretaria de Educação do seu estado ou da sua cidade para saber se um curso técnico é reconhecido e tirar outras dúvidas.

Saiba mais:
Como é a rotina de um estudante de curso técnico?
Como são as provas em um curso técnico?

Quais os cursos técnicos reconhecidos pelo MEC?

Na plataforma Quero Bolsa, você encontra diversos cursos técnicos espalhados por todo o país que são reconhecidos pelo MEC. Além disso, você pode se matricular com uma bolsa de estudo que garante descontos nas mensalidades até a sua formatura.

Conheça algumas instituições que contam com a parceria do Quero Bolsa:

Se você quer buscar por outras escolas e institutos, clique no botão abaixo. Basta digitar qual curso técnico você pretende fazer, qual instituição você quer estudar e em qual cidade. Em seguida, você vai ver a lista completa com as melhores opções para você.

Encontrar cursos técnicos

É possível fazer um curso técnico a distância?

Sim, existem cursos técnicos no ensino a distância (EaD). Essa tem sido uma tendência das etapas do Ensino Médio, Profissionalizante, Superior e pós-graduação no Brasil. Cada vez mais alunos estão matriculados em cursos EaD de diversas áreas.

Com o ensino técnico, não é diferente. Mas é preciso atenção na hora de escolher a escola onde estudar. Apenas os cursos técnicos EaD reconhecidos pelo MEC tem diplomas válidos para ingressar no mercado de trabalho.

Veja mais:
As empresas contratam quem fez curso técnico EaD?
4 motivos do porquê fazer um curso técnico EaD

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Como saber se o curso a distância é reconhecido pelo MEC?

Para saber se um curso a distância é reconhecido pelo MEC, os procedimentos são os mesmos que os tradicionais cursos presenciais. A plataforma do Sistec conta com a listagem completa dos cursos  autorizados e com certificados válidos.

Mas lembre-se: caso o curso não esteja na lista do sistema, é necessário entrar em contato com a Secretaria Estadual ou Municipal de Educação para confirmar se um curso é ou não reconhecido pelo MEC, já que os dados do Sistec são parciais.

Bolsas de estudo para cursos técnicos

Leia também:
Curso técnico EaD: tudo o que você precisa saber (e mais um pouco)
11 melhores cursos técnicos EaD do Brasil
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54