Além disso, o EaD tem alguns pontos interessantes, visto que os estudantes precisam ter um Q.I autodidata, ajudando a desenvolver soft skills como organização, gestão de tempo e pessoal, disciplina, proatividade e autonomia. Ponto que os RHs de empresas procuram em um candidato durante um processo seletivo.
São diversos decretos, portarias e normativas que regulamentam a educação a distância no Brasil. Dessa forma, o ensino EAD é regulamentado, o que faz com que as instituições sigam normas pré-estabelecidas tornando o ensino tão formal e confiável quanto o ensino presencial. Com a vinda do ‘novo normal’, é esperado que instituições de ensino foquem mais ainda e aprimorem as estruturas de cursos de ensino a distância.
A Emília Guimarães, da área de novo projetos do SENAC-SP falou sobre como a pandemia influenciou no trabalho das universidades:
“Tínhamos uma quantidade mínima de cursos em formato em EaD, nosso forte era o curso presencial, mas com a pandemia tivemos que nos reformular rapidamente e com o que tínhamos em mãos, sem treinamentos de novas plataformas e oferecer as aulas presenciais de forma remota. Hoje, devido às novas demandas, já possuímos alunos de graduação presencial migrando para o EaD, pois viram que esse formato de aula se encaixa melhor na rotina.”
Gostou? Encontre Bolsas De Curso Técnico Ead Aqui
Quando estudar a distância é uma boa opção?
O EaD pode parecer para muitos uma opção mais fácil de estudo, mas de um modo geral, pode ser até mais complicada para quem não tem o jeito de estudar sozinho. Separamos algumas dicas de quando é viável fazer um curso a distância:
-
O curso escolhido não é oferecido em alguma unidade próxima a sua casa: em cursos técnicos é muito comum (principalmente em ETECs) que não tenha um grande leque de opções de campus, sendo este um dos principais motivos para a desistência de alunos que não suportam a distância devido a gastos ou rotina desgastante. Com o EaD isso não seria um problema;
-
É a única forma da mensalidade caber no seu bolso: como já citamos acima, os cursos em modalidade EaD podem ser, muitas vezes, mais baratos que os presenciais devido aos baixos custos de manutenção e também do fato de não ter a necessidade de um espaço físico disponível para tal;
-
Se encaixa na rotina: muitos precisam trabalhar para garantir um estudo de qualidade e, por vezes, precisam abrir mão de estudar por falta de tempo também. Sendo assim, o EaD também seria uma forma de encaixar a educação na rotina, sem prejudicar o trabalho.
A Luiza Abrantes fez curso técnico de enfermagem no qual ela começou na modalidade presencial e no último semestre trocou para o EaD: “Muitos acharam absurdo a minha escolha, mas para mim foi fundamental para conseguir fazer tudo. A rotina do estágio é obrigatória no hospital, junto com TCC do técnico é muito desgastante. Tinham dias que eu pensava que não ia conseguir, pois eu morava longe tanto do curso quanto do hospital. Mas no último semestre resolvi arriscar e fiz a mudança. A minha vida melhorou 100% com o novo formato, pois o que via no EaD em casa, eu colocava em prática todos os dias no estágio presencial. Só o fato de não ter que perder horas me deslocando, me deu mais gás para me empenhar no trabalho.”
Como estudar com bolsa de estudo
Quer se qualificar para entrar mais rápido no mercado? Saiba que isso é possível de ser feito com mensalidades ainda mais em conta.
A Quero Bolsa pode ajudar você a conseguir bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.