Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

9 coisas que você precisa saber antes de entrar em um curso EaD

por Mathias Sallit em 22/10/20

O número de alunos matriculados em cursos de ensino a distância (EaD) vem crescendo a cada ano no Brasil, assim como a oferta de vagas para essa modalidade em faculdades no país. Somente em 2018, mais de 2 milhões de alunos estavam matriculados em graduações EaD, segundo o Censo da Educação Superior.

Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o Censo também mostrou que, em 2018, a oferta por vagas no EaD foi maior que no ensino presencial pela primeira vez em universidades brasileiras. O número de vagas passou dos 7,1 milhões no ensino superior remoto, contra 6,3 milhões ofertadas no presencial.

Reprodução/Freepik
9 coisas que você precisa saber antes de entrar em um curso EaD
Número de estudantes em cursos EaD ultrapassou os 2 milhões em 2018

Com a popularização do EaD, muitas dúvidas sobre essa modalidade surgiram e seguem pertinentes para quem busca por esse tipo de curso. Aqui, a Revista Quero responde algumas dessas questões e te mostra nove coisas que você precisa saber antes de entrar em uma faculdade EaD.

Veja também:
+ Descubra se você tem perfil para fazer um curso EaD
EaD: como funcionam os cursos de Educação a Distância?

Confira:

1. O que é preciso ter em casa para fazer um curso EaD?

Antes de tudo, é fundamental se questionar se você vai ter acesso a todos os recursos necessários para acompanhar o curso e realizar as atividades ao longo da graduação em casa ou em um local em que você possa utilizar acessar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Grande parte de um curso EaD acontece no AVA, e os alunos precisam ter um acesso fácil à internet de qualidade por diversos equipamentos e dispositivos. É possível, sim, que os estudantes realizem parte do curso pelos celulares e smartphones.

No entanto, é recomendado que tenha acesso a um computador para a realização de algumas atividades específicas, que podem ser feitas com melhor qualidades em programas que às vezes não rodam de forma eficiente em dispositivos móveis.

2. O diploma no EaD é diferente de um curso presencial?

É essencial para todo aluno que pretende ingressar em um curso EaD saber que os diplomas das graduações a distância possuem o mesmo valor que o diploma de uma faculdade presencial. Isso é fato desde que o curso EaD seja de uma faculdade reconhecida pelo MEC.

Caso ela seja certificada pelo ministério, o diploma da faculdade é válido para o mercado de trabalho e não existe nenhuma diferença entre ele e o certificado de um curso presencial.

Saiba mais: Ainda há preconceito no mercado de trabalho com quem faz EaD?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


3. Quanto tempo um aluno deve se dedicar em um curso EaD?

Um dos principais benefícios de um curso EaD é a flexibilidade. Esse é um fator que atrai muitos estudantes que encontram na modalidade uma forma de conciliar a sua rotina pessoal e profissional com os estudos exigidos durante uma faculdade.

Mas flexibilidade não quer dizer que o aluno não deva criar uma rotina de estudos e nem que o curso não vá exigir uma grande dedicação para que o estudante compreenda as matérias e seja aprovado nas disciplinas.

Por isso, é preciso de organização e disciplina para que as atividades não fiquem deixadas de lado em seu dia a dia. Professores aconselham reservar o mesmo tempo que seria dedicado para aulas e estudos em cursos presenciais, só que em momentos do dia que encaixe com a sua rotina.

Veja algumas dicas:

  • Separe um horário certo por dia para acompanhar as aulas e realizar as atividades;
  • Tenha um local organizado para assistir às aulas e estudar;
  • Se organize com os prazos de entrega de atividades e com a frequência nas aulas e nos fóruns;
  • Evite acumular atividades durante o fim de semana: o ideal é conseguir espalhar os estudos durante momentos ao longo de toda a semana.
Saiba mais: Como organizar a rotina de estudos em um curso EaD?

4. Alunos de cursos EaD precisam ir à faculdade?

Muita gente acha que, por se tratar de um curso a distância, não será preciso comparecer à faculdade nunca. E isso é um mito, uma vez que o EaD conta com encontros esporádicos ao longo dos semestres nos polos de apoio presencial das universidades.

A frequência desses encontros varia de acordo com cada curso e as disciplinas que fazem parte de sua grade, sendo que podem haver aulas nos polos semanalmente, mensalmente ou até semestralmente.

Teste de perfil EaD

Os cursos semipresenciais possuem encontros mais frequentes, podendo exigir do aluno ir mais vezes aos polos da faculdade ao longo da semana. Existem também os cursos EaD que contam com polos online. Nesses, o curso acontece totalmente de forma virtual.

Saiba mais: Diferença entre faculdade EaD e Semipresencial

5. Como são as aulas de um curso EaD?

As universidades que contam com cursos EaD disponibilizam a maior parte do conteúdo das graduações no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). É por ele que os estudantes acessam às videoaulas, apostilas virtuais, exercícios, atividades e avaliações de cada disciplina.

As interações com demais alunos, tutores e professores também acontece pelo AVA, que conta com fóruns de discussão para que esse diálogo possa acontecer em um curso a distância.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


6. Como é o contato com professores dos cursos EaD?

Os professores de cursos EaD são responsáveis por lecionar os conteúdos de cada disciplina de forma virtual, com as videoaulas e as apostilas digitais de cada matéria ao longo do semestre. Funciona de forma semelhante aos cursos presenciais, com a diferença de que as aulas geralmente estão gravadas.

Os alunos possuem maior interação com os tutores das graduações. São os tutores que acompanham o dia a dia de estudos e atividades das classes do EaD, estando disponíveis para ajudar os alunos com dúvidas e orientações sobre as disciplinas, atividades, avaliações e as ferramentas disponíveis pelo curso.

Reprodução/Freepik
9 coisas que você precisa saber antes de entrar em um curso EaD

7. Cursos EaD têm estágio e TCC obrigatórios?

 Os estágios para cursos a distância acompanham a mesma norma dos cursos presenciais. Caso a graduação e a universidade exijam o estágio como item obrigatório na formação, os alunos do EaD precisam cumprir as horas para que possam receber o diploma ao final do curso.

A mesma coisa acontece com o trabalho de conclusão de curso, o tão conhecido TCC. Ele é atividade obrigatória para que os estudantes finalizem o curso e são feitos da mesma forma que o presencial, geralmente com uma monografia referente ao curso em que o aluno estuda.

A apresentação do trabalho frente à banca avaliadora é uma das atividades que costuma acontecer presencialmente nos polos de apoio ou no campus da universidade.

Veja também: Guia completo sobre a modalidade EaD

8. Existem cursos EaD em faculdades públicas?

Sim! Existe uma enorme lista de institutos e universidades públicas que contam com pelo menos um curso EaD reconhecido pelo MEC em sua lista de graduações.

No segundo semestre de 2020, inclusive, pela primeira vez o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibilizou vagas para cursos a distância, ainda que a oferta tenha sido baixa nessa primeira experiência.

Teste de perfil EaD

9. Como conseguir bolsas de estudo EaD?

É possível encontrar bolsas de estudo para cursos a distância. Além de programas do governo, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni), existe a possibilidade de conseguir bolsas de estudo por meio de programas como o Quero Bolsa, que conta com universidades parceiras em todo o Brasil.

Veja a lista de algumas das faculdades que mais possuem alunos matriculados no ensino a distância do Brasil:

Um dos diferenciais das universidades acima é que elas possuem polos espalhados por todo o país e oferecem cursos EaD em todas as áreas do conhecimento.

Encontrar bolsas de estudo

Leia mais:
Teste vocacional gratuito: descubra sua profissão ideal
Educação a Distância (EaD): Confira as vantagens e desvantagens

Agora que você já sabe tudo o que precisa para entrar em uma faculdade EaD, conte nos comentários abaixo qual curso pretende fazer!

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54