Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Universidades

O que é AVA no ensino a distância?

por Victória Linard em 30/07/21

Afinal, o que é AVA no ensino a distância? Se você tem vontade de fazer um curso na modalidade EaD (ensino a distância), você já deve ter ouvido falar sobre o AVA.

AVA é a sigla para Ambiente Virtual de Aprendizado. Ou seja, usamos esta junção de letras para indicar a presença de um sistema, presente em uma plataforma, para que alunos do ensino a distância possam assistir às aulas, tirar dúvidas, apresentar trabalhos e até mesmo alugar livros na biblioteca – o que depende da estrutura disponibilizada por cada faculdade, é claro.

o que é ava

Algumas inclusive costumam disponibilizar as aulas assim que ela termina. Por isso, em algumas faculdades é possível assistir às aulas de maneira assíncrona, ou seja, você pode assistir ao conteúdo no horário em que for melhor para você. Além disso, é possível assistir ao conteúdo novamente quantas vezes for necessário, tanto para o aprendizado quanto para momentos de estuda anterior à provas e outras atividades avaliativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Benefícios de um curso a distância

O curso a distância oferece diversas facilidades ao aluno. Dentre elas, podemos citar a economia de tempo e também de dinheiro. Em relação ao tempo, podemos dizer que é muito mais confortável poder assistir às aulas no conforto da sua casa ou de onde você estiver, sem precisar sair de casa. Para quem tem uma rotina corrida em meio ao trabalho, cursos e família, às vezes este item se torna o primordial.

Já em relação aos gastos financeiros, podemos salientar que a economia com transporte, no deslocamento entre a casa e a faculdade conta muito! Além disso, os gastos com alimentação também devem ser levados em conta. Quem nunca precisou comer na faculdade ou antes de chegar até a aula pois não tinha tempo de dar uma passadinha em casa?

E, felizmente a lista não acaba por aí. Caso você ainda não saiba, os cursos em EAD costumam ter mensalidades mais baratas e acessíveis para quem tem um orçamento apertado. Por isso, é possível encontrar mensalidades em conta e economizar também neste aspecto. Muito bom, não é verdade?

É claro que nem tudo são flores. Por isso, pesquise direitinho sobre a instituição de ensino e o curso que você deseja seguir e faça pesquisas aprofundadas sobre um ensino EAD. Afinal, é necessário ter disciplina e comprometimento neste modelo mais flexível de aulas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Como funciona um curso a distância?

De início, a ideia de fazer um curso a distância pode assustar um pouco algumas pessoas. Essa modalidade de ensino e aprendizagem já vem crescendo no Brasil e no mundo há algum tempo. Entretanto, com o surgimento da pandemia, este tipo de curso se tornou mais procurado.

Provavelmente porque, após mais de um ano em pandemia, muitos de nós já aprendemos a estudar, trabalhar e até mesmo manter relacionamentos virtuais – como namoros e amizades – através de uma tela. Por que não levar a ideia um pouquinho mais a diante e aproveitar os benefícios do ensino EAD?

Ademais, ter um diploma de curso superior, seja ele licenciatura, bacharelado, tecnólogo ou até mesmos cursos técnicos e cursos livres é algo super importante para incrementar
o currículo. E você já sabe, não é? Quanto melhor o currículo, melhores são as oportunidades e consequentemente os salários.

Bom, em relação ao funcionamento de um curso a distância, é importante frisar que as aulas, questionamentos ao professor, avaliações de trabalhos em grupo, discussões e muito mais são feitas por meio do computador, celular ou outro aparelho eletrônico com acesso à internet.

Entretanto, é necessário ir ao polo mais próximo da sua casa, ao menos uma vez ao semestre, e realizar uma avaliação mensal. Ou seja, uma prova! Mas ainda é bem mais flexível do que ir para as aulas todos os dias de maneira presencial, não é?

Veja mais:  Prova EaD: como funcionam as avaliações no ensino a distância?
Como funciona uma graduação EaD?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que é AVA no ensino EaD?

O Ambiente Virtual de Ensino pode ser visto como muito mais do que uma mera plataforma pois ele serve para ajudar o aluno não apenas a assistir ao conteúdo, mas sim se organizar dentro do semestre. O AVA costuma ser bastante interativo, colorido e intuitivo. Afinal, é preciso que o aluno consiga “se achar” sozinho, sem a necessidade de ficar se perguntando (ou perguntando aos colegas) como fazer determinada atividade.

Além disso, é interessante saber que o AVA não armazena somente aulas e trabalhos, mas também outras possibilidades. Através de um AVA você pode solicitar documentos na secretaria da instituição de ensino, tirar dúvidas e até mesmo alugar periódicos na biblioteca.

Algumas bibliotecas disponibilizam artigos de maneira virtual, permitindo consulta por meio da tela. Outras, oferecem o periódico ou livro de maneira física. Aí o aluno marca dia e horário para retirar o livro no polo presencial da faculdade.

Quer um exemplo mais prático? Então dá uma olhada em como funciona o AVA (Ambiente Virtual de Ensino) da Univates (Universidade do Vale do Taquari)! Nele, você pode realizar as seguintes tarefas:

  • Entregar trabalhos    
  • Assistir aulas   
  • Participar de fóruns de discussão    
  • Solicitar documentos na secretaria      
  • Acompanhar suas notas       
  • Acompanhar o calendário do curso ou do semestre      
  • Ficar por dentro das datas de entrega para cada avaliação        
  • Solicitar materiais físicos na biblioteca      
  • Solicitar materiais virtuais na biblioteca       
  • Pedir emissão de boletos     
  • Emitir certificados
Conheça melhor: Univates Virtual: conheça mais sobre o AVA

Veja também as funcionalidades dos AVAs de outras faculdades:

Conheça o AVA da Unip, ferramenta utilizada pelos alunos do EaD
Conheça o Gioconda, o AVA do ensino a distância da Uniasselvi
Uniube AVA: saiba como funciona o ambiente virtual de aprendizagem
AVA Uninter: saiba como usar o Univirtus e os recursos do portal do aluno
AVA Unicesumar: saiba como acessar e o que o Studeo oferece aos alunos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Como entrar em uma faculdade EaD?

Existem faculdades que fornecem cursos na modalidade de educação a distância de forma privada ou pública. Em relação às faculdades públicas, podemos mencionar a Univesp. A Univesp é a Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Para ingressar nela, é preciso fazer vestibular. Afinal, as vagas para cada curso oferecido são limitadas e é preciso passar por uma seleção prévia até entrar na tão desejada oportunidade.

Além disso, existem as faculdades particulares que oferecem esse tipo de curso e também de serviço. Para entrar em faculdades particulares, geralmente é apenas necessário realizar a matrícula, levando até o polo mais próximo da sua casa ou via e-mail, os documentos solicitados.

Em seguida, é preciso efetuar o pagamento das mensalidades para ter acessos ao que o curso e a estrutura de instituição de ensino oferecem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Algumas faculdades particulares são tão conceituadas e conhecidas que ainda assim exigem um vestibular, isso é o caso de grandes instituições com a PUC (Pontifícia Universidade Católica) e o Mackenzie (Universidade Presbiteriana Mackenzie), o que não exclui o pagamento de mensalidades.

Ademais, existe a chance de entrar em uma faculdade EAD por meio da sua nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)Portanto, se você tirou mais de 450 pontos e não zerou a redação na prova, é possível concorrer a programas governamentais para que você inicie seus estudos em uma instituição de ensino EAD e desfrute de um Ambiente Virtual de Aprendizagem da melhor maneiro possível, como o Fies (Financiamento Estudantil), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada)

Bolsas de estudo para cursos EaD

Que tal ingressar num curso EaD com bolsas de estudo de até 85% de desconto? Na plataforma Quero Bolsa, você encontra milhares de cusos EaD em mais de mil instituições parceiras, por um preço que cabe no bolso! E, o melhor: sem precisar comprovar a renda ou renovar a bolsa.

Encontrar bolsas de estudo EaD

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 


O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54