A Univesp tem como principais parceiros o Centro Paula Souza (CPS), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Seus polos de apoio presencial possuem pelo menos uma sala de aula e pelo menos um laboratório de informática com 50 computadores, que pode ser utilizado pelos alunos durante os três turnos (de segunda a sexta), para consulta, pesquisa, estudos e realização de avaliações.
A acessibilidade está presente em todas essas instalações, permitindo o acesso a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.
Os alunos também podem ter contato com um grande acervo bibliográfico por meio de três bibliotecas virtuais: a Biblioteca Virtual Pearson, a E-volution – Elsevier, e a Biblioteca Virtual – Minha Biblioteca.
Para estudar na Univesp, o estudante deve realizar o vestibular da instituição. A prova é composta por 56 questões, distribuídas entre as áreas de Português, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia, Inglês. Por fim, a avaliação é complementada por uma redação.
A Univesp funciona por meio do vínculo entre conteúdos presenciais e aulas à distância. Para isso, a instituição conta com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Univesp), que reúne ferramentas, aulas e materiais digitais.