Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Universidades

Prova EaD: como funcionam as avaliações no ensino a distância?

por Victória Linard em 16/07/21

Você já se pegou pensando como é feita uma prova de EaD (Ensino a Distância)? Nos últimos meses, a adesão à modalidade de ensino a distância cresceu muito e ganhou espaço com a galera. 

Isso porque muitas coisas foram adaptadas nesse momento de pandemia. Muito das coisas que eram feitas presencialmente, como trabalhar, estudar - ou até mesmo fazer compras - começaram a ser feitas de maneira virtual, atrás de uma tela de computador ou celular. 

prova EaD

No início, a dificuldade para se adaptar pode ter sido difícil! Mas a verdade é que, com o tempo, algumas pessoas passaram a se identificar cada vez mais com esse tipo de sistema de aprendizado, trabalho, dentre outros.

Isso não significa perda de qualidade no ensino e muito menos baixa aproveitabilidade por parte do aluno, até porque tem muita gente que se adapta super bem à esta modalidade. Além disso, para quem quer economizar tempo e dinheiro o EaD pode ser uma excelente opção.

Afinal, já imaginou poder estudar de qualquer lugar, no conforto da sua casa e recebendo o tão sonhado diploma ao final do curso? Sem contar que o ensino EaD possibilita que o aluno estude em instituições de ensino de qualquer lugar do país - e até mesmo do mundo.

Veja também: Você tem perfil para cursos EaD? Faça o teste e descubra
Educação a Distância (EaD): Confira as vantagens e desvantagens
Descubra quais cursos existem na modalidade EaD

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Como fazer faculdade EaD?

Antes da gente falar sobre uma prova EaD, que tal falar um pouco sobre como funciona um curso nesta modalidade de ensino? Bom, este tipo de método já é utilizado há um tempinho aqui no nosso país, mas é inegável que tenha ganhado mais força nos últimos anos!

O aluno que opta por fazer um curso EaD, pode escolher dentre uma variedade de opções, tanto de carreira, como de tipo de curso. Afinal, é possível fazer cursos livres, cursos de extensão, graduações, mestrados, doutorados, MBA, enfim: a lista segue! Tudo depende daquilo que você quer para si e qual instituição de ensino deseja estudar.

Além disso, essa modalidade de ensino está presente em universidades e faculdades particulares, assim como também está disponível nas públicas. Como exemplo, podemos mencionar a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), faculdade pública que oferece cursos 100% na modalidade a distância.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Para entrar em um curso EaD, basta ficar de olho em processos seletivos e se inscrever, assim como de costume! Alguns cursos irão exigir vestibulares mais complexos, outros, mais tranquilos.

Ademais, esse tipo de seleção costuma variar bastante. Como você provavelmente já pôde perceber, com o passar dos anos até mesmo as universidades públicas (por vezes vistas como muito tradicionais), começaram a adotar esse método de ensino de forma parcial ou total.

Confira: Como funciona uma graduação EaD?
9 coisas que você precisa saber antes de entrar em um curso EaD

Como é um ambiente de aprendizado EaD?

Um ambiente EaD costuma ser muito mais rico em recursos do que as pessoas imaginam! Muitos cursos, escolas e faculdades disponibilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma na qual o aluno pode assistir aulas, fazer trabalhos em grupo, tirar dúvidas, solicitar documentos na secretaria, dentre outras funcionalidades.

Este ambiente virtual costuma ser intuitivo, interativo e às vezes até mesmo assíncrono. Ou seja, o aluno não necessariamente precisa assistir a aula no momento em que ela está sendo ministrada. Ideal para quem preza por flexibilidade de horário!

Dá só uma olhadinha em como funciona o sistema voltado aos alunos de cursos EaD na UniFCV (Centro Universitário Cidade Verde), localizada em Maringá, no estado do Paraná:

Entre as opções que podem ser encontradas no sistema pelo estudante, estão:

  • Notas: todas as notas de todas as matérias em que você está matriculado;

  • Disciplinas cursadas: para consultar quais são as matérias do seu curso;

  • Secretaria: nessa opção é possível fazer a sua rematrícula (quando não é automática), solicitar certidões (como declaração de matrícula), verificar o calendário acadêmico (inclusive as datas das provas) e, também, visualizar ou encaminhar documentos importantes e contratos.

  • Biblioteca: a biblioteca Pearson reúne mais de cinco mil livros em formato digital que estão disponíveis para o estudante. Para acessá-la, basta clicar no ícone indicativo que aparece na página inicial do seu AVA. 

  • Revista dos Tribunais: voltado para a área jurídica, também traz publicações que podem ser consultadas pelos alunos. 

  • Moodle: é nessa ferramenta que você irá acessar o conteúdo das matérias do curso em que você está matriculado, ou seja: a sala de aula virtual. As disciplinas são liberadas conforme o aluno conclui cada uma delas e realiza a sua matrícula. 

  • Links alternativos: é onde se encontram os links para aulas que sejam 100% online, ou seja, que não requerem que o aluno vá a um dos polos para realizá-las. 

  • Quero Pago: esse recurso reúne as informações financeiras do curso em que o estudante está matriculado, como históricos de pagamento, próximas mensalidades ou mudança da forma de pagamento. 

Saiba mais: Como Funciona o EaD da UniFCV
Portal do Aluno: como acessar o sistema virtual da sua faculdade?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Como fazer uma prova EaD?

Em um curso EaD, as aulas são ministradas através do computador ou do celular com acesso à internet. Dessa maneira, o aluno assiste aos conteúdos, faz perguntas (digitando via chat ou falando mesmo, pelo microfone) e até mesmo entrega seus trabalhos por e-mail.

Mas assim como em qualquer outro curso, em determinados períodos são pedidas provas que visam medir se o aluno está ou não tendo bom aproveitamento daquela disciplina, sendo apto para passar de ano - ou de semestre. 

Uma prova na modalidade EaD funciona basicamente da mesma maneira que uma prova presencial. Afinal, ela pode ser discursiva ou de múltipla escolha. Além disso, ela vale nota e é completamente relevante para definir se o aluno precisará ou não de recuperação ou até mesmo de uma reprova.

Agora, em relação à aplicação, as universidades podem variar nos métodos utilizados. Algumas optam por fornecer provas diferentes para cada aluno, ou seja, mesmo que haja comunicação entre eles (através de meios de comunicação como o WhatsApp), as respostas para as provas serão diferentes.

Veja mais: Polo EAD: o que é e para que serve?
Conheça as diferenças entre presencial, semipresencial e EAD

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Outras modalidades de prova EaD

Além disso, também existem instituições que bloqueiam o recurso “copiar e colar” no navegador, para que não haja possibilidade de colar uma resposta boa da internet. Em alguns casos, é até mesmo solicitado aos alunos que eles ativem suas câmeras para que seja observado se realizam a prova sozinhos ou não.

E as opções não param por aí. Algumas faculdades contam com um ensino completo em EaD, mas no momento das provas o aluno precisa se dirigir até o polo (unidade) mais próxima da faculdade e realizar a avaliação presencialmente.

Apesar da tentação, evite colar em uma avaliação como a prova EaD, afinal, este é um espaço para observar falhas no aprendizado e não ocultá-las. Isso pode te prejudicar futuramente, inclusive no mercado de trabalho!

Leia também: Quais são os cursos EaD mais baratos?
Confira a lista das maiores universidades EaD do Brasil
Saiba quais são os melhores cursos EaD reconhecidos pelo MEC

Bolsas de estudo para estudar a distância

Pensando em cursar uma graduação ou pós-graduação na modalidade EaD? A plataforma Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 85% de desconto para diversos cursos em mais de mil instituições do Brasil inteiro!

Para garantir sua bolsa, basta escolher o curso e a instituição que deseja estudar, realizar o pagamento da pré-matrícula e pronto! Não é preciso comprovar renda nem renovar a bolsa. Confira:

Bolsas para estudar EaD

E aí, o que você achou sobre a realização de uma prova EaD? Deu vontade de começar um curso a distância e se profissionalizar ainda mais? Compartilhe com a gente nos comentários!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54