Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Posso usar a nota do Enem para fazer um curso EaD?

por Thales Valeriani em 13/12/21

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou a data das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com o edital, o resultado do Enem será divulgado no dia 11 de fevereiro de 2022. 

+ Bolsas de estudo para graduação 

Por isso, há expectativa de que o período de inscrições no Sisu comece após essa data, como nos anos anteriores. Com o resultado em mãos, muitos candidatos se perguntam: posso usar a nota do Enem para fazer um curso EaD? Sim, pode! Isso porque diversas instituições de ensino EaD utilizam a nota do Enem como processo seletivo.

nota enem para curso ead

Leia mais
+ Quando começam as inscrições do Sisu 2022? 
+ Consulte o Gabarito Oficial e as provas do Enem 2021

Posso usar a nota do Enem para fazer curso EaD?

Pode! A nota do Enem não é obrigatória para quem quer fazer um curso EaD, mas diversas instituições de ensino superior utilizam a nota do exame como modo de ingresso dos alunos, além de organizarem o próprio vestibular. A nota do Enem é aceita por faculdades presenciais, semipresenciais e a distância. É necessário acessar o site da instituição ou fazer a busca por alguma plataforma, como a Quero Bolsa, para conhecer as regras de ingresso.

Como é um curso EaD?

O ensino a distância tem crescido a cada ano no país. Para se ter ideia, entre 2018 e 2019, período anterior ao da pandemia da Codiv-19, a oferta de cursos EaD cresceu mais de 42%, de acordo com o Censo da Educação Superior 2018.

A principal característica de um curso EaD é que o estudante acessa os conteúdos das aulas por meio de uma plataforma on-line, o chamado Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA). O AVA muda de uma instituição de ensino para outra. 

Em geral, a plataforma contém vídeoaulas, arquivos sonoros e de texto, com os conteúdos das disciplinas. Além disso, as avaliações e provas são on-line, realizadas por meio dessa plataforma. Alguns cursos EaD possuem avaliações presenciais. Nesse caso, ela é aplicada em algum polo de apoio da faculdade.

+ Prova EaD: como funcionam as avaliações no ensino a distância?

O que é necessário para fazer uma faculdade EaD?

Qualquer pessoa que tenha o Ensino Médio completo e seja aprovada no processo seletivo da instituição de ensino pode cursar uma faculdade EaD. Mas, ainda assim, algumas características são necessárias para quem quer estudar a distância. Confira.

1. Aparelhos adequados

Possuir um bom notebook, computador, tablet e até mesmo celular, é importante para conseguir acessar a plataforma on-line do curso. Por isso, quem quer concluir um curso EaD deve ter em mente que será necessário também investir em um aparelho adequado. Afinal, já pensou pagar por um curso curso e não conseguir realizar as atividades porque o seu aparelho não está obsoleto e não roda mais alguns programas e arquivos? Não dá, né?!

2. Acesso à internet

Muitas atividades do modelo EaD são gravadas, ou seja, o aluno não precisa estar on-line no momento da aula. Ainda assim, um bom acesso à internet é importante para que se consiga acessar os conteúdos posteriormente e realizar downloads, se necessário. Muitas pessoas que optam pelo EaD moram em locais distantes ou na zona rural.

Se for o seu caso, lembre-se de contratar um plano de internet ou um pacote de dados para o celular. Assim, o dinheiro e o tempo investidos no curso poderão ser melhor aproveitados.


3. Organização

Conciliar estudos com trabalho, cuidados domésticos e afazeres do dia a dia não é fácil. Quando o curso é presencial ainda há o tempo do deslocamento, que costuma ser demorado nas grandes cidades. No caso do EaD, poder estudar da própria casa é um facilitador, mas, não se engane! 

É preciso organização para encaixar as aulas e o tempo de estudo na rotina. Estudar da própria casa economiza o tempo do transporte, só que uma hora é preciso sentar e começar a estudar. Além disso, no curso a distância não há a cobrança tão intensa do professor ou tutor.

Por isso, o aluno precisa ter uma agenda bem organizada, com as datas de entrega expressas e cronograma de atividades definido

+ Como organizar a rotina de estudo em um curso EaD

4. Disciplina

Como vimos, quem quer concluir um curso a distância deve ser organizado para montar uma rotina de estudos. A continuidade e a aplicação dessa rotina dependem da disciplina do estudante.

Para isso, defina e organize um local de estudo, defina prazos e realize atividades do curso diariamente. Os conteúdos atrasados, além de prejudicarem o aprendizado, podem desmotivar o estudante.

+ Veja quais são os melhores cursos EaD, segundo o Guia da Faculdade 2021

Quais faculdades EaD aceitam a nota do Enem?

Listamos algumas instituições de ensino que ofertam bacharelados, licenciaturas e cursos tecnológicos a distância e aceitam a nota do Enem 2021.

São faculdades reconhecidas pelo MEC que concedem bolsa de estudos, possibilitam fazer o ingresso por processo seletivo próprio ou via Enem:


Como calcular a nota do Enem?

A nota do Enem é calculada por meio da metodologia de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que analisa não apenas o número de questões acertadas, mas, também, a coerência das respostas dadas.

Isto é, se um candidato acerta as questões consideradas difíceis, mas erra as fáceis, ele terá a nota diminuída, pois o sistema vai entender que houve "chute" nas respostas. Assim, candidatos com um mesmo número de acertos podem ter notas diferentes.

+ Nota do Enem: entenda como funciona a TRI

Simulador de notas de corte do Enem 

Está ansioso para saber onde vai conseguir usar sua nota do Enem? O Simulador de Notas da Quero Bolsa pode te ajudar nessa tarefa. Basta inserir a sua nota, a graduação desejada, a cidade e pronto! Em poucos segundos dá pra saber em quais faculdades e cursos você consegue entrar pelos programas do governo: Sisu, ProUni e Fies. 

+ Confira 4 dicas de como conseguir uma bolsa de estudo

Essa ferramenta está disponível de forma gratuita para você. Basta apertar o botão abaixo e acessar. 

Simulador de notas de corte

Fui mal no Enem, e agora?

Se o seu desempenho no Enem não foi tão bom como você gostaria, não se desespere! Ainda dá para entrar na universidade no próximo ano com a Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo para o ensino superior da América Latina.

Na Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% em mais de mil universidades do país. Você não precisa usar sua nota do Enem nem comprovar sua renda. Demais, né!? 

Conheça algumas universidades que oferecem bolsas de estudo na Quero Bolsa:

Encontre bolsas de estudo

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54