Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Vestibular e Enem

Fuvest 2026 vai mudar? Veja novidades confirmadas na prova

Na edição de 2026, a prova traz inovações como a escolha do local da 1ª fase, modelo de redação e programa de apoio psicológico da USP, confira!

As inscrições para a Fuvest 2026 já estão abertas até o dia 7 de outubro. Para esta edição, o vestibular que serve como porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP) oferece 8.147 vagas no total.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O que muitos ainda não sabem é que, na edição de 2026, o exame trouxe várias novidades em relação às questões da prova, modelo de redação e possibilidade de escolher o local de prova da primeira fase. Entenda todas as alterações importantes a seguir!

Inscrições da Fuvest 2026 começaram, veja como fazer!

Candidatos fazendo vestibular da Fuvest; Fuvest 2026 vai mudar? Veja novidades confirmadas na prova
Candidatos fazendo vestibular da Fuvest. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O que vai mudar na Fuvest 2026? Confira todas as novidades

A Fuvest 2026 traz uma série de mudanças significativas que merecem atenção de todos os candidatos. Confira as principais alterações:

1. Escolha do local de prova da 1ª fase pelos candidatos

Uma das principais inovações da Fuvest 2026 é a possibilidade de os candidatos escolherem o local de aplicação da primeira fase da prova. Isso será feito de forma escalonada: após a confirmação da inscrição, os candidatos terão a oportunidade de selecionar entre as opções de escolas em sua cidade ou região, com base na ordem de inscrição.

O período de escolha será entre os dias 13 e 17 de outubro, com prioridade para os primeiros 20% de candidatos confirmados. No dia 10 de outubro, os inscritos receberão por e-mail a informação sobre a posição no lote para a indicação do local da prova.

Fuvest 2026: cronograma do vestibular da USP é divulgado

2. Criação do programa Fuvest Escuta

Outra novidade da edição é o programa Fuvest Escuta, criado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da USP para apoiar emocionalmente os candidatos durante o vestibular e lidar com a crescente preocupação com a saúde mental dos vestibulandos.

Assim, partir da confirmação da inscrição, os primeiros 10 mil candidatos terão a chance de participar de rodas de conversa virtuais com psicólogos especializados, onde aprenderão a identificar sinais de ansiedade e a aplicar técnicas de controle do estresse.

3. Entrada oficial de sociologia, filosofia, arte e educação física na 1ª fase

Outra novidade significativa para a Fuvest 2026 é a inclusão oficial dos conteúdos das disciplinas de sociologia, filosofia, arte e educação física na primeira fase do vestibular. Essas matérias, que já vinham sendo trabalhadas no currículo do ensino médio, agora farão parte do conteúdo cobrado na primeira etapa do exame.

Essa mudança visa refletir mais fielmente o conteúdo que os estudantes estudam ao longo do ensino médio, trazendo uma avaliação mais ampla e diversificada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

4. Redação em qualquer gênero textual

Na segunda fase, a Fuvest 2026 permitirá que a redação seja realizada em qualquer gênero textual, e não apenas no formato tradicional de dissertação. Os candidatos terão a opção de desenvolver uma dissertação ou escolher outros gêneros textuais, como conto, crônica, carta, e-mail ou até mesmo um discurso.

Vale reforçar que o tema exigido na redação será o mesmo, com a diferença sendo a liberdade para o candidato escolher o gênero que melhor se adapta à sua forma de escrita e expressão.

5. Lista de leituras composta apenas por mulheres

Em 2026, a Fuvest atualiza sua lista de leituras obrigatórias, que agora será composta exclusivamente por autoras mulheres.

A lista inclui obras literárias e não literárias de escritoras brasileiras, portuguesas, moçambicanas e angolanas. Essa mudança visa promover maior visibilidade à produção literária feminina e enriquecer a diversidade cultural da prova.

Confira a lista de leitura obrigatória da Fuvest 2026 abaixo:

  • Opúsculo Humanitário (1853) – Nísia Floresta; 
  • Nebulosas (1872) – Narcisa Amália; 
  • Memórias de Martha (1899) – Julia Lopes de Almeida; 
  • Caminho de Pedras (1937) – Rachel de Queiroz; 
  • O Cristo Cigano (1961) – Sophia de Mello Breyner Andresen; 
  • As Meninas (1973) – Lygia Fagundes Telles; 
  • Balada de amor ao vento (1990) – Paulina Chiziane; 
  • Canção para Ninar Menino Grande (2018) – Conceição Evaristo; 
  • A Visão das Plantas (2019) – Djaimilia Pereira de Almeida.

Opções além da Fuvest

Além da Fuvest, você pode entrar no curso que sempre quis de outras formas, como a Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo de até 80% para graduação.

Mais de 1,2 mil faculdades de todo o Brasil são parceiras da plataforma e oferecem bolsa de estudos em diversos cursos. Veja as bolsas disponíveis abaixo:

Entenda como funciona a Quero Bolsa

Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações