logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Como organizar a rotina de estudos em um curso EaD

por Marcela Coelho em 26/02/19 1,5 mil visualizações

Essa história de que cursos de ensino a distância (EaD) são mais fáceis é bobagem. Apesar de a modalidade permitir flexibilidade para estudar em ritmo próprio, quando e onde quiser, o estudante precisa planejar uma rotina de estudos para cumprir todo o conteúdo programático.

Segundo especialistas, o EaD exige habilidades do aluno, como disciplina, proatividade, organização e automotivação, essenciais para não desistir do curso.

“Por isso é importante criar essa rotina de estudos. Se o estudante acessa o ambiente virtual de aprendizagem todos os dias, no mesmo horário, e interage com os colegas, ele consegue criar vínculos que incentivam a continuar a formação”, explicou a conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) Profª Ivete Palange.

Como organizar a rotina de estudos em um curso EaD - Revista Quero
Estudos online exigem uma rotina organizada e muita disciplina

O primeiro passo para se organizar, de acordo com a profissional, é analisar a agenda de conteúdos do mês, separar os materiais didáticos e verificar quantas aulas e atividades serão realizadas. Depois disso, definir dias e horários para se dedicar à tarefa.

“Se o aluno tiver disponibilidade, o ideal é entrar no portal a cada dia por 2 horas mais ou menos, assistir à aula, fazer os exercícios e colaborar com o que está sendo discutido em fóruns. Caso ele não tenha todo esse tempo, tentar se programar para acessar duas vezes na semana, no mínimo”, recomendou o diretor de educação a distância da Universidade Metodista de São Paulo, Marcio Araújo Oliverio.

Natália Veronezi de Carvalho, estudante do quarto semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Uninter, segue a primeira estratégia. Todos os dias, ela sai para trabalhar às 7h45 e por volta das 17h20 chega em casa. Às 18h, começa a estudar e vai até às 20h. Natália contou que baseia sua rotina conforme as matérias mensais: “nas mais curtas e dinâmicas consigo assistir a duas aulas, já naquelas com mais leitura faço somente uma por dia”.

Leia mais:
EaD: como funcionam os cursos de Educação a Distância?
3 mitos mais comuns sobre cursos EaD

Local de estudos

O ambiente é outro fator que deve ser levado em conta nos estudos a distância. O jeito que Natália encontrou para se concentrar foi estudar em seu quarto, só com o computador e o fichário em cima da escrivaninha, além de bastante iluminação e silêncio.

Mas isso não precisa ser a regra. “Cada pessoa se adapta de um jeito diferente, tem algumas que conseguem estudar no ônibus, por exemplo, e tem as que preferem um local mais reservado. Como varia muito, cada um tem de escolher o que melhor se encaixa. E essa é uma das vantagens do EaD: estudar onde quiser”, falou Marcio.

Para Ivete também não é fundamental ter um local totalmente preparado, o que importa é o estudante focar naquilo que está fazendo. “No momento de estudos, deve-se ter em mente que o curso é a prioridade.”

Cumprindo os prazos

Um dos grandes obstáculos para quem faz cursos a distância é a procrastinação. O aluno vai adiando, deixando para depois e quando percebe não dá mais conta.

A procrastinação é um grande vilão dos cursos EaD

“Se ele teve um problema e não pôde acessar o curso, deve dobrar o tempo numa segunda entrada. Caso contrário, ao final, a quantidade de conteúdos é tão extensa, que fica impossível de completar”, comentou a especialista da Abed.

Portanto, cumprir com os prazos estabelecidos na rotina de estudos ajuda a evitar o acúmulo de leituras, trabalhos e exercícios propostos. Além disso, em períodos de provas, a matéria já estará em dia e só precisará ser revisada.

Leia mais: Teste: você é procrastinador?

Importância da interação

Em cursos EaD, o contato físico com professores e colegas de sala é substituído pelo contato digital. Sendo assim, é necessário explorar ao máximo as oportunidades de interação propiciadas pela instituição. O fórum virtual é uma delas, que deve ser utilizado inclusive para tirar todas as dúvidas.

“No início, é normal que a interação seja mais formal, porém, aos poucos, vai quebrando o gelo. Ao se comunicar, o aluno cria vínculos importantes para o aprendizado e troca interesses comuns, como informações de trabalho”, disse Ivete.

Participar de eventos presenciais e usar a estrutura oferecida pelos polos de apoio, se houver, são outras possibilidades que ainda podem ser aproveitadas.

Bolsas de estudo em cursos EaD 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54