Simulador Sisu 2025: veja suas chances de entrar na faculdade com a nota do Enem
Confira quais são as suas chances no processo seletivo deste ano utilizando o Simulador do Sisu 2025. Ele é totalmente gratuito!
Confira quais são as suas chances no processo seletivo deste ano utilizando o Simulador do Sisu 2025. Ele é totalmente gratuito!
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já saiu! Com as notas em mãos, começa a ansiedade para utilizá-las nos programas governamentais, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Nessa hora, utilizar um simulador de notas de corte do Sisu é uma forma de se tranquilizar. Isso porque ele permite saber se o seu desempenho é suficiente para as opções que você deseja se inscrever no programa.
Veja a seguir como usar o Simulador de Notas de Corte do Sisu e quais são as suas chances:
O que é o Sisu?
O Sisu é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado para selecionar estudantes para as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior. Ele utiliza as notas obtidas no Enem como critério de seleção.
O processo é realizado totalmente online e os candidatos podem escolher até duas opções de curso, especificando a sua ordem de preferência, instituição e se desejam concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas reservadas por políticas afirmativas (cotas).
Durante o período de inscrição, os candidatos podem acompanhar as notas de corte dos cursos e alterar suas opções se desejarem. Ao final do período de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.
Após essa etapa, as instituições de ensino convocam os candidatos aprovados para a matrícula.
Sisu 2025: 8 coisas que você precisa saber sobre o processo seletivo
Quando abrem Sisu, Prouni e Fies 2025?
Alternativas além do Sisu
Se seu desempenho no Enem não foi o que você esperava, calma! Você ainda pode entrar na faculdade esse ano, por meio da Quero Bolsa. A plataforma oferece bolsas de estudo de até 80% para graduação. Não é preciso comprovar renda, nem ter feito o Enem.
Veja algumas das faculdades parceiras: