
Como vai funcionar a Universidade Federal Indígena – Unind?
João Marcondes | 04/09/25O Ministério da Educação (MEC) deu início ao processo de criação da Universidade Federal Indígena (Unind), que terá sede em Brasília.
Quer ser diplomata? Conheça os cursos ideais para o concurso, requisitos para se tornar diplomata e o salário inicial da carreira.
Uma das carreiras mais cobiçadas no Brasil é a diplomacia, mas uma dúvida comum entre os interessados nessa trajetória é: precisa de faculdade para ser diplomata?
Encontre bolsas de estudo de até 80%
A resposta, embora pareça simples, envolve uma compreensão mais profunda do caminho necessário para entrar no Itamaraty e atuar como representante do Brasil no exterior.
A seguir, entenda qual o processo para se tornar diplomata, veja qual faculdade escolher, quanto ganha um diplomata e o que ele faz no dia a dia dessa profissão.
Não existe uma faculdade específica para ser diplomata no Brasil, ou seja, é possível possuir graduação em qualquer curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) para poder participar do concurso.
O concurso de admissão ao Instituto Rio Branco, responsável pela formação de diplomatas, exige conhecimentos variados, mas não é necessário ter um curso de graduação exclusivo para isso.
No entanto, fazer um curso de graduação em algumas áreas específicas, como Relações Internacionais, Economia e Direito, podem agregar muitos conhecimentos que serão exigidos e facilitar a trajetória rumo à diplomacia.
A seguir, confira os cursos de graduação mais indicados para quem deseja se tornar diplomata:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Para se tornar diplomata no Brasil, é necessário passar por um dos concursos mais concorridos do país: o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), que é realizado anualmente.
O concurso exige grande preparação, com provas de conhecimentos gerais, idiomas estrangeiros, e questões específicas relacionadas à área de relações internacionais e política externa do Brasil.
O concurso é dividido em várias etapas, sendo elas:
Qualquer pessoa que atenda aos requisitos do concurso e tenha uma formação acadêmica compatível pode se tornar diplomata. O candidato precisa:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Um diplomata é um representante do governo de seu país no exterior, com a responsabilidade de atuar nas relações internacionais, promover a imagem do Brasil e defender seus interesses no cenário global. Suas principais funções incluem:
No dia a dia, os diplomatas participam de reuniões, eventos, e auxiliam brasileiros no exterior. Por isso mesmo, a carreira exige habilidades diplomáticas, políticas e fluência em idiomas.
O salário inicial de um diplomata recém-ingresso no Itamaraty gira em torno de R$ 20.900 mensais, além de benefícios como auxílio moradia, planos de saúde, e gratificações. Esse valor pode aumentar ao longo da carreira, conforme o diplomata vai sendo promovido e assumindo novas funções.
Além do salário base, os diplomatas recebem uma série de benefícios relacionados às missões diplomáticas no exterior, o que pode incluir moradia em países com alto custo de vida e subsídios para manutenção de sua família durante o tempo de serviço no exterior.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.