Sobre o curso de Relações Internacionais
O curso de Relações Internacionais forma profissionais capazes de trabalhar com negociação, formulação de políticas e análise de conjunturas internacionais. Eles devem ser capazes de analisar e compreender as tendências e de construir cenários, para que possam conquistar mercados, conciliar culturas, reverter perdas e facilitar negociações entre adversários.
No mercado de trabalho, o internacionalista pode atuar em diplomacia, política internacional, análise de conjuntura econômica e social, planejamento estratégico, inteligência competitiva, assessoria de governos e empresas, negociações internacionais, análise de riscos políticos, pesquisa acadêmica, consultorias estratégicas e operações financeiras internacionais.
Normalmente, trabalha em ministérios, embaixadas e ONGs, mas pode atuar também em empresas públicas e privadas de diversos segmentos.
Como é a faculdade de Relações Internacionais?
A faculdade de Relações Internacionais deve se pautar na interdisciplinaridade, para que o profissional possa atuar nas negociações internacionais por meio de análises de questões que envolvam as partes. O programa exige bastante leitura e o domínio de línguas estrangeiras.
Ao final do curso, o aluno se qualifica a conduzir as relações entre povos, nações e empresas nas áreas política, econômica, social, militar, cultural, comercial e do direito.
A duração média da graduação em Relações Internacionais é de quatro anos. As escolas pedem um trabalho de conclusão de curso e algumas exigem teste de proficiência em inglês para a obtenção do diploma.
Qual a grade curricular de Relações Internacionais?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Relações Internacionais em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Relações Internacionais?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Relações Internacionais deverá contemplar um conjunto de conteúdos básicos organizados em quatro eixos temáticos: Formação Estruturante, Formação Interdisciplinar, Formação Profissional e Formação Complementar.
O eixo de Formação Estruturante contempla, obrigatoriamente, as seguintes disciplinas:
Teorias das Relações Internacionais;
Segurança, Estudos Estratégicos e Defesa;
Política Externa;
História das Relações Internacionais;
Economia Política Internacional;
Ciência Política;
Direito Internacional e Direitos Humanos;
Instituições, Regimes e Organizações Internacionais.
O eixo de Formação Interdisciplinar inclui conteúdos das seguintes áreas:
Ciências Sociais;
Economia;
Direito;
Filosofia;
Sociologia;
Antropologia;
Geografia;
Estatística;
Metodologia;
Ética.
O eixo de Formação Profissional consiste nos estudos e atividades práticas. Inclui atividades laboratoriais de simulações, exercícios de construção de cenários prospectivos, análise de conjuntura e conteúdos voltados aos aspectos interculturais e para o aprimoramento de habilidades interpessoais.
Já o eixo de Formação Complementar inclui a participação em seminários extracurriculares, estágios, palestras, conferências, grupos de pesquisa e eventos de caráter científico e cultural.
Além disso, há os conteúdos da Linha de Formação Específica, definidos pelos programas pedagógicos de cada instituição de ensino.
Quanto custa uma faculdade de Relações Internacionais?
O valor da mensalidade do curso de Relações Internacionais pode variar bastante dependendo da instituição de ensino. Mas, para quem procura por valores mais baixos, existe a chance de conseguir uma bolsa de estudos.
O Quero Bolsa, site que oferece descontos nas mensalidades de cursos de todo o Brasil, possibilita essa oportunidade. Na plataforma digital, há cursos de Relações Internacionais em diversas instituições com mensalidades a partir de R$ 134,00.
Procure o curso de Relações Internacionais ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Relações Internacionais
O que faz o profissional de Relações Internacionais?
O internacionalista ou analista internacional analisa cenários, elabora e executa projetos de pesquisa econômica, política, social e de mercado, entre outros. Participa do planejamento estratégico e de curto prazo e avalia políticas de impacto coletivo para o governo, ONGs e outras organizações.
Onde o profissional de Relações Internacionais pode trabalhar?
A carreira do internacionalista ou analista internacional não se restringe à diplomacia.
Esse profissional atua em empresas das diversas atividades econômicas, pode prestar assessoria ou consultoria e trabalhar em institutos e centros de pesquisa.
Também pode exercer atividades de ensino, desde que cumpra com os requisitos da legislação vigente.
Quanto ganha um profissional de Relações Internacionais?
O salário médio de um Internacionalista no Brasil é de R$ 4.711,01 . Os estados onde a profissão de Internacionalista têm os melhores salários são .
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui
Como ingressar na profissão de Relações Internacionais
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Relações Internacionais?
Para o exercício dessas ocupações, é necessário diploma em curso superior de Relações Internacionais aprovado pelo MEC, ou em áreas correlatas, como Ciências Econômicas e Comércio Exterior e pós-graduação ou especialização em Relações Internacionais.
O desempenho pleno das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
O internacionalista não é obrigado a registrar-se em nenhum conselho profissional. Entretanto, se atuar áreas como Economia ou Administração, dependendo do cargo, o registro em seus respectivos conselhos pode ser requisitado.
Um campo de atuação bastante procurado por profissionais de Relações Internacionais é a Diplomacia, uma vez que o profissional representa o Brasil no exterior.
Para ser diplomata, é necessário curso superior em qualquer área do conhecimento e aprovação no concurso público realizado pelo Instituto Rio Branco, órgão responsável pela formação dos diplomatas brasileiros e ligado ao Ministério das Relações Exteriores.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Relações Internacionais?
As principais características do profissional de Relações Internacionais, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Relações Internacionais
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Relações Internacionais foram: